
C

Essa obra foi erguida em 1958 em homenagem aos Campeões do Mundo da Suécia. Foi demolida em 1970 após a conquista do tricampeonato mundial no México. Na foto um lance de Pelé contra Gilmar no clássico Corinthians e Santos aparecendo ao fundo a Concha Acústica. Nela lia-se a inscrição: "Salve os Campeões do Mundo".
Capacidade
Na época o estádio teve elevada sua capacidade para 70 mil l
ugares. Hoje essa capacidade está reduzida à 40.199 torcedores, mas, há muito tempo esse número não é alcançado. A construção na época aumentou o espaço para o torcedor, mas, deixou o estádio com suas linhas diferenciadas. Lembro ao tempo do saudoso Caio Pompeu de Toledo, na época Secretário Municipal de Esportes, quando aventou-se a demolição do estádio. O projeto englobava um estádio moderno que teria em sua parte inferior um shopping e com isso o aproveitamento de uma das áreas mais valorizadas da cidade de São Paulo.
Na época o estádio teve elevada sua capacidade para 70 mil l

Matéria
Atendo com isso a curiosidade do meu amigo Engenheiro José Alberto de Souza de Porto Alegre, o "Poeta das Águas Doces". E acrescento: o “Tobogã” não pode ser utilizado para a manifestação de torcedores subindo e descendo no afã de comemorar gols. Isso seria perigoso demais já que o local é bastante inclinado como as fotos podem mostrar.
Um comentário:
Brilhante matéria escrita pela pena fantástica do ilustre cronista que resgata bastante da história desse monumento do desporto nacional. Como já comentei anteriormente, fico abismado com o descaso da municipalidade paulistana ao permitir a descaracterização desse Estádio que já foi palco de grandes acontecimentos esportivos. Ainda mais com a demolição da concha acústica, símbolo nostálgico daquela época áurea.
Fico devendo mais esta aula do Grande Chefe Annuseck.
JASaudações.
Postar um comentário