terça-feira, 2 de agosto de 2011

BRASILEIRÃO EM NÚMEROS

Colaboração: Fábio Sinegaglia
 
Após a décima terceira rodada, o Campeonato Brasileiro da Série “A” soma 127 partidas realizadas, 332 gols marcados, com média de 2,61 gols por partida.

Na última rodada foram marcados 32 gols em 10 jogos média de 3,2 gols por partida. Apenas um empate (Internacional vs. Atlético Goianiense) foi registrado.  Os vencedores em casa somam 66,7% e 33,3% os visitantes.
 
Quatro times cariocas venceram, totalizando 9 gols marcados e nenhum sofrido. 
 
A melhor defesa do Campeonato é a do Corinthians (líder), pois o time sofreu apenas 8 gols, e o melhor ataque é do Flamengo marcou 26 gols.

Dos oito gols sofridos pelo Corinthians no Campeonato, metade deles ocorreu nas duas últimas rodadas.

Os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro são do eixo Rio - São Paulo. Na próxima rodada esse número pode aumentar para sete clubes se o Fluminense vencer.   
 
50% das equipes que disputam o Campeonato Brasileiro têm saldo de gols positivo, o Bahia tem saldo zero e 45% das equipes acumulam saldo negativo.

Ronaldinho Gaúcho é o atual artilheiro do campeonato, com nove (9) gols. Ele marcou um terço dos gols do Flamengo (34,6%).
 
O aproveitamento do líder (Corinthians) é 3,5 vezes melhor em relação a Atlético Paranaense e América Mineiro, os lanternas da competição.

Das 127 partidas realizadas, noventa e cinco (95) terminaram com vencedor e trinta e duas (32) com empates. Portanto chega a 74,8% o número de partidas em que as vitórias aconteceram contra 25,2 de jogos que finalizaram sem vencedor.   
 
Nos trinta e dois (32) empates tivemos sete (07) jogos encerrados em zero a zero, dezessete (17) em um a um, sete (07) em dois a dois e um jogo em três a três.