sexta-feira, 2 de julho de 2010

URUGUAI ELIMINA GANA

Nas penalidades máximas o Uruguai, primeiro campeão mundial (1930) derrotou Gana e classificou-se para as semifinais da Copa do Mundo para enfrentar a Holanda. Quarenta anos depois a Celeste Olimpica chega novamente as semifinais de uma Copa do Mundo. Gana perdeu a chance de definir o jogo no final da prorrogação quando perdeu uma penalidade máxima.
 
90 minutos
Foi muito equilibrado o primeiro tempo do jogo em Johanesburgo no Ellis Park. Gana terminou a primeira etapa vencendo por um a zero, gol marcado por Muntari aos 47 minutos. Nessa etapa por uma contusão no joelho o zagueiro Diego Lugano teve que ser substituído. Na fase final aos 10 minutos o Uruguai empatou com Diego Forlan cobrando uma falta. Um a um foi o placar do tempo regulamentar da partida.

Prorrogação
Nos acréscimos Gana mandou no jogo, encurralou o Uruguai e teve aos 15 do segundo tempo uma penalidade máxima a seu favor. Suárez usou a mão para evitar o gol e acabou sendo expulso. Na cobrança Gyan chutou violentamente e a bola bateu no travessão superior. A prorrogação terminou sem gols e o jogo nos 120 minutos, empatado, em um a um.

Penalidades
Na cobrança de penalidades máximas Gana permitiu duas defesas ao goleiro Mus lera e acabou sendo eliminado da Copa do Mundo. Quatro a dois foi o placar final nos pênaltis. Para o Uruguai marcaram Forlan, Victorino, Scotti e El Loco Abreu. O zagueiro Scotti errou chutando por cima. Para Gana marcaram Gyan e Appiah enquanto que Mensah e Adiyiah cobraram para o goleiro uruguaio defender.

Súmula
Jogou o Uruguai e se classificou com Muslera; Fucile, Maxi Pereira, Diego Lugano (Scotti) e Victorino; Diego Perez, Arévalo, Álvaro Fernandez (Lodeiro) e Cavani (El Loco Abreu); Diego Forlan e Suárez. Gana (último país africano na Copa) foi eliminado de Kingson; Pantsil, Vorsah, Sarpei e John Mensah; Annan, Prince Boateng, Inkoom (Appiah) e Muntari (Adiyiah): Asamoah e Gyan. Dirigiu a partida o português Olegário Benquerença.
 
Amanhã
Fechando as quartas-de-final teremos amanhã às 11 horas o aguardado jogo entre Alemanha e Argentina, duas campeãs mundiais. A partida será realizada na Cidade do Cabo no Green Point Stadium. Às 15h30 se enfrentarão Paraguai e Espanha no Ellis Park de Johanesburgo.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Edemar
Só temos que dar parabéns ao Uruguai pela classificação, lutou como sempre. Os Ganenses também foram bravos guerreiros, tiveram uma chance incrivél, mas futebol é assim mesmo.
Avante celeste.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau