sábado, 12 de abril de 2008

CBF um passo a frente

A Confederação Brasileira de Futebol já efetua registro e transferência de jogadores pelos meios eletrônicos desde o ano passado, mais precisamente 27 de Novembro. O sistema está sendo utilizado na Copa do Brasil e nos Campeonatos Estaduais para facilitar registro e transferência de jogadores. Agora nossa tecnologia acaba de ser apresentada ao oficial do Escritório de Desenvolvimento da FIFA, Harold Mayne-Nicholls que é também o presidente da Federação Chilena de Futebol.
Na cerimônia de lançamento, nesta quinta-feira, na sede da CBF, o coordenador da Escola Brasileira de Futebol, João Gomide, fez uma exposição em que foi simulada a transferência de um jogador de um clube do Rio Grande do Sul para outro do Pará. O processo, que antes demandaria horas, viagens e emissão de centenas de documentos, foi concluído on-line, em minutos, com as duas Federações se intercomunicando e controlado virtualmente pela CBF - todo o processo é resumido no documento eletrônico DURT-E.
O sistema implantado pela CBF - chancelado pelo Projeto GOAL da FIFA, que criou a Escola Brasileira de Futebol - é pioneiro na América do Sul, adotado por poucas Federações no mundo, e igualmente único pela possibilidade de os clubes também poderem interagir no processo eletrônico. Harold Mayne-Nicholls acompanhou atentamente a demonstração, ao lado do presidente Ricardo Teixeira, e ao final elogiou muito o trabalho desenvolvido pela CBF. O oficial do Escritório de Desenvolvimento vai sugerir à FIFA que adote o sistema implantado no Brasil como referência no projeto-piloto que a entidade está desenvolvendo para regular as transferências internacionais.
- A implantação desse sistema nas transferências internacionais possibilita, além de maior transparência e mais agilidade, que se levante com mais clareza toda a história contratual do jogador, o que poderá também trazer benefícios financeiros ao clube formador, o que é previsto legalmente. Foto extraida do site www.cbfnews.com.br

Nenhum comentário: