quinta-feira, 25 de setembro de 2008

RIVER PLATE SAI NA FRENTE

Mesmo jogando em Montevidéu time argentino vence primeira partida contra o Defensor. River Plate jogará por empate no encontro de volta na capital argentina.

Detalhes
Esta noite em Montevidéu no Estádio Centenário o River Plate da Argentina venceu o Defensor Sporting do Uruguai por dois a um pelas oitavas-de-final da Copa Nissan Sul-Americana. O uruguaio "El loco" Abreu marcou os dois gols do River Plate e Risso descontou para o Defensor. Na arbitragem esteve Leonardo Gaciba da Silva. Venceu o River Plate com Juan Ojeda; Paulo Ferrari, Gustavo Cabral, Facundo Quiroga e Cristian Villagra; Augusto Fernández, Oscar Ahumada e Matías Abelairas; Mauro Díaz (Santiago Salcedo) e Diego Buonanotte (Martín Galmarini); Sebastián Abreu (Leonardo Ponzio). O Defensor Sporting perdeu de Martín Silva; Pablo Pintos, Jorge Curbelo, Mario Risso e Damián Suárez; Julio Marchant (César La Paglia), Pablo Gaglianone (Diego Ferreira), Miguel Amado e Diego de Souza; Rodrigo Mora (Martín García) e William Ferreira. O jogo de volta está marcado para o 2 de Outubro às 19h15 no Estádio Monumental de Nuñez em Buenos Aires.

Foto: Gentileza Diário El País, Uruguai.

SELEÇÃO BRASILEIRA CONVOCADA (*)

Esta tarde no Rio de Janeiro a CBF através do treinador Dunga divulgou a relação dos 22 jogadores convocados para os jogos contra Venezuela e Colômbia, dias 12 e 15 de Outubro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Como antecipei na segunda-feira (22) Kaká acabou sendo convocado e Ronaldinho Gaúcho está fora da lista. Pela primeira vez foi convocado Mancini da Internazionale de Milão. Estão de volta a seleção o goleiro Doni, o lateral Daniel Alves, os zagueiros Thiago Silva e Alex Costa e o atacante Alexandre Pato.

Relação
Eis os 22 convocados por Dunga: Goleiros, Júlio César (Inter de Milão)
e Doni (Roma); laterais, Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Inter de Milão), Kleber (Santos), Juan (Flamengo); zagueiros, Lúcio (Bayern de Munique) , Thiago Silva (Fluminense), Juan (Roma), Alex Costa (Chelsea); meio campistas, Gilberto Silva (Panathinaikos), Lucas (Liverpool), Josué (Wolfsburg), Anderson (Manchester United), Elano (Manchester City), Kaká (Milan), Julio Baptista (Roma), Mancini (Inter de Milão); atacantes, Robinho (Manchester City), Alexandre Pato (Milan), Luis Fabiano (Sevilla) e Jô (Manchester City).

(*) - Esta é a milésima (1.000) matéria desde a criação do blog em 20 de Fevereiro deste ano. Obrigado à todos pelo prestígio.
Edemar Annuseck

HOJE É DIA DO RÁDIO

Hoje 25 de Setembro comemora-se o Dia do Rádio, o veículo de comunicação mais instantâneo na comunicação de massas que um dia o homem inventou. No dia 21 comemorou-se o Dia do Radialista. Será que se comemorou mesmo.

Outros tempos

Sou da época em que o rádio comemorava sua data no dia 25 de Setembro, mas comemorava mesmo. Lá na terra aonde vim ao mundo – Blumenau – as emissoras de rádio saiam do ar às 13 horas nesse dia. À tarde num dos estádios da cidade – Vasto Verde, Amazonas, Guarani, Palmeiras ou Olímpico – aconteciam jogos de futebol e mais tarde futebol suíço reunindo os funcionários das rádios. Tinha até premiação. Lembro num determinado ano no Estádio Curt Hering da SD Vasto Verde, no bairro da Velha foi realizado um torneio de futebol suíço. Ganhei duas medalhas. Como artilheiro e como goleiro menos vazado. Vocês devem estar perguntando, mas como isso foi possível, artilheiro e goleiro menos vazado. É que quase todos os jogos eram decididos nas penalidades máximas. Nós que representávamos a Rádio Nereu Ramos ganhamos o torneio e eu as duas honrarias, marcando e defendendo os pênaltis para garantir o triunfo.

Comemoração

Mas a comemoração não terminava aí. À noite as emissoras promoviam jantares de confraternização para seus funcionários e colaboradores. Recordo com saudades dessas festas no Clube Blumenauense de Caça e Tiro, 25 de Julho, Guarani EC e a última na antiga sede da Nereu na Rua Ângelo Dias. O saudoso Evelásio Vieira (Lázinho), sempre homenageou os funcionários de sua empresa assim com o Flávio Rosa na Clube e Difusora, o Pfau na Alvorada.

O rádio hoje

Não sei se ainda se comemora o Dia do Rádio. Mas, essa data tem um significado importante para as comunicações no Brasil a partir de Roquete Pinto. O surgimento das primeiras emissoras, os primeiros rádios valvulados, os apresentadores, as radio novelas, os rádio atores, os programas de auditório, de humor, os noticiários e as transmissões esportivas. Tudo isso faz do rádio o veículo extraordinário que em muitas cidades trabalha nas bandas de AM, FM, Ondas Curtas em 11, 13, 16, 19, 25, 31, 49, 60 e 90 metros. Na década de 70 surgiu o Rádio FM que está firme e forte nos dias de hoje. A diferença de então para os dias atuais é muito grande. Modificou-se por inteiro o rádio. Já não se fazem mais programas de humor como Balança Mais Não Cai, Rádio PRK 30, Show de Butinadas, Ora Bolas, Show de Rádio que fizeram há alegria dos ouvintes. O rádio AM de hoje virou jornalístico e prestador de serviço. O FM uma gritaria e pornografia que os jovens adoram e que não acrescenta nada em níveis culturais. De qualquer maneira, sem a inspiração de outros dias, quero deixar registrada minha opinião sobre o Dia do Rádio, um veículo imbatível, e vai continuar por muito tempo. Agora ele já pode ser ouvido na Internet, nos telefones celulares. Assim que o rádio AM se tornar Digital também poderá ser sintonizado nos celulares com certeza. Parabéns a todos que fazem rádio no Brasil, no Dia do Rádio. É isso aí.