domingo, 24 de agosto de 2014

AS RADIAIS

 
A migração do rádio AM para o FM ainda vai demorar. A Jovem Pan foi autorizada a iniciar os testes para essa mudança. Enquanto isso a RB2 antiga Rádio Clube Paranaense, am1430 que foi uma das primeiras a solicitar a migração está investindo forte na área técnica. As tradicionais Ondas Curtas de 25, 31 e 49 metros logo, logo estarão de volta. E o esporte também deve ganhar bom espaço segundo a direção da emissora.
Depois que deixou a FM 95.5 – rádio CAP – antes da Copa do Mundo, Capitão Hidalgo está diariamente na Rádio Evangelizar – am1060 – de Curitiba. Das 17 às 18 horas ele participa do programa Nosso Mundo Esportivo ao lado de Jaques Santos, Luiz Cláudio o belo da Moóca e Felipe Alves. Capitão Hidalgo deverá comandar um programa esportivo na TV Evangelizar na NET nas próximas semanas.  E depois das eleições poderá comentar futebol numa conhecida rádio de Curitiba.
Grandes mudanças estão acontecendo na Rádio Guaíba de Porto Alegre desde a contratação de Nando Gross para chefiar o esporte. Agora ele também acumula a chefia do jornalismo da Guaíba que já contratou alguns reforços e promete muito mais. Para Fevereiro de 2015 a Rádio Guaíba deverá anunciar a contratação do narrador Marco Antônio Pereira, 57 anos, gaúcho de São Leopoldo que já esteve na Guaíba de 1986 a 1990. Marco Antônio divide hoje com Pedro Ernesto as principais transmissões esportivas da Rádio Gaúcha onde está desde 1991.
Samuel De Souza Santos, grande narrador esportivo do rádio gaúcho dos anos 70 continua em atividade com muita qualidade e categoria. Depois de se consagrar na Guaíba e Gaúcha, o gaúcho de Santa Maria, Samuel De Souza Santos agora está narrando na Rádio Galera WEB e fora do rádio atua como advogado.
Sidnei Campos voltou ao rádio nos últimos dias transmitindo jogos pela sua www.radiobrazil.com.br e agora também na Rádio Mais, AM-1120 de São José dos Pinhais. Pena que suas transmissões ocorram somente aos domingos na Mais. O rádio de Curitiba passa por imensas dificuldades para comercializar as transmissões esportivas. Aliás, o problema não é específico de Curitiba, mas da maioria das rádios das capitais brasileiras.
 
O homem de maior audiência do rádio do Vale do Taquari, Rudimar Piccinini mudou recentemente de prefixo deixando o rádio de Encantado para retornar a Rádio Independência de Lajeado e também a FM Tropical. Lá além de narrar futebol e dominar a audiência da região também lidera o Ibope com o programa Caravana Sertaneja na FM Tropical. O “curiango” dos pampas está mandando ver. Beleza!
O Ibope tem mostrado que as transmissões esportivas de determinadas rádios só alcançam audiência com piada, pornografia e outras invenções. O que muitos não sabem é que essa audiência é feita pelos jovens até 25 anos que sintonizam as emissoras não para ouvir o futebol, mas para curtir o que rola extrafutebol. Tenho ouvido algumas emissoras em que mesmo a bola rolando o bate-papo toma conta por minutos com piadas ou detalhes que só interessam aos envolvidos na jornada. Quem quer ouvir o jogo que se lixe.
Tenho recebido mensagens pelo facebook, e-mails e até telefonemas de amigos querendo saber o que estou fazendo. Neste momento enfrento problemas de saúde na família. Sobre minha continuidade no rádio só DEUS sabe se isso voltará a acontecer. Há um projeto em andamento, mas ainda depende de muitos acertos para que se concretize. Agradeço aos amigos que tem se manifestado.