terça-feira, 29 de junho de 2010

ACABOU PARA PORTUGAL. ESPANHA AVANÇA

Estão encerradas as oitavas-de-final da XIX Copa do Mundo. Sobraram oito países que iniciam na sexta-feira as quartas-de-final da mais importante competição de futebol. Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Gana, Holanda, Paraguai e Uruguai são agora os pretendentes ao título. Como se vê teremos quatro países sul-americanas na próxima fase. Na última partida das oitavas, com um gol irregular, a Espanha despachou Portugal.

O jogo
O goleiro Eduardo de Portugal foi a grande figura do primeiro tempo operando pelo menos três grandes defesas, evitando com isso a abertura do placar. Já neste período os espanhóis se mostraram mais objetivos. Na fase final a Espanha voltou com o mesmo propósito de jogo que permitiu a vitória por um a zero. David Villa marcou o único gol aos 18 minutos. A televisão mostrou que o atacante espanhol ao ser lançado estava impedido, algo em torno de 15 centímetros. A televisão registrou o lance acusando a condição adiantada do espanhol, porém, o árbitro e seu auxiliar não tiveram a mínima chance de detectar essa irregularidade a “olho nu”. E foi só. A Seleção de Portugal foi pouco objetiva e nem sua estrela maior - Cristiano Ronaldo - mostrou qualidade neste e nos demais jogos da Copa do Mundo.

Ficha técnica
Jogou a Espanha com Casillas; Sérgio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Marchena), Xavi e Iniesta; Fernando Torres (Llorente) e David Villa (Pedro). Portugal deixou a Copa do Mundo jogando com Eduardo; Ricardo Costa, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Pepe (Pedro Mendes) e Fábio Coentrão; Tiago, Simão Sabrosa (Liedson) e Raul Meirelles; Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Danny). Apitou o jogo o argentino Hector Baldassi que expulsou o zagueiro Ricardo Costa de Portugal aos 44 minutos do segundo tempo. Nesse lance errou o árbitro porque o jogador luso não deu a cotovelada alegada pelo zagueiro Capdevila.

Quartas-de-final
As quartas-de-final estão definidas. Teremos na sexta-feira (2) às 11 horas Brasil vs. Holanda no Nelson Mandela Bay Stadium em Port Elizabeth e 15h30 jogarão Uruguai e Gana no Ellis Park de Johanesburgo. No sábado (3) às 11 horas na Cidade do Cabo no Green Point Stadium se enfrentarão Argentina e Alemanha e as 15h30 no Ellis Park em Johanesburgo se enfrentarão Paraguai e Espanha.

Um comentário:

Vasco disse...

Edemar:
Sou Português,seu colega,radialista na Rádio Nacional de Portugal,e estou a escrever-lhe duas linhas para lhe dizer que o futebol devia ser para quem sabe como é o seu caso.Foi a análise mais isenta e imparcial que li nos vários blogues porque fui passando.Há realmente muita gente a escrever sobre futebol que devia era dedicar-se á medicina,a lavar pratos etc.Parabéns pela sua isenção,e por não ter qualquer tipo de complexo em relação a Portugal.Um abraço.