sábado, 13 de março de 2010

DOIS ASSUNTOS...UMA OPINIÃO

As vezes me ausento em atualizações porque a repetição de assuntos e notícias se tornaram uma constante. Durante a semana o que exploraram uma vendedora de roupas que bateu num ladrão, foi prá “boi dormir”. Quando faltam assuntos prefiro me ausentar, mesmo porque blog é blog e não site e não estou querendo competir com ninguém. Na verdade este blog tem como objetivo analisar assuntos que realmente vejo ou com os quais convivo. Neste final de semana dois merecem uma opinião.

Assunto I
Em ano de eleições se pode esperar de tudo, inclusive vereadores querendo resolver um problema crônico no futebol que é o horário dos jogos noturnos. Meu amigo Haroldo de Souza, grande narrador da Rádio Guaíba e vereador em Porto Alegre defende o mesmo ponto de vista de dois vereadores de São Paulo para que os jogos noturnos terminem até às 23h15. No caso do Rio Grande do Sul o Haroldo com propriedade simplifica o assunto. No caso paulista são por demais os detalhes acrescidos ao horário como quantidade de público, etc, etc. Aqui em São Paulo os jogos noturnos precisam ter uma mudança que atenda também o interesse do torcedor e não só da televisão. Pesquisem e chegarão ao número correto para se iniciar as partidas noturnas em nossa capital. Como não tenho e nem quero ter o poder de decidir nada, fica apenas a sugestão que tenho com relação a esse horário, desde 1990 quando ao lado de Barbosa Filho e do Capitão Hidalgo na Rádio Tupi de São Paulo, escalamos o repórter Luis Carlos Ribeiro para ouvir torcedores. Todos foram unânimes quanto ao horário: 20h30. O presidente Eduardo José Farah ao ser convidado para um debate sobre o assunto negou-se. É claro que não deixei barato. Ele acabou depois sugerindo ao Chefe Maior da Rede Brasileira dos Esportes, Barbosa Filho, um jantar para que colocássemos as cartas na mesa. Não aceitei e o assunto ficou por isso mesmo. Nas últimas semanas conversei com pelo menos 100 taxistas, lojistas, bancários e por extensão amantes do futebol. Minha pesquisa particular apontou 85 votos à favor das 20h30, 12 para o horário das 21 horas e 3 para às 19h30.

Assunto II
O corte nos royalties da exploração do petróleo e do gás, fará o Rio de Janeiro perder 5 bilhões de reais disse neste sábado em entrevista coletiva o governador Sérgio Cabral. Isso segundo ele, inviabilizará a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Tudo porque a emenda Ibsen Pinheiro aprovada na quinta-feira pela Câmara Federal irá afetar os dois projetos da Cidade Maravilhosa. Não vou entrar no mérito desse projeto que terá que ser votado e aprovado pelo senado e pelo presidente Lula. Lamentavelmente o que vejo é que os problemas estão aparecendo em todos os cantos desde que se anunciou o Brasil como patrocinador desses eventos. Pouca coisa foi feita até agora em relação ao caderno de encargos da FIFA. Será que vamos mesmo ter condições de realizar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Hoje as dúvidas são pertinentes. É isso aí.
Em tempo: Quero agradecer aos amigos que me tem telefonado e enviado e-mails querendo saber onde estou e porque estou fóra do rádio. Aproveito para dizer-lhes que continuo em São Paulo e "Eu estou na mais perfeita vitória" porque DEUS jamais abondona seus filhos. Logo estarei de volta ao rádio. Obrigado de coração à todos pelas manifestações.