domingo, 23 de maio de 2010

A COPA DO MUNDO NO BRASIL

Muitas controvérsias existem em torno da realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil. A maior delas diz respeito a reforma e construção de estádios e o alto custo que isso demanda. Isso sem falar da infra-estrutura que o país e as cidades-sede terão que receber para a Copa.
 
Problemas
A cada dia surgem novas informações sobre problemas e mais problemas que estão prejudicando o andamento de obras nas cidades e estádios. Sou inteiramente favorável a realização da Copa do Mundo em nosso país, mas, vejo que passamos por problemas sérios para que obras sejam feitas ou concluídas.
 
Curitiba
Uma das cidades mais bonitas e hospitaleiras do país é sem dúvida a “Cidade Sorriso” como Curitiba é conhecida. Ela foi escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo como já o foi em 1950, quando dois jogos aconteceram no Estádio Durival Brito e Silva, que resiste ao tempo.
 
Conclusão
Leio e se estiver equivocado por favor me corrijam que o Clube Atlético Paranaense precisa de 120 milhões de reais para concluir o Estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada. O clube teria condições de arcar com 30 milhões, não mais que isso e que com a retirada dos impostos seriam necessários 90 milhões para o termino de todas as obras exigidas pela FIFA. Mas, e sempre tem o mas, nem governo municipal nem estadual poderiam auxiliar o clube com os 60 milhões que estariam faltando. Com isso Curitiba poderá não ter jogos na Copa de 2014.
 
Benefícios
A realização de uma Copa do Mundo traz benefícios para o turismo, hotelaria, comércio, cidades e para os clubes. Há porém um detalhe que não pode ser esquecido: no caso de Curitiba não mais de duas ou três partidas deverão ser programadas pela FIFA. O que se gastará para concluir a Arena da Baixada, a infra-estrutura na cidade? Será que vale a pena? E se não houver ajuda de órgãos governamentais não só Curitiba, mas, todas as demais sedes com certeza terão problemas para atender o caderno de encargos da FIFA. Com a palavra as autoridades responsáveis. É isso aí.

Nenhum comentário: