quinta-feira, 1 de maio de 2008

MORREU PAULO AMARAL

Paulo Amaral, primeiro preparador físico da Seleção Brasileira, Bicampeão Mundial em 1958 e 1962, foi sepultado nesta quinta-feira (01) no Rio de Janeiro. Sua presença foi marcante no preparo físico dos jogadores brasileiros nessas duas conquistas. Ao final do jogo decisivo de 1958 Paulo Amaral deu a volta olímpica com os jogadores do Brasil desfraldando a bandeira da Suécia numa homenagem a hospitalidade que a seleção teve naquele país. Paulo Amaral formou-se em Educação Física no Rio de Janeiro onde nasceu. Jogou futebol pelo Flamengo como zagueiro e em 1953 a convite de Silvio Pirilo foi trabalhar no Botafogo como preparador físico e treinador do time de aspirantes. Depois da Copa de 62 no Chile virou treinador do Botafogo, Fluminense, Corinthians, Guarani e no exterior dirigiu Juventus e Genoa da Itália e o FC do Porto de Portugal. Paulo Amaral residia em Copacabana no Rio de Janeiro onde faleceu aos 84 anos de idade.

OS BRASILEIROS NA LIBERTADORES

Quatro das cinco equipes brasileiras classificadas para a terceira fase da Copa Libertadores da América estrearam ontem. Na cidade do México no Estádio Azteca o CR Flamengo venceu o CF América por quatro a dois garantindo praticamente sua passagem à próxima fase. No primeiro tempo o time rubro-negro se poupou visando à decisão carioca e os problemas da altitude empatando em um a um. Na fase final com a entrada de Leonardo Moura, Diego Tardeli e Obina a vitória foi construída. Marcinho (2), Diego Tardeli e Leonardo Moura marcaram os gols rubro-negros e Cervantes e Mosqueda descontaram para os mexicanos. Em Buenos Aires na Bombonera o Cruzeiro jogando fechado e sem repetir o futebol da decisão de domingo perdeu para o Boca Juniors por dois a um. Riquelme e Dátolo marcaram para os argentinos e Fabrício descontou para o time brasileiro. Maradona assistiu dos camarotes e teve que ser seguro para não cair no gramado. Pablo Fandiño auxiliar do árbitro Jorge Larrionda do Uruguai foi atingido por uma pedrada a 1 minuto do final do jogo. O árbitro resolveu encerrar a partida. Vejamos que tipo de punição a Conmebol dará ao Boca Juniors. Ainda em Buenos Aires, o San Lorenzo de Almagro jogando em seu estádio venceu o River Plate por dois a um. Em Medellín o Fluminense deu um grande passo para a classificação ao vencer o Atlético Nacional por dois a um, gols de Thiago Neves e Conca. O gol colombiano foi marcado por Arrué. O São Paulo jogando no Parque Central em Montevidéu contra o Nacional acabou empatando em zero a zero e decide a vaga na próxima semana no Morumbi. Hoje teremos o complemento da primeira rodada com Santos FC e Cúcuta Deportivo jogando às 20h45 no Estádio Urbano Caldeira na Vila Belmiro. A partida será apitada por Marco Rodriguez do México.

OS OITO MELHORES DA COPA DO BRASIL

Os cinco jogos realizados ontem definiram os oito times que vão disputar as Oitavas-de-Final da Copa do Brasil deste ano, o caminho mais curto para a Copa Libertadores da América. Além de Botafogo, Internacional e Vasco da Gama estarão na próxima fase Atlético Mineiro, Corinthians, Sport, São Caetano e Corinthians Alagoano. Nos jogos de ontem tivemos a goleada do Sport por quatro a um em cima do Palmeiras, eliminando a equipe paulista da competição. Romerito (2), Durval e Dutra marcaram para o Sport, Alex Mineiro descontou para o Palmeiras. No Morumbi com 50.773 pagantes o Corinthians em 25 minutos marcou quatro gols e venceu o Goiás por quatro a zero classificando-se. Gols de Diogo Rincon (2) André Santos e Chicão. A renda somou R$ 576.865,00. Em Caxias do Sul o Juventude derrotou o Corinthians de Maceió por três a um, gols de Mendes (2) e Maycon contra um de Fábio Neves. Como havia perdido por dois a zero na partida de ida acabou eliminado. Em Goiânia o São Caetano garantiu sua classificação ao ganhar novamente do Atlético Goianiense por dois a um, gols de Wellinton contra e Hernani. Lindomar descontou. E finalmente no Mineirão o Atlético Mineiro derrotou o Náutico do Recife por um a zero, gol de Danilinho aos 21 do segundo tempo e se classificou. Os jogos das quartas-de-final serão estes: Internacional e Sport em Porto Alegre, Corinthians Paulista e São Caetano em São Paulo, Vasco da Gama e Corinthians Alagoano em São Januário e Atlético Mineiro e Botafogo no Mineirão. As datas serão definidas nesta quinta-feira.

