quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A REALIDADE DO NOSSO FUTEBOL

O calendário do futebol brasileiro tem sido motivo de reclamação todos os anos sem que se faça algo para solucioná-lo. Os clubes reclamam, os jogadores reclamam todo mundo reclama, mas, aceita. Mesmo porque o acumulo de competições ajudam os clubes a aumentar a receita. Na verdade não há solução imediata para o que ocorre hoje. Querer adequar nosso ao calendário europeu também não vai resolver. Campeonatos regionais, Copa do Brasil, Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, jogos da seleção fazem parte do calendário anual. Os clubes em média jogam duas partidas por semana o que ocorre há décadas. A diferença está em disputar mais de uma competição ao mesmo tempo. Mas, isso não justifica Flamengo e Botafogo colocarem em campo equipes mistas para serem goleadas logo na primeira fase internacional da Sul-Americana. Se não tinham interesse em participar que permitissem outros clubes em seus lugares. O futebol brasileiro quinto lugar no ranking da FIFA está nivelado por baixo, reflexo dos maus resultados da seleção o que por extensão prejudica também os clubes. Nosso futebol que recebe cada vez menos torcedores nos estádios precisa acordar para a realidade. Assim como diminuíram a capacidade dos estádios também está diminuindo a qualidade do nosso futebol. É tempo de acordar para que não venhamos a dar vexame na Copa que vamos patrocinar. É isso aí.

2 comentários:

JASouza. disse...

Fica a minha dúvida: exemplo do Santa Cruz, de Recife, na Segundona, arrastando mais torcida que muitas agremiações da Primeira Divisão, será que o rebaixamento não é mais motivador no futebol brasileiro?
Fora a Copa do Brasil (quando convidadas), algumas equipes se concentram na disputa de uma única competição com menos desgaste...

EDEMAR ANNUSECK disse...

Edemar responde:
Grande Mestre José Alberto de Souza, futuro prefeito de Jaguarão (onde tudo começou e continua). Os clubes populares sempre tiveram maiores torcidas e quando disputam para voltar a elite, as torcidas jamais deixam de prestigiá-los. Seu questionamento vem no momento certo diante da realidade do nosso futebol. Puxei meus arquivos e fiquei com saudades dos tempos em que transmitia jogos no Morumbi, Maracanã e Mineirão com mais de 100 mil pagantes, fora os penetras. E olha que dos anos 90 prá cá a população brasileira aumentou. Os estádios tiveram a capacidade reduzida, o futebol piorou e a violência aumentou. Forte abraço grande torcedor colorado.