sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CORINTHIANS CONTRATA

O meio campista e atacante Edno, 26 anos, catarinense da cidade de Lages, será anunciado hoje como mais um reforço do SC Corinthians Paulista para o atual Campeonato Brasileiro e para o ano do Centenário. Edno deverá assinar contrato com o clube do Parque São Jorge até 2013. O jogador também esteve nas cogitações de Palmeiras, São Paulo e Santos entre outros. Sua transferência para o “Timão do Parque do Santo Guerreiro” deverá custar aproximadamente de 4 milhões de reais, a serem pagos de forma parcelada. O interesse em não permanecer na Portuguesa de Desportos foi um dos aspectos decisivos para a saída do jogador.

RÁDIO NEREU RAMOS

Quero compartilhar com vocês a partir de hoje algumas passagens documentadas fotográficamente que marcaram minha trajetória no rádio esportivo. Comecei como todos sabem na minha cidade natal Blumenau em 1964 na Rádio Nereu Ramos. A emissora que revolucionou o rádio de SC na década de 60 pelas mãos de Evelásio Vieira (Lazinho) que mais tarde se tornou Prefeito de Blumenau, Deputado Estadual e Senador. Lamentávelmente, Lazinho já não está mais entre nós, mas, a Rádio Nereu Ramos continua brilhando como as estrelas do firmamento. Hoje com 25 mil watts de potência é com certeza a emissora mais importante do estado em AM. E na sua direção os filhos de Evelásio Vieira. Lá estão Evelásio Paulo Vieira o Paulinho, Edélcio Vieira, o Tcheco e Edelcy Rosires Vieira. E hoje dirigem não só a Rádio Nereu Ramos como também a Rádio FM 90 e a Rádio Clube de Blumenau a conhecida PRC-4 a sexta emissora mais antiga do país. A Rádio Nereu Ramos teve no seu início a passagem de grandes comunicadores que antes e depois estiveram nas maiores emissoras do país. Willy Gonser, Silvio Ronald, José Domingos, Israel Correa, Luis Carlos Gutierrez, Luiz Perrone Pereira (Edson Luis), Edison Silveira, Eduardo Gonçalves, Ronaldo Follador, Jota Pedro, JB Telles, Neri Omar, Pedro José de Oliveira Lopes, Deny Reis, Martins Rebelatto, Alfredo Otto Flatau, Carminati Junior, dos que me recordo. Isso sem falar dos grandes nomes locais como Virgilio Léo, Álvaro Correa, Osny Wilson, Waldir Wandal, Jeni Lino, Rubens e Vilmar Olbrisch, Paulo Sérgio Pereira (Que mais tarde se tornou num dos maiores árbitros internacionais de tênis). Ao alto a foto do prédio Senador Evelásio Vieira, sede própria da Rádio Nereu Ramos inaugurado no ano passado quando a emissora completou 50 anos.

Unidade móvel
A Rádio Nereu Ramos foi a primeira emissora de SC a utilizar uma unidade móvel de freqüência modulada para reportagens. Cheguei a transmitir jogos junto ao alambrado com a unidade móvel quando ocorriam problemas com as linhas de transmissão. Na foto de 1965 quando eu estava começando na Rádio Nereu Ramos aparecem Rubens Olbrisch, hoje diretor da Rádio Antena 1 FM de Blumenau, Luiz Perroni Pereira (Edson Luis) atualmente colunista do Diário do Iguaçú, Celso Goulart (mensageiro), Braulino Melo (motorista, conhecido como homem do cupim, falecido), Edemar Annuseck e Israel Correa, um dos mais brilhantes locutores comerciais do sul do país, já falecido.

Nosso time
Tínhamos um time de futebol que sempre recebia convites para se apresentar nos bairros de Blumenau. E depois dos jogos muita festa com churrasco, caldo de peixe e é claro coisa tradicional em Blumenau, muita cerveja. Na foto uma das equipes da Rádio Nereu Ramos que tinha da esquerda para a direita: Frederico Capela (massagista), Gilson, Edemar, Garoto, Onélio Cavaco, Hélio Vieira e Lourival Gonçalves. Agachados Nilson Fabeni, Edélcio Vieira, Antonio Flávio Allende, Nelson Zwicker e Álvaro Correia. Na foto a esquerda os colegas da Nereu no dia do Radialista quando se realizou um torneio no Estádio Proletário do saudoso Amazonas Esporte Clube. Aparecem em pé da esquerda para a direita Seo Cícero (Cobrador da rádio, já falecido), Lourival Gonçalves (falecido), Odilon Vieira, eu, Arno Cavilha, Evilásio Silva (Sabão, já falecido), Rubens Olbrisch, Alírio Barth, Cláudio Pacheco e Cacaréco. Abaixados Waldir Wandal, Álvaro Correa, Jota Hugo, Nilson Fabeni, Nelson Zwicker e Doronel Camilo.

Craque da semana
Em 1969 escolhíamos o melhor jogador da rodada ou os melhores após cada partida do Campeonato Catarinense. Na foto reunimos jogadores do Grêmio Esportivo Olimpico na Churrascaria da Proeb (onde hoje se localiza a Vila Germância, local da Oktoberfest). Esses eventos ocorriam sempre as segundas feiras e eram muito concorridos. Na foto aparecem no lado esquerdo o zagueiro Brito (já falecido), pessoa não identificada, o comentarista Álvaro Correa (Ex-Deputado Estadual de SC), Chico Samara (meio campista), Jorginho (ponta direita) e Mauro Longo (Meia direita). A direita o goleiro Jota Batista, o meio campista Gauchinho, Pedro José de Oliveira Lopes (locutor da Nereu e mais tarde Diretor de futebol da CBF ), Nilson Fabeni (repórter), eu e em pé Joel Brockweld (já falecido) proprietário da Churrascaria e ex- goleiro do Palmeiras de Blumenau.