UMA DECISÃO INGLESA

Os ingleses do Manchester United e do Chelsea vão decidir a Liga dos Campeões da Europa dia 21 em Moscou. Eliminaram nas semifinais respectivamente Barcelona e Liverpool. O escocês Sir Alexander Chapman Ferguson, ou simplesmente Alex Ferguson (foto) comandou o Manchester United na conquista de 1999 da Liga dos Campeões. Está no comando do time desde 1986. O Manchester foi campeão pela primeira vez em 1968. Conheça um pouco mais do maior torneio de clubes da Europa. A primeira edição da Champions League aconteceu na temporada 1955/1956 com a vitória do Real Madrid que se tornou pentacampeão ganhando as cinco primeiras edições. Os “merengues” somam nove títulos seguidos do Milan com sete, Liverpool com cinco, Bayern de Munich e Ajax com quatro, Benfica, Barcelona, FC do Porto, Internazionale de Milão, Manchester United, Juventus e Nottingham Forrest com dois. Com um título Celtic da Escócia, Feyenoord e PSV Eindhoven da Holanda, Borussia Dortmund e Hamburgo da Alemanha, Olimpique de Marselha, Aston Villa da Inglaterra, Steua Bucarest da Romênia e Crevna Zveda da Sérvia. O Milan da Itália foi o último vencedor na temporada 2006/2007.

ELENCO GRANDE, TIME RUÍM

O Milan vem cumprindo campanha das mais apagadas na temporada 2007/2008 com chances de não disputar no próximo ano a Champions League, a Liga dos Campeões da Europa. E já surge nos noticiários que deverá ser efetuada uma completa mudança no comando técnico e no elenco milanês. Durante a semana um jornal londrino, o Daily Mirror chegou a noticiar a compra de Kaká por 55 milhões de Euros (180 milhões de reais) pelo Chelsea da Inglaterra. Carlo Ancelotti seria substituído por Frank Rijjkaard ou por José Mourinho. O elenco do Milan é um dos mais caros do futebol italiano e talvez do mundo. Fiz uma pesquisa e constatei que o elenco principal é composto de 29 jogadores com idade média de 31,1 anos. Os veteranos são Paolo Maldini que completará 39 anos no dia 26 de Junho e Fiori Valério (goleiro reserva) que fez 39 anos no dia 27 de Abril. Também apurei que Darmian Matteo é o mais jovem do grupo, com 18 anos. Alexandre Pato que completou 19 anos em 2 de Fevereiro é o segundo mais jovem da equipe. Os brasileiros do clube são Dida (34) anos, 35 em 7 de Outubro, Cafu (37), 38 em 7 de Junho, Serginho (36), 37 em 27 de Junho, Emerson (32), Kaká (26), Ronaldo (31) 32 em 22 de Setembro, Alexandre Pato (19) e Digão irmão de Kaká (22), 23 em 14 de Outubro.

JUSTIÇA DESPORTIVA DO PARANÁ

No dia 12 de Abril ao final do jogo em que o Atlético Paranaense venceu o Toledo por um a zero, verificou-se uma agressão física em pleno gramado. Marcelo Ramos, jogador do Atlético agrediu a socos o zagueiro Ciro do Toledo. As imagens da televisão registraram o lamentável acontecimento. Na terça-feira (29) o TJD do Paraná realizou o julgamento do caso e puniu o atleta com 1 jogo de suspensão a cuja pena cabe recurso. O Dr. Domingos Moro com certeza o melhor na área jurídico-esportiva do Paraná, deu um banho no TJD. Acusado no artigo 253 – agressão física – com pena de 120 a 540 dias, Domingos Moro conseguiu desclassificá-lo para o artigo 258, pratica de comportamento anti-desportivo. Sem críticas, mas se o que as imagens mostraram não é “agressão física”, gostaria que alguém explicasse, então o que é. Perdoem-me os membros do TJD, mas tomaram um “banho” de Domingos Moro. Como diria aquele comediante famoso. “Vai pra casa Padilha”.