sábado, 26 de março de 2011

REPERCUSSÃO: QUEM OUVE RÁDIO?

Por ser uma opinião das mais importantes, com a devida autorização, transcrevo o comentário do consagrado jornalista, radialista, locutor, produtor e redator Flávio Guimarães a propósito da matéria "QUEM OUVE RÁDIO?" que publiquei ontem. A repercussão da matéria veio através de comentários, email e telefonemas. Espero que o rádio se modifique, que o rádio volte a ser o rádio que um dia conhecí. Não é saudosismo; a verdade precisa ser restabelecida para o bem do próprio rádio. As emissoras estão desqualificando os profissionais obrigando-os a desenvolver multiplas funções e com isso tirando espaço que normalmente seria ocupado por outros profissionais. Leiam agora o brilhante texto de Flávio Guimarães.

Por Flávio Guimarães

Meu caro Edemar.
A mesmice é lugar-comum, como você detectou acertadamente, nas emissoras de rádio. Podemos incluir no pacote as FMs. Uma rádio copia a outra e a replicação vai grassando país afora. Ouve-se em São Paulo a mesma programação retransmitida para Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Ceará e aonde quer que haja uma afiliada das grandes redes. Foi instituído o padrão nacional de rádio. Eu me lembro (e você também, claro) quando o rádio regional era imbatível. Os comunicadores locais gozavam de extrema popularidade e grande audiência. Por uma simples razão: falavam a linguagem do povo da região. Com a percepção de que o rádio nacional não emplacou - e nem poderia, pois deixou as populações locais abandonadas - as redes começaram a abrir janelas regionais, mas já era tarde. A TV, antes do rádio, abrira os mercados locais e conquistara uma audiência que, antes, era do chamado "primo pobre" através do atendimento dos anseios e das necessidades do povo da região. O advento da Internet e o crescimento vertiginoso dessa mídia se encarregaram de jogar mais terra sobre o rádio moribundo. Incapaz de perceber o fenômeno a tempo, o resultado é o que temos. As alternativas mais recentes transitam pelo campo do jornalismo, incluindo o esportivo. Se você pensar, verá que é a segmentação -- com décadas de atraso -- que começa a "salvar a lavoura" do setor. A audiência nas classes C, D, E e F que você focaliza, nada mais é do que o reflexo daquilo que acontecia no interior. São Paulo é, sem dúvida, terra de todos os povos. Gente do país inteiro veio para cá, em busca de trabalho e um futuro melhor. Esse povo encontrou e ainda encontra nos comunicadores populares, que todos conhecemos, o aconchego com o qual estava habituado em sua terra natal. As opções jornalísticas e musico-humorísticas (via de regra depreciativas em relação ao ser humano) não encontram eco nessas camadas da população. Enquanto riem das bobagens que colocam no ar, os responsáveis pela programação - inclusive de grandes veículos - não percebem que estão afundando na lama da própria incompetência, qual seja, a de não entender as características do mercado em que atuam. O resto é o que temos ouvido. Espero que, pelo menos, o setor esportivo dê uma bela chacoalhada no cenário radiofônico. Afinal, futebol é uma das grandes paixões nacionais. E sendo paixão, costuma inflamar. Que assim seja. Fico aqui, do meu canto, torcendo para que, nas reformulações em curso, os "gênios' se lembrem de gente como você, que não pode ficar fora do ar. Em respeito ao ouvinte, razão de ser do negócio. Um negócio muito sério chamado RÁDIO.

Um comentário:

FG-News.blogspot.com.br disse...

Obrigado, amigo Edemar, pela deferência, mas esta é uma luta comum. Como "soldado", com mais de quatro décadas de "caserna", estarei na frente de batalha aonde e quando você quiser.

FG