domingo, 23 de março de 2008

Jogadores e sua história

  • Este quadro vai mostrar jogadores e ex-jogadores que fizeram parte das minhas transmissões esportivas no rádio.

    TARCISIO TORRES.

    Nascido aos 28 dias do mês de Fevereiro de 1945 em São Ludgero, Santa Catarina, marcou época no futebol do sul do país.
    Depois de fazer o primário em Braço do Norte, o primeiro grau no Seminário Nsra. de Fátima e o segundo no Colégio D'ehon, ambos em Tubarão, Tarcísio tornou-se jogador de futebol profissional.
  • Sua carreira
  • Jogou no Hercilio Luz FC de 1961 a 1965 ao lado de grandes craques da época como o goleiro Vanderlei que passou pelo Atlético Paranaense e São Paulo, Rudimar ex-Grêmio, Triunfo, Pedrinho um dos maiores zagueiros do estado na década de 60, Márcio ponteiro direito que jogou na SE Palmeiras de São Paulo. Lá conquistou diversos campeonatos regionais e tornou-se vice-campeão estadual em 1964. Em 1965 jogou no futebol gaúcho pelas equipes do Flamengo de Caxias do Sul ,hoje Caxias e pelo Pelotas. Em 1966 retornou ao futebol de Tubarão sendo contratado pelo arqui-inimigo do Hercilio Luz o EC Ferroviário, onde também foi campeão da cidade. Em 1967 acabou sendo contratado pelo GE Olimpico de Blumenau tornando-se vice-campeão estadual no ano de 1970. Como o GE Olimpico desativou o futebol profissional, Tarcísio assinou contrato com o grande rival Palmeiras EC que mais tarde se tornaria em Blumenau EC. Lá jogou de 1971 a meados de 1972 quando deixou o futebol profissional. Tornou-se jogador na categoria amador e foi jogar no Amazonas EC, equipe da famosa Empresa Industrial Garcia. O Amazonas teve vários contratempos com enchentes que destruíram várias veezes o seu estádio e encerrou seu futebol em 1976. Enquanto jogava futebol, Tarcísio iniciou uma nova carreira no futsal onde atuou de 1972 a 2002. Nesse tempo prestava seus serviços a ARTEX, indústria textil de cama, mesa e banho de Blumenau. Tarcísio Torres que foi artilheiro catarinense em 1963 e 1970 aposentou-se em 1995, mas continuou trabalhando até 2002. Reside em Blumenau desde 1967.
  • Foto a esquerda no alto - Tarcísio no Hercilio Luz FC.
  • Foto a direita (camisa branca) o GE Olimpico. Em pé da esquerda para a direita : Edgar Lopes, Nilson, Brito, Jairzão, Mauro e Valdemar; agachados : Tarcisio, Cavalazzi, Jairiznho, Chico Samara e Tonico.
  • Segunda foto a esquerda - o EC Ferroviário de Tubarão. Em pé da esquerda para a direira Bruno, J.Batista, Jailson, Tomé, Ângelo e Ladinho; agachados : Boris, Tóia, Dufles, Reinoldo e Tarcisio.
  • Segunda foto a direita - Seleção de Futsal de Blumenau. Em pé da esquerda para a direita; Adão ( Treinador ) Deusdith, Faxinha, Malaca, Milão, Tarcisio e o massagista Mozito; Agachados : Zeca ( já falecido), Avelino, Nilson, Anísio, Vicensi e Gilmar.

Rádio, tevê e jornal

O Terceiro Tempo estréia sòmente no dia 6 de Abril na TV Bandeirantes, para todo o Brasil. Os integrantes do programa estão sendo mantidos em absoluto sigilo. Paulo Roberto Martins e Oscar Roberto Godói seriam os únicos confirmados. Quanto a Miltete nenhuma informação foi divulgada. Nos bastidores comenta-se na presença de Renata Fan. O certo é que o Rei do Gado de Muzambinho teve alterado novamente o dia de sua estréia marcada inicialmente para domingo (30).


Depois de dirigir a Secretaria de Esportes de Curitiba, o ex-goleiro Raul Plassmann, paranaense de Antonina, está de volta à televisão. O famoso goleiro da Camisa Amarela, que fixou residência em Curitiba em 2004, está comentando os jogos pela Sportv. Raul foi comentarista por muitos anos da Rede Globo de Televisão antes de ir para Londrina onde foi diretor e depois treinador do Tubarão. Raul Guilherme Plassmann iniciou sua carreira no Atlético Paranaense , passou pelo Coritiba e São Paulo, e se consagrou defendendo Cruzeiro e Flamengo.


Há quase 30 anos no jornalismo, tendo iniciado nos jornais e rádios de Jundiaí (SP), meu ex-colega de TV Jovem Pan – Milton Leite – está entre os cinco melhores locutores esportivos da televisão brasileira. Narra futebol na tevê com conhecimento absoluto do que e de quem está se reportando. Exerce a função de ser o “complemento da imagem” como poucos o fazem na telinha. A ele a minha homenagem e reconhecimento pelo profissional sério e qualificado que é.


Depois de perder uns 10 quilinhos, não para voltar a jogar futebol, mas para ficar esbelto, foi contratado um detetive para saber o que estava acontecendo. Demorou um pouco e foi descoberto que Capitão Hidalgo (foto) está nadando e fazendo hidroginástica numa academia em Curitiba. Uma senhora em volta da piscina comentou outra dia. “Como é bom acompanhar os netinhos praticando natação”. Capitão Hidalgo, conhecido pelos amigos como Mingau, não querendo aumentar a araruta, saiu de perto e foi dar braçadas de fazer inveja a qualquer Gustavo Borges.


O grande apresentador das Mais-Mais da Rádio e TV Bandeirantes de São Paulo, grande narrador esportivo, grande apresentador de programas jornalísticos, está na terra onde nasceu. Ney Costa, um dos mais importantes comunicadores do rádio e tevê do Brasil trabalha atualmente na Rádio Clube Pontagrossense que pode ser acessada no http://www.prj2.com.br/. Ney é natural de Ponta Grossa onde jovem jogou futebol e depois enveredou para a carreira artística. Ney Costa pode ser ouvido diariamente pela internet ou pelo am1080 da tradicional Rádio Clube Pontagrossense comandando as Mais, Mais. Graças a DEUS que o rádio ainda tem profissionais da qualidade de Ney Costa.

Uma questão em análise. Estaria a Internet prejudicando os jornais impressos. Como agora tenho meu próprio espaço para analisar, respondo. Sim e não. Sim, porque as notícias são colocadas nos sites com a rapidez de um raio e nos jornais aparecem estampadas no dia seguinte. Não, porque os jornais trazem amplas matérias sobre determinados assuntos que não são colocados nas páginas desses mesmos jornais na Internet. É quase como acontece com rádio e tevê. No rádio as informações são passadas de qualquer lugar e a qualquer instante dos estúdios ou pelo telefone. Na televisão há a necessidade de deslocamento de equipamentos para a transmissão ao vivo. Cada veículo de comunicação tem a sua importância. O importante mesmo é atender o interesse de todos.