domingo, 9 de outubro de 2011

FALTA FUTEBOL, SOBRAM CRÍTICAS

O que eu tinha previsto para o futebol que se pratica hoje no Brasil está ocorrendo em larga escala. Treinadores se exaltando pelo comportamento defensivo dos times adversários, pelo excesso de jogos e no caso da Seleção Brasileira pela falta de qualidade dos convocados. Ontem depois de perder para o Coritiba, Celso Roth deitou falação chamando de “gênio” quem fez o calendário deste ano. Ué, só agora o técnico do Grêmio descobriu isso. E essa de excesso de jogos é desculpa para maus resultados. Os clubes brasileiros disputam duas partidas semanais há muito tempo. Outra crítica foi de Caio Jr. treinador do Botafogo depois do empate com o Bahia. Ele afirmou: “Reconheço que o Bahia é um time perigoso, mas, hoje praticou o anti-jogo com faltas seguidas e seus gols saíram de bola parada”. Jogar fechado tentando garantir resultados tornou-se comum no futebol especialmente por parte dos visitantes.

A Seleção voltará a jogar amistosamente nesta terça-feira (11) contra o México sem o goleiro Júlio César dispensado por contusão. Outro que teve problemas no jogo contra a Costa Rica foi o lateral Fábio. Aliás, nunca o tinha visto em ação e confesso que jogador que chega ao lado da área para cruzar e cruza sem olhar se tem alguém na área, não pode jogar numa seleção. Não é crítica, é o que vi esse moço fazer no primeiro tempo do jogo.
Opinião
Todos tem o direito de reclamar quando as coisas não vão bem, mas, Celso Roth teve um comportamento que mostra a intranquilidade no cargo. Foi contratado para levar o Grêmio as primeiras posições do campeonato e de preferência ganhar uma vaga para a Copa Libertadores. Como isso parece distante, aproveitou o momento para criticar.

Já Caio Junior perdeu uma grande chance de ficar calado. Se o adversário (Bahia) jogou fechado porque ele não orientou seu time para furar esse bloqueio. É que infelizmente os treinadores brasileiros de hoje falam muito e não conseguem colocar em prática suas filosofias. Durante as partidas ficam a beira do gramado tentando orientar seus jogadores, mas, seus gritos poucas vezes chegam aos ouvidos dos atlétas. O que falta aos times são esquemas de jogo, jogadas ensaiadas e o mais importante, jogadores com habilidade e qualidade para furar defesas fechadas.
Na Seleção, Mano Menezes está exagerando nas convocações. Hoje qualquer jogador, eu disse qualquer jogador, está sendo chamado para jogar ou ser testado. Ou falta conhecimento ao treinador ou cumpre determinações superiores. Preparar uma seleção para uma Copa do Mundo é uma coisa, convocar dezenas e dezenas de jogadores é outra. Ainda bem que o Brasil não precisou disputar as Eliminatórias para a Copa de 2014. Vamos deixar assim, por enquanto, que é melhor para todos. É isso aí.

Um comentário:

JASouza. disse...

Apenas um reparo em suas observações: Celso Roth foi contratado para tirar o Grêmio das proximidades da zona de rebaixamento, o que já conseguiu. O resto portanto é lucro.
Aliás, diz-se por aqui que a dupla Grenal deveria se cotizar para mantê-lo permanentemente à disposição...