sexta-feira, 11 de setembro de 2015

NOVIDADES NO FUTEBOL!

A criação da Liga Sul-Minas foi uma boa sacada dos clubes que buscam soluções para seus problemas financeiros. A nova entidade foi fundada por Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Atlético Paranaense, Coritiba, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville, Grêmio e Internacional. Os clubes paulistas não participam da nova liga. Embora sejam treze (13) clubes os fundadores da Liga Sul-Minas o primeiro torneio no começo de 2016 contaria apenas com dez (10) equipes.  Seriam os dois clubes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Avaí, Criciúma e Joinville não participariam da primeira competição.  Agora resta saber se a CBF vai autorizar o torneio que seria realizado em meio aos campeonatos estaduais.

Que tal parar o jogo em caso de dúvida e elucidar através da imagem da televisão?. Tendo em vista os erros cada vez maiores das arbitragens a CBF pediu autorização a FIFA para implantar o “árbitro/vídeo” que do lado de fora teria autoridade para parar o jogo quando isso se fizer necessário. Já escrevi outro dia sobre o “tirar a dúvida” com as imagens da televisão que já ocorre nos jogos de voleibol e também no tênis. A implantação desse sistema pode gerar duas situações; a primeira é acabar de vez com os erros das arbitragens ou em parte e a segunda é tirar o encanto do futebol.

Já que se fala em alterações e na busca de soluções para o futebol por que não cronometrar as partidas como já acontece no Basquete, Futsal e Handebol. Porque a sugestão? Simplesmente porque uma partida de futebol nos dias de hoje especialmente aqui no Brasil não passa de 50 minutos se tanto de bola em jogo. Aí vocês devem estar perguntando; mais aí o jogo poderá ter duração superior a 90 minutos. Sim com certeza teria. Isso implicaria talvez em reduzir o tempo de jogo. Digamos de 90 para 70 minutos com dois tempos de 35, para que o torcedor não fique duas a três horas assistindo uma partida com apenas 70 minutos de bola rolando. Dizem que sugestões e ideias devem ser pagas. Eu repasso gratuitamente para serem analisadas os aspectos acima enumerados. 

Vocês devem estar lembrados quando os jogos de voleibol duravam de duas a três horas. Havia o chamado rodízio quando o ponto só era válido após dois erros seguidos. Hoje o ponto vale a partir do primeiro erro. Com isso o voleibol é menos cansativo para quem joga e para quem assiste e tornou-se mais atraente. Quem sabe o futebol não possa utilizar o que deu certo em outros esportes. É isso aí.