domingo, 23 de março de 2008

Jogadores e sua história

  • Este quadro vai mostrar jogadores e ex-jogadores que fizeram parte das minhas transmissões esportivas no rádio.

    TARCISIO TORRES.

    Nascido aos 28 dias do mês de Fevereiro de 1945 em São Ludgero, Santa Catarina, marcou época no futebol do sul do país.
    Depois de fazer o primário em Braço do Norte, o primeiro grau no Seminário Nsra. de Fátima e o segundo no Colégio D'ehon, ambos em Tubarão, Tarcísio tornou-se jogador de futebol profissional.
  • Sua carreira
  • Jogou no Hercilio Luz FC de 1961 a 1965 ao lado de grandes craques da época como o goleiro Vanderlei que passou pelo Atlético Paranaense e São Paulo, Rudimar ex-Grêmio, Triunfo, Pedrinho um dos maiores zagueiros do estado na década de 60, Márcio ponteiro direito que jogou na SE Palmeiras de São Paulo. Lá conquistou diversos campeonatos regionais e tornou-se vice-campeão estadual em 1964. Em 1965 jogou no futebol gaúcho pelas equipes do Flamengo de Caxias do Sul ,hoje Caxias e pelo Pelotas. Em 1966 retornou ao futebol de Tubarão sendo contratado pelo arqui-inimigo do Hercilio Luz o EC Ferroviário, onde também foi campeão da cidade. Em 1967 acabou sendo contratado pelo GE Olimpico de Blumenau tornando-se vice-campeão estadual no ano de 1970. Como o GE Olimpico desativou o futebol profissional, Tarcísio assinou contrato com o grande rival Palmeiras EC que mais tarde se tornaria em Blumenau EC. Lá jogou de 1971 a meados de 1972 quando deixou o futebol profissional. Tornou-se jogador na categoria amador e foi jogar no Amazonas EC, equipe da famosa Empresa Industrial Garcia. O Amazonas teve vários contratempos com enchentes que destruíram várias veezes o seu estádio e encerrou seu futebol em 1976. Enquanto jogava futebol, Tarcísio iniciou uma nova carreira no futsal onde atuou de 1972 a 2002. Nesse tempo prestava seus serviços a ARTEX, indústria textil de cama, mesa e banho de Blumenau. Tarcísio Torres que foi artilheiro catarinense em 1963 e 1970 aposentou-se em 1995, mas continuou trabalhando até 2002. Reside em Blumenau desde 1967.
  • Foto a esquerda no alto - Tarcísio no Hercilio Luz FC.
  • Foto a direita (camisa branca) o GE Olimpico. Em pé da esquerda para a direita : Edgar Lopes, Nilson, Brito, Jairzão, Mauro e Valdemar; agachados : Tarcisio, Cavalazzi, Jairiznho, Chico Samara e Tonico.
  • Segunda foto a esquerda - o EC Ferroviário de Tubarão. Em pé da esquerda para a direira Bruno, J.Batista, Jailson, Tomé, Ângelo e Ladinho; agachados : Boris, Tóia, Dufles, Reinoldo e Tarcisio.
  • Segunda foto a direita - Seleção de Futsal de Blumenau. Em pé da esquerda para a direita; Adão ( Treinador ) Deusdith, Faxinha, Malaca, Milão, Tarcisio e o massagista Mozito; Agachados : Zeca ( já falecido), Avelino, Nilson, Anísio, Vicensi e Gilmar.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Edemar
Bela matéria sobre o grande jogador Tarcisio Torres. Eu tive oportunidade de vê-lo jogar pelo Olímpico, Palmeiras e Amazonas.
Em todas as equipes ele foi brilahnte. Como jogador do Amazonas atuou de 1972 até 1974, quando a Empresa Artex, acabou com o clube e aterrou seu magnifíco estádio. Depois Tarcisio "Cabeça" como era carinhosamente chamado, atuou pela Associação Artex. Também jogou com brilahntismo Futebol de Salão. Também trabalhei com Tarcisio durante exatos 20 anos, e neste período, atuei centenas de vezes ao seu lado em torneios da Empresa.
Adalberto Day Cientista Social e pesquisador da História em Blumenau.
www.adalbertoday.blogspot.com