sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MORREU MAIS UM CAMPEONÍSSIMO


Em pé da esquerda para a direita: Nilson Greul, Eudes,
Robertão, Barreira, Romeu, Paraguaio, Paraná, Ézio,
Orlando e Jurandir: Agachados na mesma ordem Lila,
Maqui, Quatorze, Mauro, Rodrigues, Jóca, Ronald e o
massagista Frederico Capela.
No ano que iniciei no rádio (1964) na Rádio Nereu Ramos de Blumenau o futebol local teve três clubes representando a cidade no Campeonato Estadual: Grêmio Esportivo Olímpico, Guarani Futebol Clube e Palmeiras Esporte Clube. O Guarani como campeão da cidade de 1963, o Palmeiras como vice e o Olímpico como convidado representaram Blumenau no campeonato que terminou em 1965 com o Grêmio Esportivo Olímpico conquistando o título. Esse time dirigido por Aducci Vidal que já havia sido campeão estadual pelo clube em 1949 como jogador. Foi meu primeiro ano como narrador esportivo e logo com um time da cidade vencendo a competição.
Em pé Frederico Capela (massagista), Robertão, Nilson
Greul, Mauro, Orlando, Barreira e Jurandir: abaixados
Lila, Rodrigues, Paraná, Jóca e Paraguaio.
E nessa equipe jogadores contratados na época a peso de ouro junto a clubes de São Paulo e do Paraná como Lourival Barreira (goleiro) e Robertão (zagueiro) junto ao São Paulo FC, Orlando (lateral) do Nacional da Comendador Souza, Jurandir (lateral esquerdo) de Ponta Grossa, Eudes, Rodrigues, Jóca e Ronald do Coritiba FC, Ézio (goleiro) que jogava no Palestra Itália de Curitiba entre outros. Esses se juntaram a Nilson Greul, Romeu Fischer, Mauro, Paraná, Lila, Maqui que atuavam no clube e mais Paraguaio do Tupi de Gaspar e Quatorze do Vasto Verde.
Quatorze e Mauro
Esse timaço tinha Mauro Longo e Carl Heinz Faber (Paraná) como os homens que mandavam no meio de campo. Foram craques que hoje seriam supervalorizados e com certeza jogariam no exterior. Tudo isso pra dizer que depois do treinador Aducci Vidal, Romeu Fischer, Paraná, Paraguaio, Rodrigues, Jóca, Ronald, Quatorze, faleceu na terça-feira em Blumenau aos 73 anos Mauro Longo. Hoje o Grêmio Esportivo Olímpico pratica futebol formando atletas tendo se tornado num grande clube social da cidade de Blumenau.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Edemar
Bela homenagem ao nosso grande campeão Mauro Longo. Craque refinado, que jogava ao lado de Paraná na meia cancha Grená. Um time recheado de estrelas, campeão com todos os méritos ao derrotar na final o Inter de Lages por 3x1, todos gols de Rodrigues. O jogo foi realizado no dia 25 de abril de 1965, valendo pelo campeonato estadual de 1964.
Que DEUS o tenha no time dos craques eternos.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.