domingo, 30 de junho de 2013

VENCEU A MELHOR

O futebol brasileiro começa a escrever uma nova página com a conquista deste domingo. Vencemos a Espanha por três a zero no novo Estádio Mário Filho, Maracanã, e conquistamos pela quarta vez a Copa das Confederações organizada pela FIFA, a terceira consecutiva. A vitória brasileira foi de méritos absolutos diante do país campeão do mundo que se rendeu ao melhor futebol praticado pela nossa seleção. Como disse o treinador Luiz Felipe Scolari após o jogo: “Estamos no caminho certo, mas ainda temos muito que percorrer para o mundial de 2014”.

Jogo
A partida mal tinha se iniciado quando Fred abriu o placar a um minuto e meio. Hulk cruzou pelo alto, a bola passou por Fred, chegou a Neymar e na sobra mesmo caído Fred de perna direita estufou as redes espanholas pela primeira vez. A “Fúria” buscou a reação, mas acabou parando na defesa brasileira que chegou a evitar com David Luiz o gol de empate após estar batido o goleiro Júlio César. O Brasil tocou a bola com objetividade até que aos 44 minutos Neymar lançou Oscar que no replay lançou Neymar. Ele com a perna esquerda fulminou o goleiro Casillas fazendo dois à zero. Logo a 1 minuto e 40 segundos do tempo final o Brasil chegaria ao seu terceiro gol em lance de Hulk com Neymar abrindo espaço para Fred vir de trás e colocar no canto esquerdo elevando a contagem para três a zero. Os espanhóis tiveram uma penalidade a seu favor cometida por Marcelo que Sérgio Ramos chutou para fora. Várias outras chances foram criadas pelas duas seleções até o apito final com destaque para o toque de bola brasileiro provocando o Olé gritado a todo pulmão pela torcida presente ao Maracanã.
Súmula
Apitou o jogo o holandês Bjorn Kuipers que expulsou Pique por conter Neymar com uma falta violenta. Assistiram a decisão 73.531 pagantes. Venceu o Brasil com Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Hulk (Jadson), Fred (Jô) e Neymar. Perdeu a Espanha com Casillas; Aberloa (Azpilicueta), Piqué, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Xavi, Iniesta e Mata (Navas); Fernando Torres (David Villa) e Pedro.  
Terceiro
Na decisão de terceiro lugar em jogo realizado em Salvador Itália e Uruguai empataram em dois a dois no tempo normal e mantiveram o placar na prorrogação. Nas penalidades máximas a Itália venceu por três a dois com Buffon defendendo três cobranças. Com isso a Itália terminou em terceiro e o Uruguai em quarto lugar.

RÁDIO E JORNALISMO ESPORTIVO


Não causou nenhuma surpresa a notícia de que a Rádio Capital está demitindo toda sua equipe esportiva para terceirizar o espaço de programas e transmissões esportivas para a ESPN que até Dezembro manteve uma parceria com o Grupo Estadão. Essas conversações vinham acontecendo desde o começo do ano e acabaram sendo definidas na sexta-feira. Lamento pelos profissionais que vão ficar no meio do caminho porque a ESPN pelas informações que se tem não pretende aproveitá-los. A Rádio Capital que de acordo com as pesquisas vem obtendo há muito tempo ótimos índices de audiência nunca conseguir comercializar o esporte adequadamente. Seu departamento comercial foi alterado em algumas oportunidades e os objetivos pretendidos nunca foram alcançados. De acordo com as agências de publicidade apesar da audiência a faixa de ouvintes da emissora não se enquadra para os grandes anunciantes. Eu comprovei isso. Resta saber como será agora com a vinda da ESPN e sua equipe. Aliás, duas perguntas se fazem neste instante: 1) – Será que vão conseguir comercializar o futebol com grandes anunciantes. 2) – Será mantida a audiência atual do esporte na Rádio Capital?

