quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NOS BASTIDORES DO FUTEBOL

Ronaldinho Gaúcho já está acertado com o Grêmio Porto Alegrense declinou o presidente Paulo Odone. Agora resta a liberação do Milan clube ao qual está preso por contrato. Seu irmão e procurador Roberto Assis viajará amanhã para Milão com o objetivo de liberar o passe. O Grêmio começa se armar para a Fase Preliminar da Copa Libertadores da América onde jogará contra o Liverpool do Uruguai.


Ainda não houve divulgação final sobre a vistoria dos estádios em que serão realizadas as partidas do Campeonato Paulista de Futebol de 2011. Na vistoria inicial ocorreu veto há pelo menos 15 deles. Alguns com pequenos detalhes a serem corrigidos, outros no entanto deveriam ser mesmo vetados. Estádio de futebol com arquibancada de tubulação metálica são proibidos em eventos da FIFA e que deveria ampliar essa proibição para todas as competições oficiais. Assim se evitaria o risco de acidentes. O futebol precisa oferecer conforto ao torcedor.


O fechamento do Maracanã para as reformas necessárias visando a Copa de 2014 garantem um grande prejuízo ao futebol carioca por um bom tempo. O Estádio João Havelange não foi muito bem aceito pelas torcidas dos grandes clubes. No campeonato regional ainda se pode “quebrar o galho” com os estádios existentes, mas, quando chegar o Campeonato Brasileiro o torcedor ficará na bronca com certeza. As obras do Estádio Mário Filho estão em rítmo lento e a previsão de entrega é 2012. Isso significa que o Rio de Janeiro ficará sem o seu maior estádio por dois anos.

O ano do Centenário do SC Corinthians Paulista termina sem uma grande conquista, mas, o clube não se dá por vencido. Com vaga assegurada na fase inicial da Libertadores quer recuperar o terreno perdido. Vários grandes jogadores estão sendo consultados. Um deles é Cristian que joga no Fenerbarhçe e que o time do Parque São Jorge jamais deveria ter cedido após a conquista da Copa do Brasil de 2009. Cristian, Douglas e André Santos continuam fazendo muita falta ao time mosqueteiro. A permanência dos mesmos em 2010 teria dado ao Corinthians muito mais chances no ano do centenário.

 
David Beckham no São Paulo pode acrescentar algo financeiramente, mas, em termos de futebol é “chover no molhado”. O clube do Morumbi anda perdido ultimamente quanto a contratações. Em 2010 o time lembrou muito aquele de 1960 quando tudo estava direcionado para a construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo. O São Paulo nos dois últimos anos “encheu a prateleira” de jogadores com qualidade duvidosa. O tempo acabou provando que o problema não era Muricy e muito menos Ricardo Gomes, o problema era e é a falta de qualidade do elenco.

De volta a divisão principal do futebol brasileiro o Coritiba FC garantiu a permanência do jogador Léo Gago para 2011. O time coxa-branca confirmou hoje a contratação de Emerson, Eltinho e Daví junto ao Avaí de Florianópolis. Eltinho é lateral esquerdo e foi revelado para o futebol pelo Paraná Clube. O Avaí perdeu três bons jogadores, mas, garantiu a volta do meio campista Marquinhos que estava no Santos FC.  O Coritiba busca mais reforços e também a permanência de Rafinha que foi uma das suas principais figuras na volta a divisão de elite do futebol brasileiro.                                                

FUTEBOL DE ARQUIBANCADA

Aquí no Brasil a bola parou de rolar oficialmente dia 5 deste mês com o encerramento do Campeonato Brasileiro da Série “A”. Na Europa ela continua rolando apesar das nevascas, mesmo porque o calendário é diferente. Aquí os jogadores deveriam aproveitar bem essas férias e evitar ao máximo os jogos beneficentes que nada tem acrescentado. Os atletas reclamam do excesso de jogos durante o ano e nas férias continuam jogando. A propósito a FIFA levantou a possibilidade de dar um mês de férias aos jogadores de futebol antes da próxima Copa do Mundo. Isso já foi objeto de discussão em várias ocasiões exatamente porque na maioria dos países os campeonatos terminam duas ou no máximo três semanas antes do Mundial. E convenhamos, Copa do Mundo é o principal acontecimento do futebol. É também o investimento mais caro do futebol no mundo. Talvez esse desejo de outros tempos seja agora assumido pela FIFA. A queda na qualidade da Copa do Mundo da África do Sul deve ser o motivo mais forte nesse momento. A ausência de importantes jogadores motivada por contusões deve ter alertado definitivamente a FIFA. Sim porque o Mundial deste ano apresentou nível dos mais baixos. A qualidade do futebol caiu muito; culpa não só do excesso de jogos, a culpa maior é da falta de qualidade dos jogadores. Hoje qualquer “quebrador de bola” é considerado craque pela imprensa que também precisa ter mais qualidade para analisar jogos e jogadores. É isso aí.