quarta-feira, 18 de junho de 2008

EQUADOR E COLOMBIA FICAM EM BRANCO

Jogando esta noite em Quito no Estádio Olímpico Atahualpa o Equador empatou em zero a zero com a Colômbia pelas Eliminatórias da Copa. Trinta e cinco mil pessoas aproximadamente presenciaram o jogo. Com este resultado a Colômbia é a única seleção invicta nas Eliminatórias Sul-Americanas. Apitou Hector Baldassi da Argentina que teria deixado de marcar uma penalidade máxima clara cometida em cima de Daryo Moreno aos 33 minutos do segundo tempo. Os times prováveis. Equador – Cevallos; De Jesus, Ivan Furtado, Espinoza e Ambrossi; Castillo, Valência, Urrutia Joffgre Guerron), Walter Ayovi (Luis Bolaños) e Cristián Benitez; Carlos Tenório (Felipe Caicedo). Colômbia – Júlio Agustín; Zuñiga, Mosquera, Walter Moreno e Elvis Gonzalez; Escobar (Daryo Moreno), Amaya, Freddy Guarin e Elkin Soto (Carlos Sanchez); Macnelly Torres Giovanni Hernandez) e Hugo Rodallega.

PARAGUAI PERDE INVENCIBILIDADE

Jogando com a altitude de 3.660 metros a seu favor, a Bolívia conseguiu sua primeira vitória nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2010 ao derrotar esta tarde o Paraguai. Quatro a dois foi o placar final da surpreendente vitória boliviana no Estádio Hernando Siles em La Paz. Botero aos 22 minutos abriu o placar e Ronald Garcia aos 24 fez dois a zero no primeiro tempo. Na fase final Roque Santa Cruz descontou aos 21m Botero três a um aos 25, Marcelo Moreno fez o quarto aos 30 e Haedo Valdez o segundo gol guarani aos 37 minutos. Apitou o gaúcho Leonardo Gaciba da Silva. Jogou a Bolívia e conseguiu sua primeira vitória com: Bolívia – Arias; Rivero, Abdon Reyes, Raldes (Alvarez) e Ronald Garcia (Ronald Gutiérrez); Botero (Saucedo), Leonel Reyes, Torrico e Limbert Gutiérrez; Marcelo Moreno e Vaca. O Paraguai perdeu seu primeiro jogo de: Bobadilla; Carlos Bonet, Júlio César Cáceres, Paulo da Silva e Morel Rodriguez; Victor Cáceres, Barreto, Vera (Cevallos) e Cristian Riveros; Cardozo (Roque Santa Cruz) e Cabanas (Haedo Valdez).

EURO-2008: RÚSSIA VAI ENFRENTAR A HOLANDA

Encerrando a primeira fase da EURO-2008 a Rússia venceu esta noite em Innsbruck a Suécia por dois a zero e classificou-se para enfrentar a Holanda nas quartas-de-final. Paulyuchenko aos 24 do primeiro e Arshvin (foto) aos 5 da fase final marcaram os gols da vitória do time dirigido pelo holandês Guss Hiddink. Frank De Bleeckere da Bélgica apitou o jogo. Venceu a Rússia com: Akinfeev; Alexander Anyukov, Denis Kolodin, Sergei Ignashevich, Yuri Zhirkov e Sergei Semak; Konstantin Zyryanov e Igor Semshov; Andrei Arshavin e Bilyaletdinov (Saenko); Pavlyuchenko (Bystrov). A Suécia foi eliminada de: Andreas Isaksson; Stoor, Olof Mellberg, Petter Hansson, Mikael Nilsson (Allback) e Johan Elmander; Anders Svensson, Daniel Andersson (Kim Kallstrom) e Fredrik Ljungberg; Zlatan Ibrahimovic e Henrik Larsson. Completando a rodada a Espanha derrotou a Grécia em Salzburg por dois a um terminando a fase com 100% de aproveitamento. Os gols foram marcados por De La Red e Guiza (foto) para a Espanha E Charisteas para a Grécia. Apitou Howard Webb da Inglaterra. A Espanha venceu de: Pepe Reina; Alvaro Arbeloa, Juanito, Raul Albiol, Fernando Navarro e De la Red; Xabi Alonso, Andres Iniesta (Carzola) e Cesc Fabregas; Sergio Garcia e Daniel Guiza. Grécia perdeu com: Antonis Nikopolidis; Loukas Vintra, Sotiris Kyrgiakos (Antzas), Traianos Dellas, Nikos Spyropoulos e Angelos Basinas; Karagounis (Tziolis) Costas Katsouranis e Yannis Amanatidis; Dimitris Salpigidis (Giannakopoulos) e Angelos Charisteas. Dirigiu o jogo Howard Webb da Inglaterra.
Quartas-de-final
Eis os jogos da próxima fase da EURO-2008. Amanhã jogarão às 15h45 horário de Brasília no St. Jakob Park na Basiléia, Portugal e Alemanha. Na sexta-feira (20) teremos Croácia e Turquia em Viena no Estádio Ernst Happel. No sábado (21) no St. Jakob Park em Basiléia a Holanda enfrentará a Rússia. No domingo (22) em Viena no Estádio Ernst Happel se enfrentarão Espanha e Itália.

BRASIL X ARGENTINA: É HOJE QUE A COBRA VAI FUMAR

Esta noite o Brasil jogará pela 92ª vez contra a Argentina. Até agora foram 36 vitórias, 33 derrotas, 22 empates. Marcamos 145 e sofremos 146 gols. O primeiro encontro ocorreu num amistoso em 20 de Setembro de 1914 e a Argentina venceu por três a zero. Coincidentemente o último jogo terminou também com o placar de três a zero, mas a favor do Brasil na final da Copa América, em 15 de Julho do ano passado na Venezuela, resultado que deu o título ao Brasil.
Mudanças
De lá para cá a seleção mudou muito. Perdeu a qualidade, talvez em razão das muitas mudanças ocorridas por motivos diversos. Hoje o jogo vale três pontos e o que interessa aos brasileiros é a vitória que reabilitará a seleção e dará vida ao treinador Dunga. Uma derrota com certeza antecipará mudanças no comando técnico brasileiro. Os jogadores já andaram declarando que “vão jogar pelo técnico”. Que a seleção brasileira se reabilite e ganhe novamente o crédito que perdeu junto a grande torcida brasileira.
Reprise
A partida Brasil e Argentina será realizada no Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão com início marcado para as 21h50. Apitará Oscar Ruiz da Colômbia, que dirigiu no dia 2 de Junho de 2004 o jogo em que o Brasil venceu a Argentina por três a um também no Mineirão, pelas Eliminatórias da Copa de 2006. Ronaldo, então chamado de fenômeno marcou os gols, todos na cobrança de penalidades máximas. Sorin anotou o gol argentino. Remanescentes daquele jogo na seleção brasileira são Juan, Júlio Baptista e Luis Fabiano que jogaram e Júlio César e Adriano que estavam no banco de reservas. Na Argentina continuam atuando Heinze, Mascherano, Zanetti que participaram daquele jogo e Abbondanzieri e Burdisso, que estavam relacionados na reserva. Anderson e Júlio Baptista (foto) deverão ser as novidades da seleção. As equipes para o jogo de hoje. Brasil – Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Anderson e Júlio Baptista; Luis Fabiano e Robinho. Alfio Basile não terá Veron e Demichelis, mas Riquelme (foto) promete um jogo jogo. Argentina – Abbondanzieri; Zanetti, Burdisso, Coloccini e Heinze; Mascherano, Fernando Gago, Maxi Rodrigues, e Riquelme; Messi e Agüero.
Outros jogos
Além de Brasil e Argentina, mais duas partidas serão realizadas nesta quarta-feira pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Em Quito o Equador que empatou com a Argentina no domingo enfrentará a Colômbia no Estádio Olímpico Atahualpa às 17 horas locais. Apitará Hector Baldassi da Argentina. Os times prováveis. Equador – Cevallos; De Jesus, Ivan Furtado, Espinoza e Isaac Mina; Castillo, Valência, Urrutia, Walter Ayovi e Guerron; Carlos Tenório. Colômbia – Júlio Agustín; Bustos, Zapata, Walter Moreno e Vélez; Fábian Vargas, Carlos Sanchez, Freddy Guarin e Macnelly Torres; Hugo Rodallega e Edixon Perea. Em La Paz no Estádio Hernando Siles a Bolívia buscará a reabilitação depois de perder em casa no final de semana para o Chile. Vai jogar contra o Paraguai atual líder das Eliminatórias. O jogo será apitado pelo brasileiro Leonardo Gaciba da Silva. Os quadros prováveis. Bolívia – Galarza; Salcedo, Gutiérrez, Raldes e Fuentes; Botero, Leonel Reyes, Ribero e Luiz Gutiérrez; Marcelo Moreno e Arce. Paraguai – Villar; Veron, Júlio César Cáceres, Paulo da Silva e Caniza; Barreto, Vera Santana e Haedo; Roque Santa Cruz e Salvador Cabañas. A rodada será completada amanhã com Venezuela e Chile jogando em Puerto La Cruz, na Venezuela.

EURO-2008: RÚSSIA OU SUÉCIA, QUEM CLASSIFICA

Será disputada hoje a última rodada da primeira fase da EURO-2008. Os jogos serão do Grupo “D” que vai apontar o segundo classificado para a próxima etapa da EURO-2008. Espanha e Grécia jogarão apenas para cumprir tabela. A Espanha já está classificada em primeiro lugar com seis pontos e a Grécia foi eliminada, não somando nenhum ponto até agora. O jogo será realizado no EM Stadion Wals-Siezenheim em Salburg. A Espanha deverá formar: Pepe Reina; Alvaro Arbeloa, Juanito, Raul Albiol, Fernando Navarro e Ruben de la Red; Xabi Alonso, Andres Iniesta e Cesc Fabregas; Sergio Garcia e Daniel Guiza. Grécia com: Antonis Nikopolidis; Loukas Vintra, Sotiris Kyrgiakos, Traianos Dellas, Nikos Spyropoulos e Angelos Basinas; Alexandros Tziolis, Costas Katsouranis e Yannis Amanatidis; Dimitris Salpigidis e Angelos Charisteas. O árbitro será Howard Webb da Inglaterra. O jogo que definirá o segundo classificado acontecerá em Innsbruck no Stadion Tivoli Neu e reunirá Rússia e Suécia, ambos com três pontos ganhos. O vencedor estará garantido nas quartas-de-final. Se houver empate a Suécia se classificará (veja abaixo os critérios de desempate). As equipes: Rússia - Akinfeev; Alexander Anyukov, Denis Kolodin, Sergei Ignashevich, Yuri Zhirkov e Sergei Semak; Dmitry Torbinsky, Konstantin Zyryanov e Igor Semshov; Andrei Arshavin e Roman Pavlyuchenko. Suécia - Andreas Isaksson; Niclas Alexandersson, Olof Mellberg, Petter Hansson, Mikael Nilsson e Johan Elmander; Anders Svensson, Daniel Andersson e Fredrik Ljungberg; Zlatan Ibrahimovic e Henrik Larsson. Dirigirá o jogo Frank De Bleeckere da Bélgica.
Desempate
Para esta fase da EURO-2008 o regulamento em caso de empate entre duas ou mais equipes prevê: a) confronto direto; b) número de gols marcados entre os times empatados (se houver mais de dois); c) saldo de gols; d) número de gols marcados no grupo; e) coeficiente das últimas eliminatórias para a Copa do Mundo e para a Eurocopa (somam-se todos os pontos e divide-se por número de jogos); f) conduta fair play; g) sorteio. Como as duas seleções (Rússia e Suécia) possuem o mesmo número de pontos (três), e se houver empate chegarão a quatro, os itens “a” e “b” do regulamento não terão validade. Levará a vaga a Suécia que marcou três gols e sofreu dois, tendo saldo positivo de um gol. A Rússia marcou dois e sofreu quatro tendo um saldo negativo de dois gols.
Quartas-de-final
A próxima fase da EURO-2008 já tem três dos quatro jogos definidos. Amanhã quinta-feira (19), jogarão às 15h45 horário de Brasília no St. Jakob Park na Basiléia Portugal e Alemanha. Na sexta-feira (20) teremos Croácia e Turquia em Viena no Estádio Ernst Happel. No sábado (21) no St. Jakob Park em Basiléia jogarão Holanda e o vencedor de Rússia e Suécia. Completando (a fase que é eliminatória simples) no domingo (22) em Viena no Estádio Ernst Happel se enfrentarão Espanha e Itália. As semifinais serão jogadas quarta-feira (25) entre o vencedor de Portugal/Alemanha vs. Croácia/Turquia em Basiléia na Suíça e na quinta-feira (26) em Viena, Holanda/vencedor de Rússia e Suécia vs. Espanha/Itália. A grande final será no domingo (29) no Estádio Ernst Happel em Viena às 15h45.

THURAM E MAKELELE: FORA DA SELEÇÃO

A derrota da França para a Itália na noite de ontem e a conseqüente eliminação dos “blues” da Eurocopa também encerrou a presença de dois importantes jogadores. Lílian Thuram e Claude Makelele confirmaram suas despedidas da Seleção Francesa de Futebol. O site da UEFA registra a retirada dos dois craques.
Replay
Os dois jogadores já haviam anunciado em outra ocasião suas despedidas da seleção, reconsiderando depois e regressado para, ao lado de Zinédine Zidane, ajudarem a França na Copa do Mundo de 2006. Desta feita, contudo, a sua decisão deverá ser irreversível. A derrota por 2-0 frente à Itália, que deixou a França no último lugar do Grupo C, com apenas um ponto em três jogos, não seria certamente a despedida que estes dois nomes grandes da história do futebol anteviam e desejavam.
Recorde
Makelele, que somou no jogo desta terça-feira, frente aos campeões do Mundo, a sua 71ª internacionalização, disputou os 90 minutos dos três jogos da França no UEFA EURO 2008. Thuram assistiu ao encontro a partir do banco de suplentes, depois de ter sido titular frente à Roménia e à Holanda. Com esses jogos que lhe permitiu elevar o seu recorde de presença na seleção francesa para 142 e, ao mesmo tempo, estabelecer a marca sem precedentes de 16 jogos disputados em fases finais de Campeonatos da Europa. "Tenciono continuar a jogar [a nível de clubes], mas ainda não sei onde", revelou Thuram, atualmente no FC Barcelona.
Jogadores importantes
Thuram, 36 anos, estreou-se pela seleção francesa em 1994 e foi um elemento indispensável nas conquistas do Campeonato do Mundo de 1998 e do Campeonato da Europa de 2000. O zagueiro ganhou definitivamente o coração dos franceses ao marcar dois gols num curto espaço de tempo, que deram à França o triunfo por 2-1 sobre a Croácia no Mundial de 1998. Curiosamente os dois únicos gols que marcou com a camisa da seleção. Makelele, por seu lado, nasceu na República Democrática do Congo, mas estreou-se pela sua nação adotiva em 1995, diante da Noruega. Depois de não participar nos triunfos de 1998 e 2000, o jogador do Chelsea FC afirmou-se como peça vital da seleção francesa, participando em dois Campeonatos do Mundo e em outros tantos Campeonatos da Europa.