segunda-feira, 22 de abril de 2013

RADIAIS E ESPORTIVAS


Foram definidos nesta segunda-feira datas e horários dos jogos das quartas-de-final do Campeonato Paulista. No sábado às 16h15 na Vila Belmiro o Santos enfrentará o Palmeiras e às 18h30 no Romildão jogarão Mogi Mirim e Botafogo. Domingo teremos Ponte Preta vs. Corinthians às 16 horas no Moisés Lucarelli e São Paulo vs. Penapolense às 18h30 no Morumbi. A renda nestes jogos será dividida.


São cada vez mais exageradas as formas de transmissão das rádios que se denominam oficiais dos clubes, especialmente na internet. Verdadeiros absurdos com a presença de torcedores transmitindo, comentando e reportando as partidas. Também no rádio em AM e FM se ouve verdadeiras aberrações com locutores, comentaristas e repórteres torcedores distorcendo as informações em benefício do clube de seu coração. É por essas e outras que o rádio esportivo brasileiro está perdendo a cada dia a sua credibilidade. E depois não venham reclamar quando são interpelados ou até agredidos nos estádios ou em outros locais públicos. Quem procura acha!

Manobras políticas poderão mesmo conduzir André Sanchez a presidência da CBF após a Copa do Mundo ou quem sabe até antes. Com a interferência de políticos criou-se um ambiente constrangedor entre a presidência da CBF, clubes, empresários e até junto aos que dirigem o país politicamente. Tudo isso as vésperas da Copa das Confederações e Copa do Mundo. Infelizmente o futebol está sendo usado não só para benefícios políticos como também e especialmente para os financeiros. Uma vergonha!

A Rádio Estadão utilizou duas formas distintas nas suas primeiras Jornadas Esportivas. Na estreia dia 17 ocorreu à divisão das emissoras AM e FM. No dial AM a transmissão para a torcida do Atlético Mineiro e no FM para o São Paulo. Isso na quarta-feira. Ontem o foco foi o jogo Mogi Mirim e São Paulo nas duas frequências. O trabalho da Rádio Estadão não pode ser configurado como Transmissão Esportiva. Ela faz um programa com um âncora (Weber Lima que não é narrador) descrevendo basicamente lances de ataque. Utiliza-se o comentarista a cada minuto, permite-se a participação do ouvinte por telefone para opinar sobre o jogo e o interesse por e-mails, torpedos e outros meios online. Muito pouco para quem prometeu grandes novidades no rádio esportivo. A grande novidade no rádio seria a volta das transmissões originais que um dia consagraram o rádio esportivo com narradores, comentaristas e repórteres que se preocupem em analisar e reportar sem clubismo e bairrismo. As Jornadas da Rádio Estadão mais se assemelham a um Debate Esportivo.

A Seleção Brasileira faz seu último amistoso antes da Copa das Confederações nesta quarta-feira (24) contra o Chile no Mineirão. O treinador Luiz Felipe Scolari teve que optar por convocar jogadores que atuam no país o que convenhamos não é o que ele pretendia. De qualquer forma deverá escalar neste jogo Diego Cavalieri; Marcos Rocha (Jean), Dedé, Rever (Henrique) e André Santos; Ralf, Paulinho e Ronaldinho Gaúcho; Alexandre Pato, Leandro Damião e Neymar. Ainda terá como opções o goleiro Jefferson, o volante Fernando, o meia Jadson e os atacantes Leandro e Osvaldo.

O Chile do treinador Jorge Sampaoli terá a sua disposição vinte (20) jogadores entre os quais Gonzáles do Flamengo e Vargas do Grêmio (foto) além Johnny Herrera, Garcés, Toselli, José Rojas, Acevedo, Suárez, Mena, Cortés, Álvarez, Robles, Cuevas, Reyes, Figueroa, Braulio Leal, Fernando Meneses, Fuenzalida, Rubio e Carlos Muñoz. A delegação chilena já está na capital mineira. O atacante Valdívia do Palmeiras foi vetado pelo clube brasileiro para integrar a seleção chilena face aos compromissos do time alviverde no Paulistão e Libertadores da América.
Lamentável o que aconteceu ontem em Curitiba antes do clássico Atlético e Coritiba realizado pela primeira vez no Estádio Erton Coelho Queirós na Vila Olímpica do Boqueirão o bairro mais populoso da cidade. Pela manhã um jovem de vinte anos de idade foi baleado quando estava no interior de um ônibus. Os tiros foram disparados do interior de um carro que emparelhou com o ônibus no bairro Cajuru. O jovem baleado é torcedor do Coritiba. No outro lado da cidade no bairro Barreirinha (onde nasceu Thiago Neves jogador do Fluminense), foi preso um marginal se dizendo torcedor do Coritiba com uma "bomba" de fabricação caseira cheia de pregos que seria levada ao estádio. Houve brigas entre torcedores em bairros da cidade, mas, no interior do estádio apenas uma desavença entre duas torcidas do Atlético (Fanáticos e Ultras) foi registrada com a prisão dos envolvidos.