segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

LIONEL MESSI E NEYMAR

A cada dia me convenço mais e mais do que os exageros provocam na cabeça de jovens jogadores.  A exposição nas mídias, os contratos de publicidade na exploração do nome levam “despreparados jogadores” as alturas em nosso país. Infelizmente a culpa maior é dos próprios clubes que elevam os salários com medo de perder suas revelações. Temos que reconhecer a qualidade de jogadores como Neymar a maior revelação atual do nosso futebol. Na decisão do mundial de clubes não jogou absolutamente nada. Nem ele nem o resto do time envolto em completa mediocridade. Encerrado o jogo Neymar reconheceu a superioridade do time catalão, desabafando que aprenderá a jogar futebol depois da exibição do Barcelona. E foi além: “O Barcelona é imbatível o melhor do mundo. Hoje aprendemos a jogar futebol. O Barcelona foi muito superior”. Nisso eu e o mundo concordamos plenamente com Neymar. O duro é ler no jornal AS da Espanha o pedido que Neymar fez ao técnico Guardiola: “Me leve ao Barcelona”. Quanta infantilidade. Ele não acabou de acertar um contrato milionário com o Santos recebendo algo em torno de três milhões de reais por mês? Do outro lado Lionel Messi. Entrou em campo com a barba por fazer, olhar sério, com o pensamento só voltado para a decisão e deu um show. Isso prova mais uma vez a raça e o amor dos jogadores argentinos pela camisa que vestem ao contrário de muitos brasileiros que só pensam em fazer contratos milionários. Todos tem esse direito, mas, antes cumpram os compromissos assumidos. Pelé no auge de sua carreira no Santos recebia 10 mil dólares de salário. Estabilizou sua vida financeiramente depois de dar ao clube e ao Brasil todos os títulos possíveis jogando no New York Cosmos. É isso aí.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

O Messi não parece nem argentino...frio, cauculista, humilde, simples...cracaço de bola. Se tornou grande pelo seu jeito de ser, sua vontade de brilhar e sem senscionalismo imediato...apenas lutou, e nos brinda com show.
Neymar...bem esse todo mundo viu o seu início, grande jogador, mas a cabeça...já melhorou um pouco, mas só porque foi orientado, e a educação, já deveria ter começado antes, em casa. Embora pelas entrevistas dos pais, nos parece que foram boas. Mas o importante que bom de bola ele o é, falta usar mais a cabeça aliada aos pés. Possue condições de ser até omaior do mundo em dois ou três anos.
Avante Neymar, sucesso maior ainda, mas por enquanto, só assiste o Barça jogar e mesmo em campo.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.