quarta-feira, 31 de julho de 2013

O MUNDO VOLTA A OUVIR A B2


Transmissores da RB2
A RB2 ex-Rádio Clube Paranaense prepara-se para colocar novamente no ar sua programação através das Ondas Curtas em três frequências nas quais a emissora atuou até 2008. Abaixo artigo publicado no site da emissora na íntegra.
Ondas. Você só consegue ouvir a sua emissora de rádio predileta graças a elas. As Ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior (e frequência menor) do que a radiação infravermelha. Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viaja à velocidade da luz na atmosfera. Por enquanto, a RB2 AM 1430 transmite apenas em ondas médias, Também conhecida como AM – Amplitude Modulada. Essa banda de rádio é compreendida entre as frequências de 500 KHz e 1.600 KHz, e utilizada em quase todo o mundo para radiodifusão. O prefixo ZYJ 200 1.430 KHz, com transmissor de 50 mil watts de potência, é o mais potente do Paraná. Mas, em breve, ele vai ter companhia. São as ondas curtas, que estão voltando à emissora mais tradicional do Estado.
Ondas curtas, ou short wave, estão no espectro de frequência que vai de 3.000 KHz a 30MHz (HF – High Frequence), independente do tipo de modulação (cw,fm,am,ssb). São faixas usadas para transmissão de áudio ou sinal digital, Broadcast, radioamadorismo, navegação, telemetria, etc. Essas frequências precisam de propagação de ondas eletromagnéticas na camada de ionosfera da atmosfera terrestre, para poder atingir uma boa distancia, obedecendo às épocas do ano e clima.
Sala de controle com Airton Pignataro
Até 2008, a então PRB2 Rádio Clube Paranaense, transmitia em ondas médias e curtas. Cinco anos depois, a RB2 vai voltar a levar o seu conteúdo de notícias, entretenimento e esporte para o mundo! Isso mesmo! Na época, ouvintes de outros países, como Japão, Estados Unidos, África e Itália, mandavam mensagens e gravações de transmissões da emissora paranaense, que atravessavam o continente americano.
As ondas curtas são a única forma de comunicação entre continentes, sem a necessidade de satélite. Se, em algum dia, a internet parar de funcionar, esta será a única forma de comunicação com o mundo. Os ouvintes da RB2 no Brasil e em outros países podem aguardar ansiosos, pois a previsão é de que até dezembro de 2013, as três faixas de frequências estejam ativadas.
Frequências
A RB2 estará transmitindo sua programação por estas Ondas Curtas:
ZYE 725 6.040 KHZ – Onda de 49 metros – Alcança estados como São Paulo e Rio de Janeiro.
ZYE 725 9.725 KHZ – Onda de 31 metros – Alcança estados mais distantes do Paraná, como Minas Gerais e Goiás.
ZYE 725 11. 935 KHZ – Onda de 25 metros – Alcança outros países.

Nenhum comentário: