domingo, 6 de maio de 2012

SANTOS, FLUMINENSE E AVAI SAEM NA FRENTE

Neste domingo em que começaram as decisões estaduais, praticamente três equipes asseguraram a conquista do título já no primeiro jogo: Santos, Fluminense e Avaí. Só um milagre poderá reverter o quadro a favor de Guarani, Botafogo e Figueirense. No Rio Grande do Norte o América reconquistou o título após quase uma década.
Paulista
Na decisão do Paulistão Neymar azucrinou a vida do Guarani fazendo dois gols e não dando folga aos zagueiros do bugre. Paulo Henrique Ganso abriu o placar aos 41 do primeiro tempo. Na fase final Neymar aos 20 e aos 46 minutos definiu o triunfo deixando o Santos muito perto do tricampeonato paulista. O Guarani foi um time esforçado que encontrou muitas dificuldades para chegar ao gol adversário. Apitou Wilson Luiz Seneme. Presenciaram o jogo 40.146 torcedores. Jogou o Santos com Aranha; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano (Ibson) e Paulo Henrique Ganso; Alan Kardec e Neymar. Perdeu o Guarani com Emerson; Bruno Peres (Thiaguinho), Domingos, Neto (André Leone) e Bruno Recife; Ewerton Pascoa (Willian Favoni), Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Medina; Bruno Mendes e Fabinho Souza.
Carioca
No Engenhão o Fluminense goleou o Botafogo por quatro a um e praticamente garantiu o título. Rafael Sóbis (2) Fred (de bicicleta) e Marcos Junio marcaram para o Fluminense. O Botafogo saiu na frente com Renato. Luiz Antônio da Silva Santos arbitrou o clássico “vovô” dando cartão vermelho para Lucas do Botafogo. Renda: R$ 732.015 com 28.182 torcedores presentes. O Fluminense pode perder o segundo jogo por até dois gols de diferença. Venceu o tricolor com Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Deco; Thiago Neves (Marcos Júnior), Fred e Rafael Sóbis. O Botafogo perdeu alinhando Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel e Elkeson (Caio); Maicosuel e Loco Abreu (Herrera).
Paranaense
A primeira partida reunindo Atlético e Coritiba foi disputada no Estádio Durival Brito e Silva terminou empatada em dois a dois. Bruno Mineiro e Ligüera fizeram os gols do Furacão, Everton Ribeiro e Anderson Aquino para os Coxas. Evandro Rogério Roman apitou o clássico que segundo a Gazeta do Povo registrou 39 faltas e nenhum cartão mostrado pelo árbitro. Quem vencer o jogo de volta domingo no Estádio Major Antônio Couto Pereira será o campeão de 2012. Jogou o Atlético Paranaense com Vinícius; Pablo, Manoel, Bruno Costa e Héracles; Deivid, Paulo Baier e Martin Ligüera (Renan Teixeira); Bruno Furlan (Taiberson), Bruno Mineiro e Ricardinho (Zezinho). O Coritiba teve Vanderlei; Gil, Emerson, Demerson e Lucas Mendes; Júnior Urso (Marcel), Djair (Anderson Aquino), Tcheco e Lincoln (Renan Oliveira); Everton Ribeiro e Roberto.
Catarinense
O Avaí venceu a primeira partida da decisão batendo o Figueirense por três gols a zero e também deixou o alvinegro do Estreito em situação muito difícil para reverter. Nunes, Felipe Alves e Cléber Santana marcaram os gols da vitória azurra. Os dois times são os maiores vencedores do futebol catarinense, cada qual com 15 títulos conquistados. Dirigiu o jogo Paulo Henrique Bezerra. Renda: R$ 223.780 com 16.434 pagantes. Venceu o Avaí com Diego; Arlan, Leandro Silva, Renato Santos e Patric; Robinho (Cássio), Mika, Bruno e Cleber Santana; Nunes (Diogo Orlando) e Felipe Alves (Laércio).  O Figueirense perdeu utilizando Wilson; Pablo, Canuto, Sandro e Guilherme Santos; Ygor, Túlio, Doriva, Roni e Fernandes (Luiz Fernando); Aloisio (Julio Cesar).

Outros estaduais
Jogando no Estádio Centenário em Caxias do Sul o Internacional empatou com o Caxias em um a um. Matheus abriu a contagem para o time da serra no primeiro tempo, Oscar que voltou a jogar depois de 47 dias empatou na fase final para o Internacional e chorou após fazer o gol. Para ser bicampeão gaúcho o Internacional precisa só do empate no jogo de domingo. ***** O Atlético Mineiro empatou o primeiro jogo da decisão mineira em um a um com o América. André marcou para o Galo aos 25 minutos do segundo tempo e Bruno empatou aos 45. No apito esteve Francisco Carlos do Nascimento das Alagoas. Formou o Atlético de Giovanni; Marcos Rocha (Carlos César), Réver, Rafael Marques, Lima e Richarlyson (Dudu Cearense); Pierre, Serginho e Bernard (Mancini); Guilherme e André. O América teve Neneca; Rodrigo Hefner, Gabriel, Everton e Bryan (Pará); Dudu, Leandro Ferreira, Moisés e Rodriguinho (Romão); Alessandro (Bruno) e Fábio Júnior. ***** Em Salvador Vitória e Bahia empataram em zero a zero o primeiro jogo da decisão da Boa Terra. Um empate no domingo dará ao Bahia o seu 44o título após 11 anos. ***** No Serra Dourada Atlético Goianiense e Goiás fizeram quatro gols e empataram em dois a dois. Empatando no jogo do próximo domingo o Goiás será o campeão. ***** No Presidente Vargas Fortaleza e Ceará iniciaram a decisão empatando em zero a zero. ***** Também em zero a zero igualaram-se Santa Cruz e Sport em jogo realizado no Arrudão. O Sport leva vantagem para a segunda partida. ***** No Rio Grande do Norte o América FC sagrou-se campeão após nove anos ao derrotar o ABC por dois a zero no Frasqueirão. Boaventura e Fabinho marcaram os gols.