sábado, 23 de fevereiro de 2008

Domingão do Faustão

Ligo a TV e ouço : Se você é inventor compareça a rua Mamoré e inscreva-se para o Domingo do Faustão. E leve junto o seu invento. Aliás, o Faustão continua dando as cartas na tevê brasileira. Alguns Ibopes abaixo da expectativa não tiraram do meu amigo Fausto Silva a tranquilidade, a credibilidade e a audiência que registra nas tardes de domingo na Globo. A facilidade do improviso (próprio de quem trabalhou no rádio esportivo) colocam o consagrado apresentador na galeria dos imortais da televisão brasileira.

Oldemar Kramer, 50 anos de rádio


Este ano Oldemar Kramer vai completar 50 anos de rádio. O professor (como carinhosamente o definí), começou a trabalhar no rádio no dia 1o. de Novembro de 1958 na Rádio Marumby ao lado de Willy Gonser, Curi Saliba e Reinoldo Cunha. De lá para cá passou pela Independência e Rádio Clube Paranaense. É sem dúvida o Plantão Esportivo mas antigo do rádio brasileiro. Só que está parado. Parado por conta do fechamento da equipe de esportes da Clube no ano passado. Tenho falado com o Professor e sinto que está muito triste pela atual situação. O rádio do Paraná precisa ter a volta de Oldemar Kramer. E urgente. Sua ausência no rádio causa uma grande tristeza em todos nós seus ouvintes. O Grande Placar B-2 ninguém conseguiu superar desde que Kramer saíu do ar. A dupla que formava com Carlos Kleina o Brasil inteira acompanhava. Espero que o rádio de Curitiba tenha o retorno de Oldemar Kramer, a quem presto a minha homenagem e reconhecimento pelo que fez a serviço do Plantão Esportivo Brasileiro. O rádio esportivo do Paraná precisa de Oldemar Kramer. Em tempo : Ele continua atualizando seus arquivos diáriamente; é como se estivesse em plena atividade. É só colocá-lo no ar.

O maior contrato do futebol


O futebol francês já viveu dias melhores. As grandes estrelas jogam na Europa, mas, fora do país. Com apenas um título mundial conquistado em 1998 diante do Brasil e ficando com o vice em 2006 na Alemanha, a França acaba de fazer um contrato milionário. Assinou por 10 anos com a fabricante de artigos esportivos Nike para receber anualmente U$ 63 milhões, o que corresponde a R$ 107 milhões. É o maior contrato no mundo do futebol seguido pela Inglaterra com a Umbro no valor anual de U$ 44 milhões. O Brasil patrocinado pela Nike aparece em terceiro lugar com U$ 12 milhões anuais.

Entra treinador, sai treinador, ora pois, pois

O futebol nos revela a cada dia uma nova imagem. Na última semana o Brusque EC da cidade catarinense do mesmo nome contratou o treinador Agenor Piccinin, campeão estadual de 2007 pela Chapecoense. Sua estréia com empate em três a três contra o Cidade Azul FC em Tubarão ocorreu no meio da semana. Hoje ele já não está mais no clube. Agenor Piccinin acaba de ser contratado pelo Joinville EC que demitiu Waldemar Lemos. O vaivém dos treinadores no futebol do Brasil é intenso. Os resultados negativos impedem os treinadores de fazer um trabalho a longo prazo. Perder duas ou três partidas seguidas pode significar demissão. Esse é o mal do futebol brasileiro. É claro que não é o único. Quando os dirigentes se conscientizarem que é necessário dar tempo ao tempo, o futebol vai melhorar. Neste começo de ano os campeonatos estaduais estão revelando futebol de poucos atrativos. Os clubes estão testando formações, contratando e dispensando jogadores e técnicos. Não é por nada que os canais de tevê observaram uma queda preocupante em suas audiências. A globalização é a grande responsável por essas e outras loucuras que o mundo experimenta.

Prestação de contas


Embora ausente da minha querida cidade de São Paulo, continuo vinculado a Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo (Aceesp). E lá já se vão 35 anos desde que me tornei sócio. Recebi pelo email e divulgo a reunião da prestação de contas.
C O N V O C A Ç Ã O

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) convoca todos os sócios para apreciação e aprovação das contas do exercício de 2007 da atual diretoria. A assembléia será no próximo dia 28/02, quinta-feira, a partir das 13 horas, na sede da entidade: Avenida Paulista, 807 – 9º andar cj. 904.

Ricardo Capriotti
Presidente

Eu e o rádio

Tenho recebido muitos emails e consultas sobre minha ausência no rádio. Quero dizer a vocês que colaborei durante um mês na apresentação da Grande Resenha na Rádio Continental. Neste momento me dedico ao blogspot criado esta semana. Me perguntaram se estaria integrando a equipe esportiva da Rádio Mais, antiga Rádio Eldorado. Não fui procurado por ninguém dessa rádio. Segundo o excelente Alteiris Barbiero Junior, a Rádio Mais estréia programação nova no dia 3 de Março e com programas e transmissões esportivas. Para o bem do rádio espero que a equipe seja composta de radialistas e jornalistas profissionais.

Museu do Rádio


Lí no site do Jornal de Santa Catarina, editado e impresso em Blumenau e pertencente ao Grupo RBS que a minha cidade está criando o Museu do Rádio. Fiquei emocionado com algumas matérias veiculadas a respeito do rádio da cidade onde nasci. A pioneira -PRC 4 - Rádio Clube de Blumenau iniciou a história. Hoje ela pertence a familia Vieira do saudoso Senador Evelásio Vieira, o Lazinho. Nos próximos dias vou ilustrar um pouco mais o meu blogspot sobre o Museu do Rádio de Blumenau. Por enquanto fiquem com a foto (extraida do http://www.santa.com.br/) de grandes profissionais como Eney Mendes, Farley Santos, Carlos Braga Mueller, Valmira Sieman, Tesoura Jr e Virgilio Léo. Eney, Farlei e Valmira ainda em atividade no rádio e tevê. Carlos Braga Mueller escrevendo; Tesoura Jr aos 94 anos uma lenda viva sempre ligado ao rádio e Virgilio Léo Raschke curtindo a vida.