Tenho notado nos últimos tempos que nos sites, redações de jornais têm acontecido rodinhas de jornalistas para opinarem sobre o futebol. Isso mostra a importância que esse esporte continua tendo em nosso país. Acontece que vejo muitas opiniões de jovens jornalistas que jamais foram a um estádio de futebol; jamais estiveram em treinamentos, jamais sentiram o cheiro de Gelol, Sinhorzinho, Zig e outros óleos utilizados para a massagem dos jogadores. Confessam abertamente que assistem aos jogos pela televisão. Perdão, mas, esse tipo de opinião não pode ter muita credibilidade. O jornalista para opinar, para escrever, para falar precisa sentir ao vivo as emoções de um jogo de futebol. É por essas e outras que o jornalismo perdeu grande parte de sua credibilidade.
Está provado por “a” + “b” que os ouvintes de rádio de São Paulo querem ouvir as rádios paulistas com locutores paulistas nas transmissões esportivas e também nos programas. A formação de redes que surgiu a partir do Jornal da Manhã da Jovem Pan nos anos 70 e depois copiado pela maioria serve para os chamados “jornais falados”. Mas não serve para o futebol. Paulista quer ouvir voz paulista, carioca quer ouvir voz carioca, mineiro que ouvir voz mineira, gaúcho quer ouvir voz gaúcha. É claro que determinadas regiões do país adoram as transmissões das rádios do Rio, outras das rádios de São Paulo. Na Copa das Confederações o Sistema Globo de Rádio, leia-se Rádio Globo sentiu a necessidade de separar o joio do trigo. Em outras competições com a Copa do Mundo de 2010 os paulistas tiveram que ouvir narradores do Rio nos jogos da Seleção Brasileira. Isso não agradou aos ouvintes. Em tempo o SGR mudou sua filosofia na Rádio Globo, não na CBN que manteve o projeto anterior.
A FIFA e a televisão não admitem mas querem o rádio cada vez mais longe das coberturas esportivas e jornalísticas. Além de copiar o que o rádio sempre fez em suas transmissões esportivas, quer porque quer impor cada vez mais restrições a cobertura do rádio. Uma prova está nos horários dos jogos no Campeonato Brasileiro. Além de copiar descaradamente o que o rádio sempre fez agora tratou de pulverizar os preços dos direitos para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Emissoras do Rio e São Paulo tiveram que desembolsar 800 mil reais pelas duas competições. Esse não é o preço final da cobertura, tem ainda o aluguel do estúdio no IBC, aluguel de móveis para o estúdio, pagamento de taxa para transmitir os jogos do estádio além do custo com hotéis, passagens aéreas e alimentação dos profissionais. E pra completar, estão proibidas veiculações de publicidade durante a transmissão dos jogos. Com certeza não está fácil para negociar as publicidades e só inseri-las antes, no intervalo e no final dos jogos. Até a televisão teve que se sujeitar a isso.
Essas cobranças começaram a partir da Copa do Mundo de 1982 na Espanha. Lembro que na Alemanha em 1974 transmiti 18 jogos ao vivo dos estádios na Jovem Pan e a emissora não teve que pagar nenhuma taxa por isso. E olha que a Copa do Mundo de 1974 na Alemanha foi a mais bem organizada em minha opinião nas quais estive. A presença do enorme número de emissoras na Copa do Mundo aumentou o “olho” da FIFA. O que na verdade mais interessa a entidade e aos que compram e revendem os direitos para a cobertura desses eventos é só a parte financeira. Claro que o dinheiro é necessário para pagar as despesas, mas também não precisam exagerar na quantidade. O pior é que fica por isso mesmo e ninguém tem interesse em buscar soluções. O jeito é ganhar mais e mais, o mais rápido possível.
Muito se tem reclamando dos horários dos jogos marcados para 19 e 19h30 quando as emissoras de rádio só transmitem pela internet. O que não dá pra aceitar é que a VOZ do BRASIL seja veiculada só pelo rádio e não seja mais flexível sua retransmissão. Uma pergunta que espero alguém do Ministério das Comunicações possa responder: Porque só o rádio precisa veicular a VOZ do BRASIL? Porque a televisão está isenta? Não seria justa a veiculação tanto no rádio como na televisão.