sábado, 2 de julho de 2011

MORREU O PAI DA COPA SÃO PAULO DE JUNIORES

Faleceu nesta sexta-feira aquí em São Paulo  o Professor Fábio Lazzari, 80 anos, criador da Copa São Paulo de Futebol Junior. Fábio foi submetido a uma cirurgia cardíaca após sofrer enfarte no dia de ontem e acabou falecendo. Seu sepultamento aconteceu esta tarde no Cemitério da Quarta Parada com a presença de familiares e amigos.

Quem foi
Fábio Lazzari nasceu em São Paulo. Cursou História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (SP) e formou-se em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (SP). Na vida universitária, foi vice-presidente do Grêmio da Faculdade de Filosofia da USP, presidente da Associação Atlética Acadêmica e do Centro Acadêmico da Faculdade Cásper Líbero, onde também criou a Academia de Letras. Na vida profissional, exerceu o cargo de redator e assessor de imprensa na Câmara Municipal de São Paulo; foi o diretor de promoções esportivas e de lazer na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo por vinte anos, onde criou, entre outros eventos, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na Federação Paulista de Futebol, ocupou o cargo de gerente administrativo e foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Handebol. Foi entre 1991 e 2011, presidente da Federação Paulista de Handebol.

Copa São Paulo
Como Diretor do DEPEL (Departamento de Promoções Esportivas e de Lazer) da Secretaria Municipal de Esportes, o professor Fábio Lazzari criou em 1969 a Taça São Paulo de Futebol Juvenil, mais tarde modificada para Copa São Paulo de Futebol Junior. Sem dúvida o torneio que mais jogadores revelou no futebol brasileiro desde a sua criação. Conheci Fabio Lazzari, (um gentleman) em 1974 e de 1976 a 1990 fomos companheiros de trabalho na Secretaria Municipal de Esportes. Ele como Diretor do DEPEL e eu na Assessoria de Imprensa inicialmente com o saudoso Caio Pompeu de Toledo depois Sérgio Barbour, Roberto Roth, Mendonça Falcão, Nelson Guerra e outros. Fábio Lazzari era o grande comandante de uma brilhante equipe que organizava os grandes eventos que a SEME promovia. Depois que deixou a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo continuou contribuindo com o esporte na Federação Paulista de Futebol, Confederação Brasileira de Handebol e foi presidente da Federação Paulista de Handebol.

Nenhum comentário: