quarta-feira, 18 de junho de 2008

THURAM E MAKELELE: FORA DA SELEÇÃO

A derrota da França para a Itália na noite de ontem e a conseqüente eliminação dos “blues” da Eurocopa também encerrou a presença de dois importantes jogadores. Lílian Thuram e Claude Makelele confirmaram suas despedidas da Seleção Francesa de Futebol. O site da UEFA registra a retirada dos dois craques.
Replay
Os dois jogadores já haviam anunciado em outra ocasião suas despedidas da seleção, reconsiderando depois e regressado para, ao lado de Zinédine Zidane, ajudarem a França na Copa do Mundo de 2006. Desta feita, contudo, a sua decisão deverá ser irreversível. A derrota por 2-0 frente à Itália, que deixou a França no último lugar do Grupo C, com apenas um ponto em três jogos, não seria certamente a despedida que estes dois nomes grandes da história do futebol anteviam e desejavam.
Recorde
Makelele, que somou no jogo desta terça-feira, frente aos campeões do Mundo, a sua 71ª internacionalização, disputou os 90 minutos dos três jogos da França no UEFA EURO 2008. Thuram assistiu ao encontro a partir do banco de suplentes, depois de ter sido titular frente à Roménia e à Holanda. Com esses jogos que lhe permitiu elevar o seu recorde de presença na seleção francesa para 142 e, ao mesmo tempo, estabelecer a marca sem precedentes de 16 jogos disputados em fases finais de Campeonatos da Europa. "Tenciono continuar a jogar [a nível de clubes], mas ainda não sei onde", revelou Thuram, atualmente no FC Barcelona.
Jogadores importantes
Thuram, 36 anos, estreou-se pela seleção francesa em 1994 e foi um elemento indispensável nas conquistas do Campeonato do Mundo de 1998 e do Campeonato da Europa de 2000. O zagueiro ganhou definitivamente o coração dos franceses ao marcar dois gols num curto espaço de tempo, que deram à França o triunfo por 2-1 sobre a Croácia no Mundial de 1998. Curiosamente os dois únicos gols que marcou com a camisa da seleção. Makelele, por seu lado, nasceu na República Democrática do Congo, mas estreou-se pela sua nação adotiva em 1995, diante da Noruega. Depois de não participar nos triunfos de 1998 e 2000, o jogador do Chelsea FC afirmou-se como peça vital da seleção francesa, participando em dois Campeonatos do Mundo e em outros tantos Campeonatos da Europa.

Nenhum comentário: