terça-feira, 25 de novembro de 2008

50a. COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

Aconteceu hoje em Assunção a reunião da Conmebol para sortear grupos e jogos da 50ª. Copa Santander Libertadores da América a ser realizada no próximo ano. A competição terá uma fase de Pré com a participação de 12 clubes, classificando-se 6 para a etapa final que terá 32 times.

Pré-Libertadores
A primeira etapa terá seis grupos com jogos de ida e volta. Grupo 1: Representante 3 da Colombia vs. Peñarol do Uruguai
Grupo 2: Terceiro da Argentina vs. vaga em aberto (seria do Peru)
Grupo 3: quatro do Equador vs. terceiro do Paraguai
Grupo 4: Terceiro do Equador vs. Deportivo Anzoategui da Venezuela
Grupo 5: quinto do Brasil (quarto colocado do Campeonato Brasileiro deste ano) vs. terceiro da Bolívia
Grupo 6: quarto da Argentina vs. Universidad do Chile.

Libertadores
A da Copa Libertadores (após a Pré-Libertadores) será disputada em 8 grupos de quatro equipes. Confirma.
Grupo 1: LDU (Equador), segundo do Chile, Sport Club Recife (Brasil) e vencedor do Grupo 5 da Pré-Libertadores;
Grupo 2: Terceiro da Argentina, segundo do Paraguai, Deportivo Táchira da Venezuela e vencedor do Grupo 4 da Pré-Libertadores; Grupo 3; River Plate (Argentina), Nacional (Uruguai), Vaga em aberto 2 (deveria ser do representante 2 do Peru) e vencedor do Grupo 3 da Pré-Libertadores;
Grupo 4: Campeão Brasileiro de 2008, Defensor Sporting (Uruguai), segundo da Colômbia e Vencedor do Grupo 1 da Pré-Libertadores;
Grupo 5; Terceiro do Brasil, Universitário Sucre da Bolivia, segundo do Equador e segundo do Grupo 2 da Pré-Libertadores;
Grupo 6: Lanús (Argentina), Evereton (Chile), Deportivo Caracas (Venezuela) e segundo do México;
Grupo 7: segundo do Brasil, Aurora da Bolívia, Boyaca Chico FC da Colombia e vencedor do Grupo 6 da Pré-Libertadores;
Grupo 8: quarto da Argentina, Libertad do Paraguai, vaga em aberto (deveria ser do representante 1 do Peru) e San Luis do México.

Observação
O Peru que está suspenso de qualquer competição internacional pela FIFA neste momento, poderá ficar de fora da disputa. As vagas estão em aberto até que os conflitos existentes no país sejam solucionados. SC Internacional e Fluminense que pleiteavam as vagas peruanas tiveram voto contrário dos representantes dos clubes.

Bola
Por ocasião do sorteio realizado hoje em Assunção a Conmebol apresentou a nova bola a ser utilizada na Copa Libertadores da América de 2009, ano do cinqüentenário da competição mais importante de clubes da América do Sul. Ela foi batizada de Total 90 Omni, com a cor branca predominando. Ela contém uma fita assimétrica gráfica de cor vinho trazendo também o logo da Conmebol.

2 comentários:

Sobre o Futebol Carioca disse...

muito legal o seu blog

domingos machado disse...

EDEMAR....muito bôa a matéria da libertadores...blog é isso,INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE, E NÃO "FOFOCAS",COMO MUITOS POR AÍ...ABRS.