sexta-feira, 5 de setembro de 2008

MINEIRÃO, ORGULHO DOS MINEIROS

O Estádio Magalhães Pinto, Mineirão está completando hoje 43 anos de existência inaugurado que foi no dia 5 de Setembro de 1965. O Jornal O TEMPO de Belo Horizonte destaca hoje sobre o aniversário em texto do jornalista Jorge Luiz Paula Coura: “A receita é bem generosa. Nada menos do que 810 mil tijolos, 4,7 mil toneladas de aço e 347.260 sacos de cimento transportados e manuseados por 7 mil operários, em seis anos ininterruptos de obras. Resultado? Maior orgulho do esporte mineiro, que completa hoje 43 anos de existência. Desde a sua inauguração, no dia 5 de setembro de 1965, o estádio governador Magalhães Pinto, o Mineirão, ostenta em seu currículo espetáculos memoráveis. O engenheiro Gil César Moreira de Abreu sente-se orgulhoso por ter riscado toda a parafernália da Gig engenharia que resultou no Gigante da Pampulha. "A cada ano que passa, sinto uma emoção especial com tudo de bom que o Mineirão tem nos proporcionado. Desde o primeiro gol do Buglê até os nossos dias, o estádio tem feito a alegria do povo mineiro", relembra Gil César.

Os maiores do mundo
Durante esses 43 anos, a torcida mineira teve o privilégio de ver em campo a genialidade de atletas que marcaram época no futebol mundial. Merecem destaque o Rei Pelé, Mané Garrincha, Tostão, Piazza, Raul, Cerezo, Éder, Luizinho, Reinaldo, Nelinho, Zico, Sócrates, Falcão, Rivelino, Romário, Leivinha, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, entre outros.

Wilson Piazza
Para o ex-jogador Wilson Piazza, que brilhou com a camisa do Cruzeiro e seleção brasileira nas décadas de 60 e 70, o Mineirão faz parte de sua vida como homem e atleta. "Foram inúmeros jogos inesquecíveis que eu já perdi a conta. Sinto-me honrado em fazer parte desta história", enaltece Piazza, que, além de brilhar dentro de campo, foi presidente da Ademg de 1995 a 1997.

Reinaldo e Dadá Maravilha
Outro que marcou época foi, sem dúvida, José Reinaldo de Lima. O eterno Rei da torcida atleticana brindou os amantes do bom futebol com jogadas incríveis e protagonizou verdadeiros espetáculos na década de 80. "Eu estou orgulhoso de fazer parte desta festa. Valeu demais", agradece. Enquanto o Rei se notabilizou pelo exímio futebol, Dario José dos Santos, o Dadá Maravilha, representa o lado folclórico - não menos importante - dos gramados da Pampulha. Dario chegou a dizer que até as minhocas do Mineirão fazem parte de sua vida. "Elas (as minhocas) são minhas amigas. Lá (Mineirão), eu fiz a minha história como homem e atleta. Parabéns ao Mineirão por mais um ano de vida. O futebol mineiro está orgulhoso dos gols do Dadá no nosso maior palco", festeja o ex-atacante.

Reformas
A partir deste mês, uma empresa de consultoria iniciará um estudo para desenvolver o projeto de reestruturação do Mineirão visando a Copa do Mundo de 2014 que será realizado no Brasil. A empresa terá seis meses para concluir esta etapa. Posteriormente, terão início as obras para a modernização do estádio.

Nenhum comentário: