Conversando outro dia com conhecido publicitário o
assunto girou em torno do investimento que se faz em publicidade nas
transmissões do futebol e esportes olímpicos na televisão. Não disponho de números
do quanto se gasta pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.
O que se tem informação é que as publicidades pagam os direitos de exibição dos
jogos do Brasileirão e com o aumento exigido pelos clubes nos dois últimos anos
com certeza afetaram no lucro da televisão. Com as quotas que recebem e mais as
publicidades estampadas nas camisas os clubes pagam por um futebol de qualidade
discutível. Falamos da queda de audiência das transmissões especialmente do
Campeonato Paulista. Ai meu amigo bradou: “o problema não é especificamente o
Paulistão, o problema passa pelos jogos de pouca qualidade mostrados pela
televisão e que está afastando cada vez mais os torcedores dos estádios. A
televisão mostra campeonatos sem nenhuma expressão e esportes que poucos
brasileiros conhecem”, emendou. E foi além: “Os investimentos publicitários no
esporte poderão sofrer grandes mudanças após a Copa do Mundo se não formos os
vencedores. E Jogos Olímpicos no Brasil é mais pra americano, inglês e africano
ver e ganhar, já que nós brasileiros não passamos de meros coadjuvantes”, finalizou.
Torço para que seu ponto de vista não se confirme. Isso afetaria especialmente
o nosso mais laureado e popular esporte. Quanto aos Jogos Olímpicos tenho que
concordar. Vai demorar ainda muito tempo para que nos tornemos uma potência
olímpica se é que isso um dia vai mesmo acontecer. É isso aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário