quinta-feira, 6 de junho de 2013

RADIAIS E ESPORTIVAS

O futebol brasileiro continua despencando no Ranking da FIFA. E o pior é que estamos atrás do Uruguai, Dinamarca e Gana. Apesar da qualidade atual do nosso futebol, esse Ranking da FIFA não pode ser levado em consideração. Eles estão brincando com o futebol de países que tem muito qualidade e são colocados em posições não condizentes com a realidade. Um dia alguém vai ter que explicar como é feito esse Ranking. Também tem um detalhe: esse Ranking não acrescenta nada ao futebol. Eu não acredito nesses números. Vejam o ranking divulgado hoje pela entidade: 1) Espanha, 2) Alemanha, 3) Argentina, 4) Croácia, 5) Holanda, 6) Portugal, 7) Colômbia, 8) Itália, 9) Inglaterra, 10) Equador, 11) Rússia, 12) Bélgica, 13) Costa do Marfim, 14) Suíça, 15) Bósnia, 16) Grécia, 17) México, 18) França, 19) Uruguai, 20) Dinamarca, 21) Gana, 22) Brasil, 23) Mali, 24) República Tcheca e 25) Chile.

Acompanhei ontem à noite pela Internet grande parte do jogo Criciúma e Santos transmitido pela Rádio Difusora de Içara, AM910. Fique feliz ao ouvir o belo trabalho da equipe com Jaques Santos, ex-Rádio Banda B mandando bem na narração e meu amigo João Nassif comentando com a categoria de sempre. Nassif é como o vinho, quanto mais velho melhor. Parabéns ao pessoal da Difusora sempre ao lado do Criciúma.
Após ser derrotado pelo Náutico ontem à noite em Florianópolis o CR Flamengo resolveu demitir mais um treinador. Sobrou para Jorginho que enfrentou enormes dificuldades para tentar dar um padrão de jogo a equipe. A exemplo de outros clubes, a direção do Flamengo deveria primeiro examinar o elenco que tem para depois pensar em demitir o treinador. Ninguém faz milagres. Um bom “omelete” só pode ser feito com ovos e não com as cascas do ovo.

A torcida do São Paulo protestou depois que o time perdeu ontem à noite para o Goiás no Morumbi deixando a liderança do Campeonato Brasileiro. Chegaram a gritar o nome de Muricy Ramalho e foram mais além: é obrigação do clube ganhar o Campeonato deste ano já que o começo de temporada não correspondeu à expectativa.

A Rádio Guaíba de Porto Alegre, emissora da Rede Record de Televisão segue fazendo um bom trabalho no rádio esportivo gaúcho sob o comando de Luís Carlos Reche. Há décadas se ouvia a Farroupilha, Difusora Porto-Alegrense (hoje Bandeirantes), Guaíba e Gaúcha. Hoje o futebol da dupla Grenal tem a forte cobertura da Guaíba, Gaúcha, Bandeirantes e da Rádio Grenal (ex-Pampa). Apesar de todas as dificuldades relacionadas à publicidade essas emissoras não perderam o ritmo, ao contrário continuam honrando e dignificando o rádio gaúcho.

Os uruguaios prestigiaram sua Seleção no amistoso de ontem contra a França na vitória por um a zero, gol de Suarez. O Estádio Centenário recebeu aproximadamente 40 mil pessoas mesmo o jogo sendo realizado às 16 horas locais. Agora o Uruguai vai enfrentar a Venezuela em Puerto Ordaz buscando a vitória e pensando na classificação para a Copa do Mundo.
Os altos custos da Copa do Mundo não vão permitir as emissoras de rádio do Brasil estarem presentes “in loco” em todos os jogos. Como vem acontecendo já nas últimas competições basicamente só os jogos do Brasil será feitos do estádio. Os demais deverão acontecer a partir do IBC (International Broadcasting Center) a ser instalado no Rio Centro. Lamentável isso, pois o alto custo dos direitos deveria fazer com que a FIFA dê condições a se transmitir dos estádios e não dos estúdios. Aliás, em 2010 na Copa do Mundo da África do Sul uma conhecida emissora que segundo o Ibope liderança a audiência comprou os direitos e transmitiu todos os jogos aqui do Brasil mesmo. Depois reclamam que está difícil conseguir anunciantes para o futebol. O rádio precisa mudar sua mentalidade, investir mais em transmissões ao vivo e não querer lucrar mais do que recebe dos patrocinadores. É muita mentira jogada no ar.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Parabéns Edemar por nos deixar sempre atualizados com nosso esporte.
Assim podemos saber das novidades e o que aconteceu em cada rodada.
Abraços
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau