domingo, 27 de abril de 2008

Rádio e Tevê

MEIO SÉCULO DE RÁDIO

O profissionalismo de Gil Gomes está completando 50 anos de uma marca registrada no rádio brasileiro. Esse torcedor fanático da Associação Portuguesa de Desportos contratado no final do ano passado pela Rádio Record está bombando no rádio brasileiro. Cândido GIL GOMES Junior está sendo homenageado por seu filho Daniel GIL GOMES, igualmente hoje conhecido como GIL GOMES FILHO, homem que cuida dos negócios de seu pai há muitos anos e igualmente radialista, enfim o braço direito de seu pai. Organiza agora as festividades dos 50 anos de radio de seu pai, entre elas o lançamento do livro sobre a vida de Gil Gomes, líder de audiência na Rádio Record-AM1000 das 7 às 9 horas diariamente. Minha homenagem a este grande comunicador do rádio brasileiro. Leia mais sobre Gil Gomes no site http://www.gilgomes.com.br/.

EM GRANDE FASE

Trabalhamos juntos na Jovem Pan por 16 anos (1976-1992). Hoje distantes, eu em Curitiba e ele mostrando que qualidade não tem idade, José Silvério de Andrade ou simplesmente José Silvério – o pai do gol – segundo Milton Neves, continua arrebentando no rádio esportivo. Lembro da chegada do Zé a Jovem Pan vindo do Rio de Janeiro. Suas narrações ganharam prestígio junto ao grande público esportivo brasileiro.
Em 1985 foi contratado pela Rádio Bandeirantes, retornando a Jovem Pan no final daquele ano. José Silvério é mineiro de Ipumirim, passou a infância em Lavras, torcedor da Fabril e do Cruzeiro. É um dos maiores narradores esportivos da história do rádio brasileiro e que continue em atividade ainda por muito tempo, Zé.

ÍCONE DO RÁDIO

Vitoriano Cândido da Silva, Tesoura Junior é ícone do rádio esportivo de Santa Catarina há meio século. Natural de Goiás, chegou em Blumenau (SC) em 1946 para tornar-se num dos mais importantes homens da crônica esportiva. Foi o comentarista esportivo da Rádio Clube de Blumenau, a PRC-4 praticamente a única emissora de rádio que trabalhou em Blumenau. Tesoura Junior nascido em Rio Bonito, hoje Caiapônia (Goiás), no dia 23 de Março de 1916 acaba de completar 92 anos. Como não queria que soubessem que estava trabalhando no rádio ele mesmo criou o apelido de Tesoura Junior. Comandou o programa A Marcha do Esporte na Rádio Clube de 1954 a 1984 e no rádio de Blumenau de 1946 a 1984. Antes chegou a jogar futebol nos quadros de aspirantes do Palmeiras, Vasto Verde, Bandeirantes e outros clubes de Blumenau. O meu reconhecimento e homenagem a Tesoura Junior.

VINTE ANOS NA TELINHA

Lá pelos anos 70 e 80 ele era visto com freqüência no reservado da imprensa no Estádio Paulo Machado de Carvalho. Iniciou no jornalismo esportivo em 1979 na Rádio Bandeirantes e depois atuou na Tupi. Em 1980 foi para o Sistema Globo de Rádio trabalhar na equipe de Osmar Santos. Ingressou na televisão através da TV Gazeta, Canal 11 de São Paulo e em 1988 foi contratado pela TV Globo. Lá começou como repórter até transformar-se no qualificado narrador de futebol, fórmula 1, de Desfile das Escolas de Samba no carnaval brasileiro e de tantos e tantos eventos que já transmitiu na Vênus platinada. Cléber Machado comanda diariamente o programa Arena Sportv. A ele a minha homenagem neste domingo.

BETING & BETING

Este é o título do programa esportivo que a BANDSPORTS coloca no ar diariamente às 19h30. De acordo com o site da emissora é uma crônica do esporte em família. Pai e filho juntos pela primeira vez na tevê conversam sobre futebol e outros esportes. Joelmir Beting era o comentarista de economia na Jovem Pan e TV Record em 1973 quando cheguei a Jovem Pan. Quando nos encontrávamos íamos direto até a lanchonete que funcionava nas Emissoras Unidas. Lá batíamos longos papos abastecidos por deliciosas pizzas saídas do forno e tomando uma geladinha para acompanhar. Descobri que Joelmir tinha trabalhado também no rádio esportivo. Joelmir é torcedor da SE Palmeiras e nos meus tempos de Jovem Pan comparecia ao Palestra Itália para prestigiar seu time. Faço o registro reconhecendo a importância do pai – Joelmir – que há décadas pratica profissionalismo sério e atuante e ao filho – Mauro – hoje um dos mais brilhantes colunistas e comentaristas de esporte deste país.

Nenhum comentário: