segunda-feira, 10 de junho de 2013

RADIAIS E ESPORTIVAS

As transmissões esportivas do rádio brasileiro se tornaram pouco audíveis ultimamente.  Tudo porque os narradores ou por falta de fôlego ou por determinação dos atuais “gênios do rádio” resolveram transformar as transmissões em longos bate-papos ignorando o andamento do jogo. Não bastasse a invenção da Rádio Estadão de colocar profissionais no estúdio à frente dos monitores de televisão para comentar o jogo e jogadas, com raras descrições de lances, agora o que mais se houve é locutor fazendo off-tube e chamando o analista a cada instante. O rádio esportivo sempre se destacou por narrar os jogos ao vivo. A partir dos televisionamentos a situação se modificou. Nós brasileiros gostamos de  acompanhar o jogo com as imagens da televisão e a transmissão pelo rádio. Tudo por conta da emoção que as transmissões do rádio sempre ofereceram. Isso também está acabando. Ausentes dos estádios a criatividade dos narradores esportivos acaba sendo prejudicada e também pode ser um dos fatores para a utilização cada vez mais constante dos comentaristas.  Lamentável que isso esteja ocorrendo.  

Neymar é o maior marqueteiro da atualidade do futebol brasileiro. Não está jogando nada, mas corre para abraçar seus companheiros de seleção quando os gols são marcados. Aparece em todas as fotos do jogo de ontem quando o Brasil derrotou a França. E foi assim em outras partidas também. Vaiado e criticado diz não ligar para isso. Também pudera, com a grana que conseguiu em quatro anos de carreira qualquer ser humano falaria a mesma coisa desde que tivesse vergonha na cara e respeito por aqueles que pagam caro o ingresso para ver os jogos.
A economia mundial passa por séria crise. Por aqui a coisa não é diferente. E já está atingindo setores da imprensa e logo vai chegar também aos esportes. Demissões em massa já ocorreram na Rede Record de Televisão. Antes (2011) foi na Rádio Record que demitiu todos os comunicadores e hoje sua programação religiosa e musical é tocada por bispos e pastores. Clubes que bancavam atletas olímpicos desativaram seus mais diversos departamentos. O futebol que se cubra. Diminuíram o tamanho dos estádios, afastaram os torcedores, mas vão precisar desses torcedores para pagar suas despesas daqui há pouco. Zico fez o alerta durante a última semana numa entrevista batendo exatamente com o que tenho escrito e falado há muito tempo.
O setor reservado a imprensa no jogo Brasil e França não foi muito utilizado na tarde de ontem na Arena Porto-Alegrense. O que se viu foram repórteres da maioria das emissoras de rádio que transmitiram o jogo e poucos narradores e comentaristas. Três grandes emissoras de São Paulo enviaram somente seus repórteres para o jogo de Porto Alegre. Seus narradores e comentaristas ficaram nos estúdios, o que virou praxe no rádio brasileiro. E depois dizem que a televisão não está “matando” o rádio esportivo. Muito triste tudo isso. Como diria o meu amigo Capitão Hidalgo: “Quem viajou, viajou que não viajou não viaja mais”.
Flamengo quer porque quer o concurso de Mano Menezes afastado do futebol desde sua demissão como treinador da Seleção Brasileira. Dirigente rubro-negro estaria em Porto Alegre para definir sua contratação. Mano Menezes teria pedido 700 mil reais de salário mensal e a contratação de reforços de qualidade. O único grande reforço do Flamengo nos últimos dias foi Jaílson Freitas árbitro baiano que deu uma mãozinha na vitória sobre o Criciúma. O treinador Osvaldo Alvarez, Vadão lamentou a conduta do árbitro usando dois pesos e duas medidas na partida que o Criciúma foi derrotado em casa pelo Flamengo.

O jornalista Jorge Kajuru declarou no Facebook durante a última semana um problema muito sério com a visão e a possibilidade de candidatar-se em Goiânia a uma cadeira à Assembleia Legislativa do Estado. Kajuru conhecido por ser polêmico também escreveu temer sobre a sua continuidade no Esporte Interativo onde atua hoje. Pra quem não sabe, Jorge Kajuru foi proprietário da Rádio K do Brasil que se tornou nos anos 90 uma das referências do rádio esportivo goiano e brasileiro. Saúde Kajurú.

Nenhum comentário: