sábado, 31 de outubro de 2009

COMUNICADO DA ACEESP

C O M U N I C A D O

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo repudia as declarações do treinador da Sociedade Esportiva Palmeiras, Sr. Murici Ramalho, após o jogo Palmeiras x Goiás, no Palestra Itália, no dia 29/10.
Ao generalizar o comportamento de uma categoria, o técnico coloca em um mesmo nível centenas de profissionais que militam no jornalismo esportivo paulista e que não tem, necessariamente, o mesmo modo de conduzir a carreira profissional.
A seriedade e responsabilidade de uma classe importante, não podem ser injustamente atingidas por vulgarizações pobres.
Se o treinador se sente incomodado com o comportamento de algum profissional ou veículo de comunicação específico, que os nomine para que os outros que não estão nesta situação não se sintam injustamente atacados.
A ACEESP se coloca à disposição dos cronistas esportivos, na defesa de seus interesses e valorização do trabalho e dignidade profissional.
São Paulo, 30 de outubro de 2009.

Atenciosamente,
Ricardo Capriotti
Presidente da Aceesp

UM FATO EM FOCO

Esta noite três partidas abrirão a trigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O vice-líder São Paulo receberá no Morumbi o Grêmio Barueri envolvido em escândalo da “mala branca” nas últimas horas. No Rio o Flamengo protagonista do jogo no fato acima mencionado jogará contra o Santos e Avaí e Atlético Paranaense completam os jogos. O Campeonato Brasileiro começou a “pegar no breu” à partir da trigésima segunda rodada. Antes Palmeiras e São Paulo perderam jogos incríveis e tanto um como outro poderia estar disparado liderando o campeonato. Uma competição por pontos corridos é uma “faca de dois gumes” ou como diria Melquedíades Ambrosino Paternália o - xiriri- pim-pim - uma faca “de dois legumes”. Pode ocorrer de alguém disparar na liderança e tornar a competição sem interesse para os demais e especialmente para o torcedor. Mas, na realidade do nosso futebol isso está muito longe de acontecer. Até que se prove o contrário, cinco equipes (Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro, Internacional e Cruzeiro) continuam na luta direta pelo título. Hoje por exemplo o São Paulo vencendo voltará a liderar pelo menos até amanhã quando acontecerá o clássico Palmeiras e Corinthians. E se ocorrer uma derrota do São Paulo, outra do Palmeiras e uma vitória do Atlético Mineiro em Goiânia? Essa possibilidade existe. Isso transformaria o campeonato ainda mais atraente na reta de chegada. Como diría Paulo Roberto Martins, o consagrado Morsa: "Futebol é emoção". Oxalá sejam muitas nos jogos de hoje e amanhã. É isso aí.

LIGARAM O VENTILADOR

As vésperas da trigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro ser iniciada, levanta-se mais uma vez a suspeição de “mala branca”, um incentivo financeiro que abunda no futebol há décadas. O caso em pauta é do jogo Grêmio Barueri e Flamengo. O clube paulista venceu por dois a zero na noite de quarta-feira jogando em seu estádio. Os jogadores Renê e Val Baiano teriam recebido uma “gratificação extra”. O Cruzeiro de Belo Horizonte seria o clube da “mala branca”.


Afastamento
O Grêmio Barueri resolveu afastar o dois jogadores. Vejam a decisão tomada: “O Conselho Deliberativo do Grêmio Barueri se reuniu na manhã desta sexta-feira, para discutir as últimas notícias que associaram negativamente o nome do clube e de seus atletas com a possibilidade de supostos incentivos financeiros. Ao término da reunião, ficou decidido que: Os atletas Renê e Val Baiano não serão relacionados para as partidas do Grêmio Barueri por tempo indeterminado, com o objetivo único de preservar suas imagens e a do clube. Uma nova reunião está agendada para a semana que vem com o objetivo de rediscutir o assunto. Durante este período iremos continuar nosso processo de apuração dos fatos. O Grêmio Barueri reforça que não corrobora com este tipo de prática. Esperamos encerrar nossa primeira participação no Campeonato Brasileiro da Série A, com a mesma boa impressão que temos deixado por onde atuamos“.


Tribunal
Caso se confirmem essas informações os dois jogadores deverão ser chamados a depor no STJD e poderão ser denunciados nos artigos 237 e 238 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) que diz: “dar ou prometer vantagem indevida a quem exerça cargo ou função, remunerados ou não, em qualquer entidade desportiva". Isso ocorrerá se os dois forem considerados réus.
 
 
Cruzeiro
Em declarações prestadas a Rádio Itatiaia de Belo Horizonte o Diretor de Comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes informou que em momento algum o clube teria oferecido “auxílio financeiro” aos jogadores. O Cruzeiro EC está pedindo que seja feita uma sindicância para a apuração dos fatos.