domingo, 27 de abril de 2008

Rádio e Tevê

MEIO SÉCULO DE RÁDIO

O profissionalismo de Gil Gomes está completando 50 anos de uma marca registrada no rádio brasileiro. Esse torcedor fanático da Associação Portuguesa de Desportos contratado no final do ano passado pela Rádio Record está bombando no rádio brasileiro. Cândido GIL GOMES Junior está sendo homenageado por seu filho Daniel GIL GOMES, igualmente hoje conhecido como GIL GOMES FILHO, homem que cuida dos negócios de seu pai há muitos anos e igualmente radialista, enfim o braço direito de seu pai. Organiza agora as festividades dos 50 anos de radio de seu pai, entre elas o lançamento do livro sobre a vida de Gil Gomes, líder de audiência na Rádio Record-AM1000 das 7 às 9 horas diariamente. Minha homenagem a este grande comunicador do rádio brasileiro. Leia mais sobre Gil Gomes no site http://www.gilgomes.com.br/.

EM GRANDE FASE

Trabalhamos juntos na Jovem Pan por 16 anos (1976-1992). Hoje distantes, eu em Curitiba e ele mostrando que qualidade não tem idade, José Silvério de Andrade ou simplesmente José Silvério – o pai do gol – segundo Milton Neves, continua arrebentando no rádio esportivo. Lembro da chegada do Zé a Jovem Pan vindo do Rio de Janeiro. Suas narrações ganharam prestígio junto ao grande público esportivo brasileiro.
Em 1985 foi contratado pela Rádio Bandeirantes, retornando a Jovem Pan no final daquele ano. José Silvério é mineiro de Ipumirim, passou a infância em Lavras, torcedor da Fabril e do Cruzeiro. É um dos maiores narradores esportivos da história do rádio brasileiro e que continue em atividade ainda por muito tempo, Zé.

ÍCONE DO RÁDIO

Vitoriano Cândido da Silva, Tesoura Junior é ícone do rádio esportivo de Santa Catarina há meio século. Natural de Goiás, chegou em Blumenau (SC) em 1946 para tornar-se num dos mais importantes homens da crônica esportiva. Foi o comentarista esportivo da Rádio Clube de Blumenau, a PRC-4 praticamente a única emissora de rádio que trabalhou em Blumenau. Tesoura Junior nascido em Rio Bonito, hoje Caiapônia (Goiás), no dia 23 de Março de 1916 acaba de completar 92 anos. Como não queria que soubessem que estava trabalhando no rádio ele mesmo criou o apelido de Tesoura Junior. Comandou o programa A Marcha do Esporte na Rádio Clube de 1954 a 1984 e no rádio de Blumenau de 1946 a 1984. Antes chegou a jogar futebol nos quadros de aspirantes do Palmeiras, Vasto Verde, Bandeirantes e outros clubes de Blumenau. O meu reconhecimento e homenagem a Tesoura Junior.

VINTE ANOS NA TELINHA

Lá pelos anos 70 e 80 ele era visto com freqüência no reservado da imprensa no Estádio Paulo Machado de Carvalho. Iniciou no jornalismo esportivo em 1979 na Rádio Bandeirantes e depois atuou na Tupi. Em 1980 foi para o Sistema Globo de Rádio trabalhar na equipe de Osmar Santos. Ingressou na televisão através da TV Gazeta, Canal 11 de São Paulo e em 1988 foi contratado pela TV Globo. Lá começou como repórter até transformar-se no qualificado narrador de futebol, fórmula 1, de Desfile das Escolas de Samba no carnaval brasileiro e de tantos e tantos eventos que já transmitiu na Vênus platinada. Cléber Machado comanda diariamente o programa Arena Sportv. A ele a minha homenagem neste domingo.

BETING & BETING

Este é o título do programa esportivo que a BANDSPORTS coloca no ar diariamente às 19h30. De acordo com o site da emissora é uma crônica do esporte em família. Pai e filho juntos pela primeira vez na tevê conversam sobre futebol e outros esportes. Joelmir Beting era o comentarista de economia na Jovem Pan e TV Record em 1973 quando cheguei a Jovem Pan. Quando nos encontrávamos íamos direto até a lanchonete que funcionava nas Emissoras Unidas. Lá batíamos longos papos abastecidos por deliciosas pizzas saídas do forno e tomando uma geladinha para acompanhar. Descobri que Joelmir tinha trabalhado também no rádio esportivo. Joelmir é torcedor da SE Palmeiras e nos meus tempos de Jovem Pan comparecia ao Palestra Itália para prestigiar seu time. Faço o registro reconhecendo a importância do pai – Joelmir – que há décadas pratica profissionalismo sério e atuante e ao filho – Mauro – hoje um dos mais brilhantes colunistas e comentaristas de esporte deste país.

