quinta-feira, 11 de junho de 2009

RÁDIO RECORD ESTÁ ANIVERSARIANDO

A RÁDIO RECORD de São Paulo que transmite no AM1000 – Canal Internacional – Ondas Curtas de 31 (9505 metros), 49 (6150 metros) e no www.radiorecord.com.br está completando 78 anos no dia de hoje.

O início
A Rádio Record foi fundada em 1928 por Álvaro Liberato de Macedo, como Rádio Sociedade Record, e passada à Paulo Machado de Carvalho em 1931. Ganhou notoriedade ao dar espaço em seus microfones à manifestações de revoltosos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas na Revolução de 1932, o que lhe valeu o slogan "A Voz de São Paulo". Com a transmissão de shows musicais com artistas e cantores famosos como Carmen Miranda e Francisco Alves, alcança a liderança nos anos 30, compartilhadamente com da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Esteve em primeiro lugar de audiência durante as décadas de 70 e 80, tendo em sua programação grandes nomes como Zé Béttio, Gil Gomes e Eli Corrêa.

Crise
A exemplo da TV Record, entra em grave crise financeira no final da década de 80, perdendo seus comunicadores para outras estações e o primeiro lugar em audiência para a Rádio Globo, e posteriormente o segundo para a Rádio Capital. Em março de 1990, o controle acionário da rádio, assim como o da TV, passa para a Igreja Universal do Reino de Deus. A postura da direção da emissora muda a partir de 2004, e aos poucos a Record AM volta a ser uma rádio "comercial". Em julho de 2006 uma nova diretoria com Cássio Lima assumindo como Diretor Geral a emissora sobe na audiência entre as emissoras do segmento popular de São Paulo.


Comunicadores
Atualmente a RÁDIO RECORD tem em seus microfones nomes como Paulo Barboza (ex-Capital AM 1040), Zé Béttio, Gil Gomes, Kaká Siqueira (ex-Tupi AM 1150), Leão Lobo, Lílian Loy, José Nello Marques (ex-Bandeirantes AM) e João Ferreira; na equipe esportiva, Edemar Annuseck, Juarez Soares, e Paulo Roberto Martins, entre outros. No Ibope, ocupa a quarta posição entre as AM paulistanas e pode ser ouvida pela internet: www.radiorecord.com.br.
Desde 2 de Março deste ano, com a estréia de Zé Nello Marques, a Record passou a usar novamente o slogan "A Voz de São Paulo", símbolo da revolução constitucionalista de 1932. No dia primeiro de Abril de 2009, a Record AM estreou o radialista Paulo Barboza, vindo da Capital AM 1040. Paulo Barboza faz parte da lista dos grandes comunicadores do rádio AM brasileiro. Com esta e outras contratações que tem realizado desde 2007, a emissora paulistana resgata e define sua tradição popular.


Grandes nomes
Os maiores comunicadores do rádio brasileiro passaram pela Rádio Record desde 1931. Entre outros César Ladeira, Nicolau Tuma, Geraldo José de Almeida, Randal Juliano, Fiori Giglioti, Osmar Santos, Cláudio Carsughi.


A Record de hoje
Na terça-feira (09/06) a Sala de Imprensa da Record publicou:
“A Rádio Record completa 78 anos de existência apenas na próxima quinta-feira (11/06). Porém, a emissora já tem um grande motivo para festejar. O IBOPE divulgou o ranking geral de audiências referente ao último trimestre de 2009 (março, abril, maio) e a Rádio Record aparece na quarta colocação. Com esse resultado, a emissora superou a audiência da Rádio Jovem Pan.Segundo Cássio Lima Rosa, Diretor Geral da Rádio Record, esse crescimento nos índices de audiência se deve ao planejamento de objetivos e metas que a emissora traça todos os anos a partir de 2006, quando a Rádio Record ocupava apenas a décima colocação no ranking geral. Em 2007 a emissora atingia uma média de 250 mil ouvintes por dia. “Em 2009 esse número cresceu para 405 mil”, revelou Cássio. “A Rádio Record está sendo prestigiada pela população, pois ela tem percebido o trabalho sério que estamos realizando”, completou. O investimento da emissora em jornalismo, esporte e entretenimento foi fundamental para a Rádio Record alcançar a quarta colocação. Apenas esse ano, a emissora contratou o experiente narrador Edemar Annuseck para segmento esportivo, o jornalismo foi reforçado com a contratação de José Nello Marques e Paulo Barboza foi o profissional contratado para enriquecer a programação de variedades. Os objetivos da Rádio Record são ainda maiores para os próximos anos. Em 2009 temos como objetivo estar entre as três primeiras emissoras AM no ranking geral de audiências em São Paulo. Para 2010 o objetivo é estabelecer o segundo lugar e, em 2011, alcançar a liderança, mesmo que seja compartilhada. Atingindo todas essas etapas, em 2012 vamos intensificar as forças e energias para estabelecer a liderança isolada", revelou Cássio.


* Os dados de audiência mencionados na Sala de Imprensa da Record referem-se ao Ibope MW GSP dados domiciliares (Os índices apresentados são números consolidados, destacando o patamar de audiência sem casa decimal).