No último dia 9 de fevereiro completou 82 anos de fundação o Guarani EC de Blumenau, minha terra natal. Meu clube de infância e coração, nasceu América FC para depois mudar de nome para Guarani FC e mais tarde Guarani EC. Abaixo um pouco da história do tradicional “bugre” da Itoupava Norte.
O início
Atual campo de futebol e punhobol |
Arnoldo Haertel, de saudosa memória, atendendo a uma vontade de seu pai, Sr. Luiz Haertel, ainda muito jovem, foi aprender a profissão de comerciante na casa comercial de Heinrich Lueders, na Itoupava Central. Naquela época, lá pelos anos de 1927/1928. Já existia na Itoupava Central um time de futebol, cujo campo era exatamente aquele que mais tarde sediou o "Frigor Futebol Clube", da Cia. Jensen. Arnoldo, nas horas de folga, batia uma bola com os integrantes daquela equipe e, empolgado, trouxe o futebol para o bairro Itoupava Norte, depois de ter conseguido de seu pai - Luiz Haertel - a primeira bola. Arnoldo reuniu um grupo de rapazes descendentes das famílias Schoenau, Haertel e Staedele e os jovens Alberto Althoff, Fritz Reduhn, Ricardo Annuseck, Arthur Schley, Karl Kleinhempel, Leopold Hartmann, Hermann Mosele e outros cujos nomes não ficaram registrados. Inicialmente reuniam-se para as peladas em terreno de propriedade do Sr. Richard Reif e do Sr. Horst Volkert. Mais tarde, já em fins de 1928 , com o consentimento da comunidade escolar da Itoupava Norte, passaram a jogar num terreno de propriedade dessa comunidade, onde hoje se encontra o Colégio Estadual "Professor João Wiedmann”.
Mudança
Piscinas construídas na década de 60 |
Profissional
O Guarani FC disputou muitos campeonatos de futebol promovidos pela LBF (Liga Blumenauense de Futebol) e em 1963 foi campeão da primeira divisão de profissionais, seu maior título. Com o encerramento das atividades do futebol profissional tornou-se num clube social, mas, ainda pratica diversos esportes.
Meu clube
Meu pai é o primeiro em pé à esquerda com gorro |
Minha infância e juventude passaram-se no Guarani onde joguei futebol, futebol de salão e punhobol. Fui campeão em todas essas modalidades. Aliás, o time campeão de futsal do certame de acesso da LBFS motivou a construção da quadra e posteriormente do Ginásio de Esportes do clube. Meu pai Ricardo um dos fundadores do clube também foi jogador do América. O Guarani FC era a extensão de nossa casa em nossa infância e juventude. Do meu pai Ricardo, do meu irmão Valdir e minha. O Guarani FC dos anos 50 e 60 revelou grandes jogadores para o futebol catarinense. Parabéns ao hoje Guarani EC pelos seus 82 anos.
NR: Colaborou o Historiador e Cientista Adalberto Day
NR: Colaborou o Historiador e Cientista Adalberto Day
Um comentário:
Edemar
Bem lenbrado sobre os 82 anos de história do nosso querido Bugre da Itoupava Norte. Clube tradicional e que com brillhantismo, foi o campeão da cidade em 1963 com um timaço.
Com a conquista o Guarani garantiu o direito de disputar o campeonato estadual de 1964. O Guarani foi campeão Citadino de futebol de Salão em diversas oportunidades, e campeão em 1976 e 1978 do Estado: um timaço -Silvinho, Marinho, Milão, Nilson Siegel (Bigu) e Quelinha. Adilson Siegel (Ticanca), Cesão, Jorginho, Malaca, Valentino e Puff.
Adalberto Day cientista social e pesquissador da história em Blumenau.
Postar um comentário