Em tempo de decisão


Seis jogos neste domingo iniciam a decisão nos principais campeonatos estaduais no Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul presenciarão os jogos de ida. Em Caxias do Sul no Estádio Alfredo Jaconi o EC Juventude enfrentará o SC Internacional de Porto Alegre repetindo a decisão de 1998 quando o time da Serra Gaúcha ganhou seu único título. O jogo será apitado por Leonardo Gaciba da Silva e tem início marcado para as 16 horas. Zéti e Abel Braga têm problemas de ordem médica para definir os seus times. Em Florianópolis no Estádio Orlando Scarpelli, Figueirense FC e Criciúma EC jogarão também às quatro da tarde com Wagner Tardelli de Azevedo no apito. As duas equipes também dependem das revisões médicas para serem definidas. No ano passado o campeão gaúcho foi o Grêmio que não chegou a final deste ano. Em Curitiba no Estádio Couto Pereira, Coritiba FC e CA Paranaense realizarão o primeiro Atletiba para decidir o titulo estadual deste ano. Heber Roberto Lopes vai apitar o jogo que começará às 16 horas. O título de 2007 foi conquistado pelo AC Paranavaí. Em Campinas no estádio Moisés Lucarelli AA Ponte Preta e SE Palmeiras jogarão a primeira partida da decisão paulista. O treinador Sérgio Guedes não terá para este jogo Elias contundido e os suspensos César, Eduardo Arroz e Renato. No Palmeiras Wanderlei Luxemburgo não contará com Martinez suspenso e Léo Lima contundido. Os times prováveis. Ponte Preta: Aranha; Raulen, Jean, Célio e Vicente; Ricardo Conceição, Bilica, Deda e Rafael Ueta (Fabiano); Luís Ricardo e Danilo Neco. Palmeiras: Marcos; Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Wendel (Denílson), Diego Souza e Valdívia; Kléber e Alex Mineiro. Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira,Ednílson Corona e Márcio Luiz Augusto. Em 2007 o campeão paulista foi o Santos FC. O Estádio Mário Filho, o nosso conhecido Maracanã assistirá ao clássico Botafogo FR e CR Flamengo também às quatro da tarde no penúltimo jogo de Joel Santana no comando técnico rubro-negro. O Flamengo tentará bisar o feito de 2007 quando foi o campeão. O jogo será apitado por Gutemberg de Paula Fonseca.
Em Belo Horizonte o clássico mineiro entre CA Mineiro e Cruzeiro EC no jogo inicial da decisão. O Atlético Mineiro comandado por Geninho tentará o bicampeonato. O Cruzeiro jogará por dois resultados iguais, pois teve a melhor campanha ao longo da primeira.

Brasil não jogará em La Paz


O CBF confirmou que jogará contra a Bolívia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo em Setembro no Rio de Janeiro. O jogo poderá ser no Maracanã ou no Estádio João Havelange o Engenhão construído para os Jogos Pan-americanos e que vem sendo usado pelo Botafogo. A entidade continua afirmando que cumprirá as determinações da FIFA e não colocará em campo a seleção brasileira em locais com altitude acima de 2.750 metros. É o caso do jogo em La Paz contra a Bolívia, cuja cidade fica 3.660 metros acima do nível do mar. Os outros nove países que adversários do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo confirmaram que jogarão em qualquer altitude e contestam a atitude do Brasil. Até uma correspondência foi enviada a FIFA que anunciar manter sua decisão. Essa briga ainda vai render. O Brasil voltará a jogar pelas Eliminatórias no dia 15 de Junho contra o Paraguai em Assunção e no dia 17 nosso adversário será a Argentina no Mineirão.

Chelsea venceu o clássico

O Chelsea adiou o sonho do Manchester United de assegurar antecipadamente o titulo do Campeonato Inglês deste ano ao vencer o clássico de ontem (26) por dois a um no Stamford Bridge. Com a vitória igualou-se em 81 pontos ganhos com o Manchester que leva vantagem por ter um melhor saldo de gols, 53 contra 37. Foi a vigésima quarta vitória do “Blues” e mantém o clube invicto em seu estádio há 81 partidas. Sua última derrota ocorreu em 2004 para o Arsenal por dois a um. Ballack (foto) marcou os dois gols do Chelsea. Rooney anotou o gol do Manchester. Assistiram ao jogo 41.828 torcedores. Cristiano Ronaldo e Scholes foram poupados visando o jogo de quarta-feira contra o Barcelona pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Cristiano Ronaldo só entrou aos 18 minutos do segundo tempo. O ex-gremista Anderson foi substituído aos 20 minutos da fase final. Também não foram utilizados o brasileiro Beletti no Chelsea e o argentino Tevez no Manchester United. Nas duas últimas rodadas o Manchester United jogará respectivamente contra o West Ham dia 3 e Wigan no dia 11 de Maio. Já o Chelsea enfrentará o Newcastle United no dia 5 e receberá o Bolton no dia 11.

Ele está de volta

Depois de aumentar seu patrimônio o paranaense Tcheco está voltando ao futebol para disputar o Campeonato Brasileiro. Após disputar a Copa da Ásia que terminará no dia 22 de Maio, Tcheco defenderá novamente o Grêmio de Porto Alegre. Ele não poderá jogar as duas primeiras partidas do tricolor gaúcho contra São Paulo e Flamengo. O vice de futebol do Grêmio André Krieger havia descartado a volta de Tcheco pelos valores inicialmente exigidos pelo atleta. Como a conversa chegou a bom termo com as duas partes cedendo, Tcheco está sendo anunciado como reforço para o campeonato brasileiro.