quarta-feira, 10 de setembro de 2008

BRASIL EM BUSCA DA AFIRMAÇÃO

Depois do triunfo em Santiago a Seleção Brasileira volta a campo esta noite contra a Bolívia. Poderá ser o jogo de afirmação contra uma seleção que está em último lugar na Eliminatórias. Todos falam em goleada para que de uma vez por todas se dê crédito ao trabalho que vem sendo feito. Teremos outras três partidas fechando a oitava rodada do primeiro turno.

Brasil x Bolivia
O jogo desta noite começará às 21h50 no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão no Rio de Janeiro com capacidade para 45 mil torcedores. Foram colocados à venda 29 mil ingressos ao público e destinados 1.000 para os profissionais de rádio, tevê e jornais, 6.000 corporativos, 4.000 gratuidade, e 5.000 para contratos, parceiros e patrocinadores. Como se vê uma verdadeira festa já anunciada antes da bola rolar. Os gratuitos são destinados a pessoas com idade superior a 65 anos e menores de 12 anos acompanhados e com identidade. Esses serão distribuídos no dia de hoje. Agora convenhamos, há exagero em relação aos ingressos destinados a corporativos, parceiros, patrocinadores e contratos.

Os times
O Brasil deverá começar com Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e Juan; Lucas, Josué, Diego e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Luis Fabiano. A Bolívia terá Arias; Hoyos, Raldes, Rivero e Ignacio García; Jesús Gómez, Ronald García, Robles e Vaca; Moreno e Botero. O árbitro será o equatoriano Alfredo Intriago.

Confrontos
Brasileiros e bolivianos já se enfrentaram 24 vezes. Ganhamos 18 jogos, empatamos 2 e perdemos quatro. Marcamos 86 gols e sofremos 23. Em Eliminatórias foram 11 partidas com 7 vitórias brasileiras, 2 empates e 2 derrotas. O primeiro jogo entre Brasil e Bolívia aconteceu no dia 22 de Julho de 1930 na primeira Copa do Mundo disputada no Uruguai. Vencemos por quatro a zero, com gols de Preguinho (2) e Moderato (2). Apitou o jogo J. Ballway da França. O Brasil alinhou Veloso; Zé Luis e Itália; Hermógenes, Fausto e Fernando; Benedito, Russinho, Carvalho Leite, Preguinho e Moderato. A Bolívia perdeu com Bermudez; Durandal, Ciavarria e Sains; Lara, Valderrama, Ortiz, Bustamante e Mendez; Alborta e Fernandez. O último jogo ocorreu no dia 9 de Outubro de 2005 pelas Eliminatórias a Copa da Alemanha. Houve empate em um a um no Estádio Hernando Siles em La Paz que teve arbitragem do uruguaio Jorge Larrionda. Juninho Pernambucano marcou para o Brasil aos 24 do primeiro tempo e Castillo empatou aos 49. O Brasil jogou de Júlio César; Cicinho, Luisão, Roque Junior e Gilberto (Gustavo Nery); Gilberto Silva, Renato (Alex), Juninho Pernambucano (Julio Baptista) e Ricardinho; Robinho e Adriano. O técnico brasileiro foi Carlos Alberto Parreira. A Bolívia alinhou Arias; Jáuregui, Vaca e Ronald Raldez; Miguel Angel Hoyos (Castillo), Angulo, Baldivieso e Galindo; Botero (Líder Paz) e Gutierrez (Pachi).

Peru x Argentina
Animado pela vitória de sábado sobre a Venezuela o Peru promete surpreender a Argentina esta noite no Estádio Monumental de Lima. Carlos Amarilla do Paraguai vai apitar e a Argentina não terá Abbondanzieri que se contundiu no sábado, Tevez que foi expulso e Mascherano que cumpre automática. Alfio Basile escalou o time com Carrizo; Zanetti, Coloccini, Demichelis e Daniel Díaz; Jonás Gutiérrez, D´Alessandro e Riquelme; Di Maria e Agüero. O Peru deverá jogar de Butrón; Prado, Zambrano, Rodríguez e Juan Vargas; Torres, La Haza, Solano e Alva; Chaves e Fano.

Chile x Colômbia
Depois da derrota para o Brasil a ordem no Chile é vencer a Colômbia esta noite no Estádio Nacional. Marcelo Bielsa não terá Valdívia expulso no jogo de domingo. O Chile iniciará o jogo de Claudio Bravo; Gary Medel, Gonzalo Jará e Ismael Fuentes; Arturo Vidal, Marco Estrada, Roberto Cereceda e Alexis Sánchez; Humberto Suazo Mark González. A Colômbia só será escalada momentos hoje à tarde pois tem pelo menos quatro desfalques em relação ao time que perdeu para o Uruguai. Vai dirigir a partida Jorge Larrionda do Uruguai.

Uruguai x Equador
A torcida uruguaia promete lotar o Estádio Centenário na partida de hoje contra o Equador. O triunfo no sábado em Bogotá deixou o Uruguai em quarto lugar e hoje estaria classificado para jogar a Copa na África do Sul. O Uruguai estará em campo com Castillo; Bruno Silva, Diego Lugano, Diego Godín e Martín Cáceres; Eguren, Gargano, Cristian Rodríguez e Ignacio González; Carlos Bueno e Diego Forlán. O Equador deverá formar com Cevallos; Jesús, Espinoza, Iván Hurtado e Isaac Mina; Walter Ayoví, Segundo Castillo, Antonio Valencia e Edison Méndez; Joffre Guerrón e Felipe Caicedo. Oscar Ruiz da Colômbia será o árbitro do jogo.

Um comentário:

Roda disse...

Edemar,

Lancei o seguinte desafio no meu blog: Para que lado o Brasil costuma atacar no segundo tempo (no Maracanã) e contra qual adversário o campo é invertido e porque?

Se souber a resposta, deixe sua mensagem lá no Arquibaldo