domingo, 30 de março de 2008

Rádio e Tevê

Cantores

Você sabia que muitos profissionais do rádio esportivo brasileiro também são cantores. Pois em 1995 por ocasião da Copa América no Uruguai surgiram algumas revelações. Foi durante um concorrido jantar oferecido pela Coca Cola a imprensa que estava em Rivera acompanhando a seleção brasileira. Num restaurante de Santana do Livramento que faz fronteira com Rivera rolou uma festa de congraçamento entre jornalistas esportivos do Brasil. E na hora do show com a presença do conjunto Os Serranos, surgiram os cantores. Entre eles Pedro Ernesto Denardin, cantor nativista, Antonio Edson, cantor romântico, Nado Gross, roqueiro, Jota Santiago, cantor e dono de banda e outros. Mas além desses o rádio esportivo tem Oswaldo Maciel, Wanderlei Ribeiro e Reinaldo Costa que cantam e encantam. E até poucos anos Milton Peruzzi que brilhava interpretando músicas italianas.

Agora é oficial
Depois de 10 dias afastado por ter contraído uma virose, Milton Neves deve retornar hoje ao microfone da Rádio Bandeirantes comandando o Domingo Esportivo logo cedo, o intervalo do jogo à tarde e posteriormente o Terceiro Tempo. Mesmo acamado o Rei do Gado e agora do Café de Muzambinho foi noticiário da imprensa por toda a semana. É que sua saída da TV Record protagonizada por Roberto Justus dono da produtora Brainers, acabou sendo desfeita. O publicitário deixou na mão um grande grupo de profissionais que participariam dos programas O Melhor da Noite e o Terceiro Tempo na TV Bandeirantes. Em seu site, Milton Neves fala do que ocorreu. “ E o Terceiro Tempo não voltou agora ao ar pela Rede Bandeirantes de Televisão via Brainers TV, a produtora do publicitário Roberto Justus. O empresário que não esconde sua imensa ambição de comprar o SBT, a Rede TV! e a própria Bandeirantes _e talvez a CNN, a BBC, a FOX e a RAI_ tirou seu time de campo sob alegações que só a ele dizem respeito. Foi um mico generalizado para dezenas de profissionais, para mim e até para um canal de televisão. Mas o Terceiro Tempo, que teve 60 chamadas veiculadas para a estréia neste dia 30, está confirmado na grade da emissora do Morumbi, a partir do mês de Abril com profissionais de produção e apresentação contratados pela própria Band”. Na sexta-feira (28) Milton Neves acabou assinando contrato com a TV Bandeirantes, e agora em Abril estréia lá aos domingos o Terceiro Tempo. Como diria o Orozimbo, amigo do dr. Sósteles. “ Não foi um mico, foi um pó de mico, seo Milton Neves”. Tá todo mundo se coçando.


Trocando as bolas

No início de carreira no rádio em Curitiba o consagrado Willy Gonser cientificado pelo operador do estúdio que deveria chamar Vicente Mickosz para transmitir uma solenidade de casamento saiu-se com essa. “E agora senhoras e senhores a Rádio Marumbí de Curitiba passa a falar diretamente da Catedral Metropolitana de Futebol”. Vicente Mickozs quase deixou cair o microfone lá na Catedral de Curitiba.

Explicação complicada

O locutor esportivo Jair Junior, natural de Paranaguá, que nos tempos da Rádio Capital de São Paulo foi definido por Hélio Ribeiro como Jair Bozó, trabalhou em quase todas as rádios de Curitiba. Durante transmissão do Campeonato Brasileiro pela Rádio Cidade ao ser chamado pelo Capitão Hidalgo para destacar o que ocorria no Estádio Durival Brito e Silva saiu-se com essa. “Capitão, aqui os goleiros das duas equipes já fazem o aquecimento no quadrilátero gramíneo da Vila Capanema”.

Porque estou aquí

José Silvério me contou essa. Quando narrava futebol na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte no começo da carreira foi escalado para acompanhar uma partida na cidade de Pedro Leopoldo. Lá pelas tantas chamou o locutor do jogo comando no Mineirão para anunciar o gol que havia acontecido. Passados dois minutos entra no circuito o Plantão Esportivo chamando também o comando no Mineirão para informar. Gol em Pedro Leopoldo... O Silvério aproveitou a deixa do Plantão para emendar...O que é que eu vim fazer aqui.

Trocando os nomes

Durante um clássico no Morumbi lá por 1975, Osmar Santos comandava a transmissão da Jovem Pan. Ao seu lado na cabine Orlando Duarte nos comentários e Cláudio Carsughi na Matemática do Jogo. Lá em baixo os repórteres Cândido Garcia e Fausto Silva. Em dado momento Osmar narrou. “ataca o Palmeiras, Ademir da Guia rolou para César este ajeitou, disparou rente a trave pela linha de fundo, Cândido. O repórter que estava atrás do gol era o irreverente Fausto Silva que não se fez de rogado. “ Foi uma grande chance desperdiçada pelo time alviverde, Edemar Annuseck”. No que o Osmar emendou, a família vai bem Fausto. E o Faustão. “tão bem quanto a sua, bodão”.

Um comentário:

cantor disse...

Edemar sempre te ouvi na Jiven Pan e saiba tenho saudade, estou escrevendo pra dizer que o ano retrazado eu fui a um Baile de formatura de uma sobrinha em Ubatuba eu conheci o Reynaldo Costa, ele estava cantando no baile, te confesso sem medo de errar,ele canta muito , não fica debendo nada pra ninguem, sei que ele esta na Radio Eldorado que faz cadeia com a Espn e eles sempre falam lá que ele canta, eu pensava que fosse assim uma coisa amadora, mas ele é muito profissional, conversei com ele na ocasião e até ganhei um CD dele, ele me disse que gravou na casa dele, mas pela qualidade tenho minhas duvidas. O moço de Cruzeiro me disse que estava fora do radio e vivendo de cantar, ele merece toda a consideração é um grande profissional, o admiro porque ele me contou muitas coisas da vida dele que chegou a me emocionar, toda vez que eu ouço ele na radio me lembro dele num palco cantando como muitos que são sucesso não cantam, parabens pelo seu blog sempre o leio, tenho 65 anos e gosto de futebol, musica e radio. abração e parabens por estar semprre falando dos grandes profissionais do radio cmo voce que faz falta aqui em São Paulo.