segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FURARAM A BOLA

Os principais sites brasileiros estão publicando esta tarde uma decisão bastante dura para a Copa do Mundo que o Brasil pretende sediar em 2014. Cerca de Um bilhão e Oitocentos Milhões de Reais foram retirados do Orçamento Geral de Dois Bilhões e Quatrocentos milhões. Essa verba serviria para ajudar as 12 cidades que foram escolhidas para o Mundial.
 
Porque?
O corte foi confirmado pelo Relator-Geral do Orçamento, Geraldo Magela, para permitir a sanção do Orçamento de parte do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Consta que o relator teria cedido as pressões feitas pela oposição, que entende que esses recursos poderiam beneficiar redutos eleitorais do governo. Magela afirmou :” Infelizmente, a perda é maior do que nós tínhamos anunciado anteriormente. Uma imposição dos Democratas fez com que cancelássemos recursos que estavam destinados para obras em Estados que vão sediar a Copa do Mundo. Preferi ceder para evitar problemas. Cancelei todas as emendas de relator e transferi para os Estados, que são recursos que não têm garantia de pagamento. Em 2009, por exemplo, só 20% das emendas de bancada serão liberadas pelo Executivo. Nos recursos que eu havia separado, tinha parcela para RS, SP e DF, que são governados pelos partidos de oposição".
 
Partido prejudicou
“O DEM prejudicou muito a Copa do Mundo. O partido deve assumir a responsabilidade pela proposta de cortar as emendas. Nós cortamos por uma exigência deles. Os recursos das emendas de bancada não são específicos para a Copa. A única coisa que a gente não cancelou da Copa foi o pagamento da bolsa-formação dos policiais do Rio de Janeiro no valor de R$ 100 milhões”, afirmou Magela. A versão final do Orçamento da União deverá ser entre até amanhã (5) ao Executivo.

Nenhum comentário: