terça-feira, 15 de outubro de 2013

NOSSA SELEÇÃO!


Ainda me restabelecendo de um desconforto abdominal que me levará a Check-Up completo nos próximos dias, acompanhei minuciosamente o comportamento da seleção nos amistosos contra Coréia do Sul e Zâmbia. No primeiro jogo uma atuação razoável e uma vitória normal. Hoje uma atuação fraca e um resultado normal. Na verdade eu quero deixar de lado os resultados – o placar dos jogos – e colocar minha opinião, aliás, confirmar a opinião que tenho há muito a respeito da seleção e dos jogadores que são convocados.
Seleção
Fez uma excelente Copa das Confederações superando todas as expectativas e conquistando com méritos o título. Luiz Felipe Scolari conseguiu enquadrar com Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk, Fred e Neymar sua filosofia de jogo que foi aplaudida por todos. Estava nascendo uma base para as futuras competições, especialmente com vistas a Copa do Mundo.
Jogadores
Dos que enumerei acima Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Neymar tem lugar garantido no time que Scolari projeta para o Mundial. Estão abertas as vagas para o gol, meia e ataque. São quatro vagas que ainda não estão devidamente preenchidas. Por quê? Porque dos que já atuaram como titulares a maioria não pode ser considerada pelo que tem apresentado como donos da posição. Júlio César, Daniel Alves, Hulk e Fred ainda não estão garantidos. O goleiro por atuações irregulares em jogos decisivos; Daniel Alves, Hulk e Fred por serem inconstantes. No esquema de Luiz Felipe Scolari existe a necessidade de dedicação e entrega total nos 90 minutos. E dos que foram testados me decepcionei nas duas últimas partidas com Ramires, Lucas e Alexandre Pato. Mesmo recebendo a oportunidade de mostrar suas qualidades, Lucas e Alexandre Pato não corresponderam. O zagueiro Dedé me pareceu um jogador ainda “verde”. Quem sabe integrado ao elenco e mais aproveitado possa se firmar. A propósito, Luiz Felipe Scolari também pensa dessa maneira. Como jogadores que podem integrar o grupo e serem úteis destaco Dante, Maxwell, Lucas Leiva, Hernanes, Jô, Bernard e paro por aí. Outros atletas já testados nas mais diferentes posições mostraram falta de qualidade. Deixo por último os goleiros; não teremos nenhum Gylmar ou Taffarel para a Copa, então teremos que nos contentar em utilizar o que estiver melhor entre Júlio César, Jefferson e Diego Cavalieri, e só. É isso aí.

Nenhum comentário: