quinta-feira, 16 de maio de 2013

FUTEBOL, RÁDIO E TELEVISÃO

"Lavo as minhas mãos"
A conduta do trio de arbitragem no jogo Corinthians e Boca Juniors prejudicial ao time brasileiro foram repercutidas pelos jornais argentinos e até pela Conmebol. Resta saber se Carlos Amarilla e seus assistentes serão devidamente analisados e punidos pelo erros gritantes que cometeram. O problema das arbitragens é mundial e precisa uma solução.


Sem Alex sua principal estrela o Coritiba FC que no domingo conquistou o Tetracampeonato Paranaense deu um vexame sem tamanho na noite de ontem em Manaus pela Copa Brasil. Foi goleado pelo incipiente time do Nacional por quatro a um e os números poderiam ser ainda maiores. Vai ter dificuldades para reverter a situação no jogo de volta.
 
O rádio esportivo brasileiro sempre teve problemas relacionados na composição de frases de narradores, comentaristas e repórteres. Já se ouviu o “al depois”, “por mais paradoxal que possa parecer”, “soltou a jogada”, “subiu de cabeça” entre outras coisas. Na terça-feira acompanhei o jogo Palmeiras e Tijuana pela televisão e também pelo rádio que é meu costume. Ouvi duas novas pérolas de repórter e narrador: “subiram pelo alto” e “sangue na veia não adianta mais”.
 
O Grêmio Porto Alegrense decide esta noite em Bogotá no El Campin sua continuidade na Copa Libertadores da América. Sem poder contar com Vanderlei Luxemburgo (suspenso) no banco o time tricolor que venceu o primeiro jogo por dois a um terá pelo menos que empatar para garantir sua classificação as quartas-de-final. O Grêmio está em Bogotá desde a quarta-feira (8) da semana passada para se adaptar a altitude da capital colombiana (2.600 metros).
 
O futebol paulista está fora da Copa Libertadores da América deste ano. São Paulo, Palmeiras e Corinthians nessa ordem foram eliminados nas oitavas-de-final. Nossas esperanças agora ficam por conta de Atlético Mineiro e Fluminense já classificados e quem sabe o Grêmio.
A Rede Globo de Televisão detentora dos direitos de transmissão em todas as áreas para a Copa das Confederações e Copa do Mundo está autorizando as emissoras que não transmitirão os jogos a realizarem cobertura nos treinamentos. A princípio esta autorização está liberada para a Copa das Confederações.

Quem ainda não assistiu sugiro que dê uma olhada no “Bola dividida” programa de esportes comandado por Silvio Luiz na Redetv que conta com a presença de Juarez Soares, Luis Ceará e da ex-Miss Brasil Priscila Machado. Lá se discute as coisas do futebol com jornalistas ao contrário da maioria dos canais que hoje deu cartão vermelho para os jornalistas e utiliza-se de jogadores, quase sempre despreparados para tais programas: ”Quem sabe, sabe quem não sabe precisa bater palmas para quem sabe”, já dizia Nelson Rodriguez. Como escreve o Flávio Ricco “pena que o programa não tenha maior tempo de duração”.

Nenhum comentário: