quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O TOBOGÃ DO PACAEMBU!

Uma das matérias mais acessadas do meu blog, publicada em 20 de Abril de 2010.

Quem nunca esteve no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) talvez não saiba o que é o “Tobogã”. O estádio inaugurado em 27 de Abril de 1940 e prestes a completar 70 anos teve sua arquitetura modificada no governo Paulo Maluf em 1970 com a demolição da Concha Acústica e a construção do “Tobogã”, uma arquibancada com capacidade para 15 mil pessoas.

Concha Acústica
Essa obra foi erguida em 1958 em homenagem aos Campeões do Mundo da Suécia. Foi demolida em 1970 após a conquista do tricampeonato mundial no México. Na foto um lance de Pelé contra Gilmar no clássico Corinthians e Santos aparecendo ao fundo a Concha Acústica. Nela lia-se a inscrição: "Salve os Campeões do Mundo".

Capacidade
Na época o estádio teve elevada sua capacidade para 70 mil lugares. Hoje essa capacidade está reduzida à 40.199 torcedores, mas, há muito tempo esse número não é alcançado. A construção na época aumentou o espaço para o torcedor, mas, deixou o estádio com suas linhas diferenciadas. Lembro ao tempo do saudoso Caio Pompeu de Toledo, na época Secretário Municipal de Esportes, quando aventou-se a demolição do estádio. O projeto englobava um estádio moderno que teria em sua parte inferior um shopping e com isso o aproveitamento de uma das áreas mais valorizadas da cidade de São Paulo.

Matéria
Atendo com isso a curiosidade do meu amigo Engenheiro José Alberto de Souza de Porto Alegre, o "Poeta das Águas Doces". E acrescento: o “Tobogã” não pode ser utilizado para a manifestação de torcedores subindo e descendo no afã de comemorar gols. Isso seria perigoso demais já que o local é bastante inclinado como as fotos podem mostrar.

Um comentário:

JASouza. disse...

Fico feliz pela repercussão alcançada por essa matéria e pelo reconhecimento de minha sugestão.