sábado, 19 de junho de 2010

DINAMARCA CLASSIFICA A HOLANDA

Em partida válida pelo Grupo “E” que completou a jornada deste sábado a Dinamarca de virada venceu a República dos Camarões, eliminando-a da XIX Copa do Mundo. No jogo realizado no Tshwane Stadium (Pretória) os dinamarqueses derrotaram Eto’o e seus companheiros por dois a um. Com este resultado a Holanda é o primeiro país a se classificar para a segunda etapa do Mundial.
 
Jogo
De muito equilíbrio foi a partida com as duas seleções criando várias oportunidades de gol desperdiçadas pela má pontaria dos jogadores. Eto’o abriu a contagem logo aos 10 minutos numa saída errada de bola da defesa dinamarquesa. O empate surgiu aos 33 minutos através de Bendtner que aproveitou um cruzamento da direita de Rommedahl. O gol da vitória surgiu aos 16 minutos num belo lance de Rommedahl que entrou na diagonal, driblou seu marcador e chutou com o pé esquerdo no canto direito camaronês. Depois disso a equipe de Camarões tentou de todas as maneiras chegar novamente ao empate, mas, bem postada a defesa da antiga “dinamáquina” garantiu o resultado final. O jogo foi apitado pelo uruguaio Jorge Larrionda.

Classificação
A Holanda é líder do grupo com seis pontos e o primeiro país a se classificar para a próxima etapa. Seguem-se Dinamarca e Japão com três e Camarões sem pontuar. A última rodada será cumprida na quinta-feira (24) com Holanda vs. Camarões e Dinamarca vs. Japão.

GANA ASSUME A LIDERANÇA

Ao empatar com a Austrália em um a um a Seleção de Gana assumiu a primeira posição do Grupo “D” à frente de Alemanha e Sérvia. O jogo realizado há pouco no Royal Bafokeng em Rustenburgo deixou a Austrália em situação delicada na Copa do Mundo. Terá que vencer a Sérvia na última rodada e torcer por um triunfo de Gana sobre a Alemanha.

O jogo
As duas seleções bem que tentaram, mas, o futebol apresentado foi de nível baixo embora Gana tenha chegado à liderança. Seu futebol não repete sua presença em outras competições internacionais. É sua segunda participação em Copa do Mundo. Em 2006 na Alemanha terminou em décimo sexto lugar. A Austrália abriu o placar com Holman aos 11 minutos do primeiro tempo. Aos 24 a Austrália teve expulso o zagueiro Harry Kewell que impediu o gol de empate de Gana cometendo penalidade máxima ao defender a bola com o braço direito. A cobrança foi convertida pelo zagueiro Gyan que também de pênalti marcou o gol da vitória na estréia contra a Sérvia. Apitou o italiano Roberto Rosetti.

Classificação
No Grupo “D” Gana passa a ser o líder com 4 pontos ganhos seguido de Alemanha e Sérvia com 3. A Austrália tem apenas um ponto. A última rodada será realizada na quarta-feira (23) com os jogos Gana vs. Alemanha e Austrália vs. Sérvia. Ambas as partidas começarão às 15h30.

SÃO PAULO QUER A COPA NO MORUMBI

A Diretoria do São Paulo FC não desistiu de sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014 e muitos menos outros jogos da competição. Depois do anúncio “Mandrake” da FIFA, os dirigentes tricolores promoveram várias reuniões para tomar pé da situação.

Mesmas armas
O clube deixou claro que atendeu todas as solicitações feitas pela FIFA nos projetos encaminhados à sede da entidade em Zurich na Suíça. “O São Paulo não pediu para que o Morumbi fosse o estádio da cidade na Copa. Essa indicação partiu do Comitê Paulista", afirmou ontem o vice-presidente de futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva. E completou “Dizem que não mandamos as garantias financeiras, mas nós mandamos, dentro da nossa realidade. Mas a sensação que dá é de que sempre que atendermos algumas exigências vão criar outra para dificultar as coisas. Por isso que optamos por não falar nada nesse momento e nos restringirmos aos comunicados oficiais feitos até aqui".

Política
Lamentavelmente a política está excedendo qualquer princípio esportivo, e não é só aqui, é no mundo. Interesses outros levaram a FIFA a influenciada para negar ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo para jogos da Copa de 2014. O Morumbi é neste momento o melhor estádio de futebol do Brasil. O interesse de cô-irmãos está servindo de pretexto para a CBF e por extensão a FIFA vetar os projetos apresentados pelo clube. O São Paulo vai contra-atacar com a influência que tem na área política do município, estado e país para reverter o quadro que foi criado por outros interesses, segundo seus dirigentes.

Interesses
Transcrevo à seguir as declarações do presidente do São Paulo FC, Juvenal Juvêncio publicadas pelo site IG a respeito de outros interesses que estariam tentando eliminar o Morumbi. “A rivalidade clubística, porém, foi apenas uma das três causas apontadas pelos tricolores para explicar a exclusão - para eles ainda momentânea - do Morumbi. A segunda é a pressão de grupos empresariais ligados à construção civil que estariam interessados na realização de grandes obras no País. A intenção é aproveitar a passagem dos dois maiores eventos do planeta - Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016)”.

Terceira causa
Segue o IG publicando “O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, também já confidenciou a algumas pessoas a terceira causa. Para o mandatário são-paulino, se ele tivesse votado em Kléber Leite na eleição para a presidência do Clube dos 13, realizada em abril, o futuro do Morumbi na Copa seria bem diferente. Leite era apoiado por Teixeira, mas acabou derrotado por Fábio Koff, de quem Juvêncio é vice”.

UM PEIXE CHAMADO BOB

Em meio à tantas notícias ruíns, resolví colocar aquí um vídeo - acho que inusitado - por tratar-se de um peixe. Bob é o seu nome e está no aquário da Loja Palavra do Bicho no Rio de Janeiro. Trata-se de um Citrinello (Amphilophus citrinellus). Deixo que as imagens falem por si mesmo. Vejam.

HOLANDA VENCE E LIDERA

Com um gol de Wesley Sneijder aos 8 minutos do segundo tempo a Holanda derrotou o Japão por um a zero em Durban. Foi uma pancada que contou com a ajuda do goleiro japonês Kawashima. Teria ele sido enganado pela trajetória da bola? Seria a Jabulani a responsável? Tudo é possível, pois muitas são as reclamações sobre a bola da Copa.
 
Melhor
A Holanda com a vitória chega a 6 pontos ganhos e está muito próxima da classificação para a segunda fase. Os holandeses jogaram para o gasto; aliás, ainda não mostraram neste mundial o futebol alegre e objetivo praticados antes do início da competição. O jogo foi dirigido pelo argentino Hector Baldassi.

Outros jogos
Mais duas partidas serão realizadas hoje. Daqui há pouco às 11 horas pelo Grupo “D”, jogarão Gana e Austrália em Rustenburgo. Às 15h30 em Pretória se enfrentarão pelo Grupo “E” República dos Camarões e Dinamarca.