domingo, 4 de dezembro de 2011

A FESTA É DO CORINTHIANS

Pela quinta vez o SC Corinthians Paulista conquistou neste domingo o Campeonato Brasileiro da Série “A”. Na rodada final dependia só do empate e foi o que ocorreu no clássico diante do Palmeiras que terminou empatado em zero a zero. Foi um jogo que teve poucas emoções. O Palmeiras foi melhor no tempo inicial quando chutou sete bolas contra o gol corinthiano. O Timão ficou preso em seu meio campo com poucos ataques. O Palmeiras conseguia parar o adversário com faltas na sua intermediária. Na fase final voltou melhor o Corinthians que ainda beneficiado com a expulsão de Valdívia logo aos 5 minutos não conseguiu marcar. O Palmeiras ainda teve uma bola de Fernandão na trave. O Corinthians teve as expulsões de Wallace e Leandro Castán. No Palmeiras além de Valdívia, também João Vitor foi expulso. Pra variar o tempo fechou no final do jogo com empurrões e agressões. Apitou Wilson Luiz Seneme. Renda; R$ 1.326.367 com 36.708 pagantes. O Corinthians que homenageou seu ídolo Sócrates (falecido neste domingo) antes do jogo foi campeão pela quinta vez alinhando Júlio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Wallace, Paulinho e Alex; Jorge Henrique (Moradei), Willian (Chicão) e Liedson (Edenílson). O Palmeiras formou de Deola; Cicinho (Maikon Leite), Thiago Heleno, Leandro Amaro e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (João Vitor) e Valdivia; Luan e Ricardo Bueno (Fernandão).

No Engenhão Vasco da Gama e Flamengo empataram em um a um. Diego Souza marcou para o Vasco e Renato Abreu empatou para o Flamengo. Arbitragem de Péricles Bassols Pegado Cortez que expulsou Renato Abreu do Flamengo. Renda: R$ 1.261.440 com 34.064 pagantes.  ***** Em Mogi Mirim o São Paulo goleou o time de reservas do Santos por quatro a um. Luis Fabiano (2), Cícero e Lucas fizeram os gols, Elano descontou. ***** No Beira-Rio o Internacional com D´Alessandro de penalidade máxima marcando, derrotou o Grêmio por um a zero garantindo sua classificação para a Copa Libertadores da América. ***** Fluminense e Botafogo empataram em um a um jogando em Volta Redonda. Fred fez o gol tricolor e Felipe Menezes para o time alvinegro. ***** No clássico mineiro o Cruzeiro escapou do rebaixamento goleando o Atlético por seis a um. Roger, Leandro Guerreiro, Anselmo Ramon, Fabrício, Wellington Paulista e Everton marcaram para o time vencedor, Réver contra para o Galo.  ***** No clássico paranaense o Atlético derrotou o Coritiba na Arena por um a zero, gol de Guerrón, mas não evitou o rebaixamento. ***** Por dois a um o Bahia venceu o Ceará rebaixando o time cearense. Camacho e Lulinha golearam para o Bahia, Felipe Azevedo fez o gol de honra do Ceará. ***** Avaí e Figueirense jogando na Ressacada empataram em um a um. Diogo Orlando para os azurras, Heber para o Furacão da Ilha marcaram. ***** No Serra Dourada o Atlético Goianiense goleou o América por cinco a um. Felipe, Márcio de falta, Gilson, Anaílson e Paulo Henrique foram os goleadores do Dragão, Paulo Henrique contra descontou para o Coelho.
Na classificação final o Corinthians campeão somou 71 pontos seguido do Vasco da Gama vice-campeão com 69. Na sequência ficaram Fluminense 63, Flamengo 61, Internacional 60, São Paulo 59, Figueirense 58, Coritiba 57, Botafogo 56, Santos 53, Palmeiras 50, Grêmio e Atlético Goianiense 48, Bahia 46,  Atlético Mineiro 45, Cruzeiro 43, Atlético Paranaense 41, Ceará 39, América 37 e Avaí 31.
Além do Santos campeão da Libertadores deste ano, Vasco da Gama campeão da Copa do Brasil, Corinthians campeão brasileiro, Fluminense, Flamengo e Internacional garantiram vaga na Copa Libertadores de 2012. Para a Copa Sul-Americana de 2012 classificaram-se São Paulo, Figueirense, Coritiba, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Goianiense e Bahia. Foram rebaixados Atlético Paranaense, Ceará, América e Avaí. Subiram para a Série “A” de 2012 Portuguesa de Desportos, Náutico, Ponte Preta e Sport Club Recife.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Parabéns ao SC Corinthians pelo campeonato regular que fez.
Com isso após 27 rodads em primeiro lugar, nada mais justo que o Timão fosse o campeão.
Eu como vascaíno reconheço os méritos do Corinthinas e o meu Vasco, nossa imensa torcida apesar de ser zuada pelo flamenguistas, este ano o Clube voltou a nos orgulhar.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.