domingo, 4 de outubro de 2015

ELIMINATÓRIAS E OS AGITOS DO FUTEBOL


O futebol do final de semana foi bastante agitado. Afinal Juan Carlos Osório fica ou não no São Paulo? Torcida e imprensa estão expectantes quando a decisão que o treinador deverá tomar. Está realizando um trabalho de revitalização no São Paulo com o aproveitamento de jogadores da base. Seria importante que permaneça para dar ao time tricolor um novo direcionamento.

A goleada sofrida pela Palmeiras em Chapecó repercutiu muito. Nos Sites e na web os torcedores colocaram “lenha na fogueira”. Marcelo Oliveira reconheceu o péssimo comportamento do time. A torcida esqueceu bons resultados anteriores e choveram críticas de todos os lados.

A Comissão Técnica e alguns jogadores já se apresentaram em Santiago para o jogo de estreia do Brasil nas Eliminatórias contra o Chile na quinta-feira (8). Daniel Alves foi convocado para o lugar de Rafinha e Kaká está de volta para o lugar de Philippe Coutinho afastado por contusão. Nesta segunda-feira os brasileiros estarão realizando o primeiro treinamento e se espera com a presença de todos os convocados.

Tite não aguentou as manifestações vindas das sociais do Estádio Moisés Lucarelli e depois que Rodriguinho marcou o segundo gol do Corinthians mandou a torcida se calar. Pela primeira vez se viu o treinador alvinegro responder a ofensas, comuns, mas ao mesmo tempo lamentáveis de torcedores que não respeitam ninguém nos estádios.

O Campeonato Brasileiro da Série “A” ficará parado até o dia 14 por conta dos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Chile e Brasil se enfrentarão às 20h30 de quinta-feira no Estádio Nacional em Santiago. No dia 13 o Brasil jogará contra a Venezuela em Fortaleza.

A evolução do Santos FC a partir da contratação de Dorival Junior conduziu o time ao G4 do Brasileirão. Seu retorno em 9 de Julho foi a grande sacada do Santos FC. Em vinte e dois (22) jogos foram dezesseis (16) vitórias, três (3) empates e três (3) derrotas. O time jovem do Peixe tem o veterano Ricardo Oliveira como o principal artilheiro do campeonato com 17 gols.

O equatoriano Roddy Zambrano Olmedo (foto) será o árbitro do jogo Chile e Brasil na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo. Bolívia vs. Uruguai com Patrício Loustau da Argentina apitando; Venezuela vs. Paraguai com José Buitrago da Colômbia; Colômbia vs. Peru com Antônio Arias do Paraguai e Argentina vs. Equador com Julio Bascuñan do Chile. Todos os jogos serão realizados na quinta-feira (8). O jogo Brasil e Venezuela dia 13 às 22 horas em Fortaleza será dirigido pelo uruguaio Daniel Fedorzuck.

Cristovão Borges que este ano treinou Fluminense e Flamengo será apresentado hoje para substituir Milton Mendes no Clube Atlético Paranaense. Cristovão, 56 anos defendeu o Furacão como jogador e foi campeão estadual em 1983 e 1985 pelo clube.

LOCUTORES TORCEDORES

Ary Barroso e sua famosa gaitinha
Ele era locutor de um time só. Certo dia... Depois que Valido faz o gol que daria ao Flamengo o tricampeonato carioca em 1949 aos 41 do segundo tempo, Ary Barroso fica tocando sua gaitinha sem parar e quando o Vasco dá a saída ele não transmite mais nada: larga o microfone e vai para a beira do campo comemorar alucinado. Seus colegas tiveram que correr para o microfone. À noite, como sempre, Ary participou do programa esportivo da Tupi, onde o grande debate girou em torno da legalidade ou não do gol rubro-negro. Os vascaínos alegavam que Valido teria se apoiado em Argemiro, half esquerdo do Vasco. Os rubro-negros diziam que Valido tinha pulado muito mais alto e pronto. Quando perguntado, Ary não se fez de rogado, mas surpreendeu a todos com a sua resposta: "É verdade. Valido se apoiou no ombro de Argemiro. Melhor do que isso será a decisão do ano que vem: o Flamengo vai ganhar com um gol marcado com a mão, cinco minutos depois do tempo regulamentar, com seu autor em impedimento." (Ary Barroso foi também vereador e compositor de Aquarela do Brasil. Encerrou sua carreira como narrador esportivo após a derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950). A paixão de Ary pelo Flamengo era tanta que ele recusou um convite para ser o diretor musical da Walt Disney Productions. Diante da surpresa de Walt Disney, que lhe pergunta por que não aceitou, Ary teria dito: "– Because 'don't have' Flamengo here." (Porque não tem Flamengo aqui). 

Isso foi no início das transmissões esportivas no rádio brasileiro.

E hoje?

Já escrevi em outra ocasião que narradores, comentaristas, repórteres e plantões esportivos, todos nós que estivemos ou estamos nessa área do jornalismo esportivo temos os nossos clubes preferidos, a maioria desde a infância. Nos bons tempos do rádio esportivo brasileiro se sabia quem torcia por quem, mas isso não era repassado ao ouvinte como acontece agora. Claro que quando a Seleção Brasileira estava em campo sempre se dava mais ênfase ao nosso futebol. Mas de uns tempos a essa parte tenho observado que está faltando seriedade e profissionalismo no comportamento de muitos locutores esportivos. Até dá pra entender que as emissoras de cidades do interior tenham seus locutores torcendo pelos times locais na hora da transmissão mesmo porque não tem muitas opções. O triste é ver hoje locutores a frente de microfones famosos de emissoras das grandes capitais querendo “marcar o gol” de qualquer maneira para o time local. Se o rádio já passa por sérios problemas de publicidade, esse tipo de comportamento torna a situação ainda mais caótica. Que me perdoem, mas não se pode vestir a camisa dos times da forma exagerada como está acontecendo. Os locutores viraram torcedores com o microfone. Também tenho os times da minha preferência, mas nunca usei desse expediente tanto que até hoje tem gente que tem dúvidas a respeito de quem eu torço em São Paulo e em Curitiba. Locutores, comentarista e repórteres precisam se conscientizar que esse comportamento depõe contra a tão sofrida e combalida classe. Acordem e sejam profissionais. Lugar de torcedor é na arquibancada e não com o microfone na mão.  É isso aí.