segunda-feira, 21 de junho de 2010

REALIDADE: FUTEBOL ENCERRA MAIS UM CICLO

As recentes declarações que Diego Armando Maradona de que Pelé deveria estar no museu nada mais são que o reflexo da falta de respeito e da soberba que o argentino tem em relação ao brasileiro. Mas, isso me leva a colocar uma situação da qual tenho falado há muito e que se tem tornado cada vez mais realidade: “A falta de qualidade do futebol”. Quem viu e transmitiu jogos de Pelé, Coutinho, Pedro Rocha, Rivelino, Tostão, Zico, Jairzinho, Falcão, Ademir da Guia, Caréca, Sócrates, Beckenbauer, Overath, Cruyff, Maradona, Breitner, Neeskens para citar apenas alguns, sabe muito bem do que fala. O futebol entrou em declínio e como disse esta semana o lateral Roberto Carlos do Corinthians que jogou pelo Brasil nas Copas de 1998, 2002 e 2006: “Bateu uma tristeza ver o Mundial pela TV. Assim é o futebol, é um ciclo que termina”.

O torcedor
A propósito do que pensa Roberto Carlos, recebi um e-mail do amigo Engenheiro Ivan Bento que reside com a esposa Ane e a filha Martina em Vancouver no Canadá. A família assistiu nos últimos dias os “tapes” de jogos da Seleção Brasileira na Copa de 1982 na Espanha e ouviu da filha Martina, 17 anos (nem havia nascido na época) o que transcrevo por ser de uma verdade incontestável. O Engenheiro Ivan Bento escreve: “Note meu amigo, o que uma menina disse com naturalidade "Parece que eles estão brincando", veja a profundidade do comentário. É um comentário singelo, simples, puro e sem nehuma tendência política, financeira ou qualquer outro interesse. Ela é tão ingênua que torce pro meu time e do avô (que já faleceu) e se incomoda quando os dois times jogam um contra o outro. Ela não gosta de ver nem um tomando gol do outro (Timão e Grêmio). Mas as palavras brincando, bonito e show, foram, como se diz na gíria, "na veia"..Você não acha? Daria até para redefinirmos o verbo jogar (futebol especialmente), não é mesmo? Então o mais fanático dos torcedores, abriria o dicionário da língua Portuguesa e encontraria a seguinte definição para "jogar": Ato de BRINCAR, fazer algo BONITO e obter como resultado (algo incomum nos dias de hoje) um SHOW!!! Aplicado especialmente nos jogos de futebol dos anos 70 e 80!!!
Opinião
Agora a opinião do Engenheiro Ivan Bento: “Dá-me arrepio ver os jogos de alguns times atualmente. Claro que há exceções. No tempo do Telê Santana, a exceção era ser perna de pau e não ter "brincadeira". Ah...mais uma coisa, eu disse pra Martina que o Telê treinava os jogadores dele a dar 2 toques na bola! Nada de exibição particular. Imagine você que mesmo tocando a bola apenas 2 ou 3 vezes esse time ainda conseguia dar Show! Você sabe o que o Telê falou pros jogadores no intervalo do jogo contra a Rússia em 1982? Eu penso que sei...e foi..."Um colega nosso falhou, mas nós podemos vencer"...você confere algo parecido? Um líder de verdade.
PS: Olha foi emocionante mesmo. Eu tive que conter as lágrimas quando revi os gols ao lado da minha filha. O gol do Eder então contra a Rússia.....Meu DEUS!
 
Ontem e hoje
Na década de 50, 60 e 70 os amistosos, as excursões, os torneios nacionais e internacionais eram freqüentes. Havia espaço para que isso ocorresse e também interesse do público em ver seus ídolos. Hoje qualquer jogo amistoso ou torneio já não tem mais o mesmo interesse. Tudo por conta da falta de qualidade de jogadores e jogos e pelo excesso de partidas mostradas diuturnamente pelas televisões. O futebol está virando “carne de vaca”. Não estranhem se em pouco tempo diminuir o interesse de patrocinadores e tevês em promover os jogos. Com isso o futebol vai sofrer ainda mais, pois não haverá dinheiro para grandes contratações e grandes espetáculos. Como disse Roberto Carlos: “Está terminando um ciclo no futebol”. Que venha outro logo com a qualidade que sempre foi a marca registrada do futebol, especialmente o brasileiro.

Nenhum comentário: