quinta-feira, 14 de março de 2013

RADIAIS E ESPORTIVAS

Os índices de audiência das emissoras AM e FM deflagram uma diferença brutal já de há muito tempo. O rádio AM tem hoje um pouco mais de 10% da audiência do FM na Grande São Paulo. E no futebol os números também não estão muito longe de parâmetros que não eram registrados até 2000. Como homem de rádio e amante do rádio tenho a impressão que a forma como se conduzem determinados profissionais defendendo ardentemente os clubes de seu coração tem parte nisso. Nas décadas de 70, 80 e 90 quando havia qualidade especialmente nas transmissões esportivas, os profissionais não demonstravam com tanta ênfase sua torcida pelos clubes. E havia respeito do ouvinte para com esses profissionais que eram profissionais da mais alta qualidade. Tenho ouvido questionamentos quase todos os dias sobre o atual rádio esportivo. Outro dia fui abordado porque estou fora do rádio e muitos dizendo que eu tinha que estar no ar. Agradeci as palavras dessas pessoas que jamais tinha visto. Elas aproveitaram para dizer que do jeito que se transmite futebol hoje no rádio – na maioria das rádios – não dá mais para ouvir. Respeito à opinião de todos e vocês que me acompanham conhecem muita bem as opiniões que tenho expressado neste espaço e também no site Caros Ouvintes do qual sou colaborador desde 2007.  

Outro dia publiquei um comentário sobre “Porque o rádio mudou”. Hoje leio no site Bastidores do Rádio do amigo Adriano Barbiero sobre os recentes números de audiência comparativamente ao rádio AM e FM. E não me causou nenhuma surpresa. A audiência na Grande São Paulo tem 2.676.011,25 ouvintes/minuto nas FM e 335.338,82 no AM. As emissoras tem culpa dessa diferença. Não é só a falta de qualidade de algumas AM porque a maioria que opera em FM tem programações sem nenhuma qualidade. O rádio AM teve prometida sua ida para o Digital. Entrou Ministro, saiu Ministro e nada aconteceu. Outro dia ouvi um jogo na frequência 98.3 de uma emissora comunitária em Curitiba retransmitindo a Rádio Coxa, a rádio que na internet só fala do Coritiba FC. Vejam a que ponto chegou. Até as Comunitárias tem hoje um alcance com qualidade de som melhor do que a maioria que opera em AM. Esse descaso do Ministério das Comunicações ocorre com certeza pela falta de conhecimento dos que o dirigem, pois do contrário a rádio Digital já teria sido implantado no AM. E não venham com desculpas disso ou daquilo. Não dá mais para acreditar nessas desculpas.
Como explicar a vitória do Atlético Mineiro na altitude de 3.640 metros de La Paz quando até a Seleção Brasileira não consegue vencer por lá. O Galo Mineiro realmente está na “crista da onda” jogando um futebol de conjunto associado a qualidade de jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Pierre, Tardelli, Jô e outros. E olha que o The Strongest deu um calor outro dia no São Paulo que venceu na “bacia das almas”. Qual é a explicação para o sucesso mineiro nas alturas de La Paz.
As diferenças entre Corinthians e Tijuana foram verificadas ontem no placar de três a zero que o time brasileiro construiu. Mas, essas diferenças continuam entre os jogadores que andaram novamente se estranhando e parece que até promessas foram feitas de ambos os lados para quando novamente se encontrarem. O que é lamentável. O que ficou de positivo foi a presença de mais de 33 mil pessoas no Pacaembu dando vida ao espetáculo.
Continua sem solução a vida de 12 torcedores corinthianos em Oruro na Bolívia onde estão presos desde o dia 20 de Fevereiro. Será que o Brasil não tem ninguém com aquilo “roxo” para resolver o problema. É bom lembrar que a cidade de São Paulo foi tomada de assalto há alguns anos pelos irmãos bolivianos que vieram à procura de trabalho e aqui se estabeleceram de todas as formas. No Parque da Vila Guilherme, antiga Sociedade Paulista de Trote dezenas de bolivianos com suas famílias curtem a natureza quase todos os dias e são muito bem recebidos por todos nós. Nada vai devolver a vida do jovem morto durante o jogo. Não tenho procuração de ninguém para expor meu ponto de vista, mas acho que já passou do limite tudo isso. E mais, será que alguém já pensou em saber porque o policiamento de Oruro que foi incapaz de fazer a revista correta nos torcedores impedindo que levassem pra dentro do estádio os chamados "objetos proibidos". Não é para isentar os torcedores que realmente gostam de fazer baderna nos estádios afastando cada vez mais os verdadeiros torcedores. O que aconteceu em Oruro não pode ser creditado só aos torcedores. Todos tem sua parcela de culpa.

Nenhum comentário: