sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

FUTEBOL DE ARQUIBANCADA - OPINIÃO -

Ainda bem que as festas terminaram. Se você é magro e pretende engordar é só esperar o Natal e o Ano Novo. Garanto que você engorda sem muita cerimônia. Não é o meu caso, pois já nasci robusto (rsrsrsrsrsrs). Que este ano de 2009 seja de ricas bênçãos para todos os que lêem este blog.

2009
O ano esportivo para nós começa com a Copa São Paulo neste sábado dia 3 de Janeiro e vai terminar só no dia 6 de Dezembro com o Campeonato da Série “A”. Os campeonatos estaduais marcados em seu início para este mês abrem a temporada oficial do futebol profissional. O Paulista será iniciado no dia 21, Carioca e Paranaense (24), Mineiro (25), Gaúcho (20) e Catarinense (17). Isso aqui no Sudeste e no Sul. A bola vai rolar pelo país inteiro. Paralelamente aos estaduais teremos dia 29 à estréia do Palmeiras na Copa Libertadores da América. Em Fevereiro no dia 18 começará a Copa do Brasil. Em Fevereiro a Seleção jogará amistosamente preparando-se para a seqüência das Eliminatórias da Copa do Mundo. Em Agosto teremos Copa Sul-Americana a partir do dia 12, e por aí vai. Estava eu dando uma olhada nas tabelas de jogos e verifiquei que teremos semanas com partidas de terça-feira a domingo. E o torcedor o que pensa disso?
Até três décadas tínhamos os Estaduais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores. As Eliminatórias eram disputadas com outro sistema. As competições nacionais com datas mais flexíveis e os clubes até excursionavam. Agora a CBF tomou conta dos eventos Internacionais. Quem viaja e realiza amistoso é a Seleção Brasileira. Os clubes lá um ou outra vez tem a oportunidade de participar de torneios. Nas décadas de 50, 60 e 70 as agremiações buscavam sustento financeiro nos torneios e nas excursões especialmente à Europa. Com os cofres vazios, dívidas até o pescoço o nosso futebol se supera com o surgimento de novos astros a cada ano. Pena que ficam pouco entre nós pela necessidade que os clubes tem de fazer caixa. Será que isso um dia vai mudar.
É isso aí.

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR

Da arquibancada já na primeira semana do novo ano poderemos assistir a 40ª. Copa São Paulo de Futebol Junior. O torneio surgiu pelas mãos do Professor Fábio Lazzari (foto) para comemorar o 415º. aniversário da Cidade de São Paulo em 1969. O Corinthians foi o primeiro campeão. Repetiu o feito em 1970. A partir de 1971 a competição passou a ser de Âmbito nacional. A Copa São Paulo chegou ao estágio internacional em 1993 com a presença do Boca Juniors da Argentina, Peñarol do Uruguai, Cerro Porteño do Paraguai, Nagoya Grampus Eight e Yomiuri Verdy do Japão, além de contar com a presença de seleções sub-20 do Japão e da China. A internacionalização terminou em 1997. Em 1985 o torneio já contou com a presença do Bayern de Munique.

Campeões
O quadro de campeões do torneio tem o SC Corinthians Paulista na liderança absoluta. Vejam os números: 1) – Corinthians, 6 títulos; 2) – Fluminense, 5; 3) – Internacional, 4; 4) – Atlético-MG, 3; 5) – Nacional, Ponte Preta, Portuguesa e São Paulo, 2; 9) – América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Guarani, Juventus, Lousano Paulista, Marília, Roma Barueri, Santo André, Santos e Vasco, com uma conquista.

Este ano
A competição deste ano terá 88 clubes na primeira fase para atender os interesses de clubes e empresários. Sim porque a competição antes, vitrine para mostrar os novos jogadores, virou palco para que os empresários mostrem seus contratados. A primeira etapa está dividida em 22 grupos de quatro clubes classificando-se o primeiro de cada e mais os 10 times de melhor índice técnico independente de grupo. Na segunda fase em confronto direito e com eliminatória simples os melhores dezesseis passarão para a terceira etapa. Nesta será obedecido o mesmo critério classificando-se 8 times. Na quarta fase o critério será o mesmo e se repetirá nas semifinais (quinta etapa) até que sejam conhecidos os dois finalistas. A decisão será no dia 25 de Janeiro, aniversário da capital paulista.

Regulamento
Vejam o que diz o artigo que mostra as finalidades da competição.
“Art. 1º - A 40ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, competição amadora organizada pelo Depto. Técnico da Federação Paulista de Futebol de 03 a 25 de janeiro de 2009, com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, oficializada pela Confederação Brasileira de Futebol, obedecendo ao disposto neste Regulamento e legislação vigente, tem por finalidade comemorar a data de fundação da Cidade de São Paulo”.
NR: A finalidade da competição como se pode ler é para “Comemorar a data de fundação da Cidade de São Paulo”. Você concorda que hoje é assim.